Subscribe:

sexta-feira, 23 de março de 2012

GRANDE PERSONALIDADE CAMPINENSE - RONALDO SOARES

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

Existem pessoas que, mesmo sem perceber, fazem parte da vida de muitas outras, influenciando-as positivamente e gerando emoções e alegrias que marcam profundamente alguns períodos de suas vidas. Certamente, uma dessas pessoas é o talentoso cantor Ronaldo Soares. Por muito tempo, ele foi o cantor do excelente grupo musical de Orgírio Cavalcanti que reinou absoluto e com enorme sucesso e credibilidade na cidade e por todo o Nordeste, fazendo apresentações e shows com extrema qualidade e competência. 

Ronaldo também cantava os sucessos dos antigos carnavais nos bailes carnavalescos de saudosas memórias de nossa cidade.   Propor cionando a mim e a milhares de campinenses, momentos de extrema felicidade e alegria, principalmente nos bailes de carnaval no Clube da AABB e nas famosas “Tertúlias do Campinense”.

Eu era fã incondicional do conjunto de Orgirio Cavalcanti e do cantor Ronaldo Soares acredito que todos os amigos da época também, quando assistia, às suas performances como cantor. O Ronaldo levou o titulo da A voz de Ouro ABC. Foi um premio que ganhou como umas das mais belas vozes do Brasil.

Extremamente tímido e humilde, Ronaldo relutou um pouco em me conceder esta pequena entrevista, talvez sem se dá conta da sua grande importância para a cultura da nossa cidade e para a vida de milhares de campinense  que, debaixo dos acordes da sua voz, viveram momentos inesquecíveis de amor e felicidade. A todos os integrantes do conjunto de Orgirio e a ele, em particular, o meu respeito, admiração e agradecimento por tudo. 

Valeu! 

Algumas fotos de Ronaldo e do Conjunto de Orgirio Cavalcanti:


                                             Ronaldo rapaz


                                               Ronaldo, Gilvani (in memorian) e Carlinhos



Conjunto de Orgirio Cavalcanti






17 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo Jobedis, parabéns pela linda reportagem sobre Ronaldo Soares, junto com o conjunto Orgirio Cavalvanti, não era só você que era fã desse conjunto e sim toda paraíba, eu um dançarino de rostinho colado, dancei muito com eles, grande abraço; Ebenézer (Bené)

gledes emerenciano de melo disse...

Homenagem muito merecida!!!

CARLINDO C COSTA disse...

RONALDO, GRANDE CANTOR E AMIGO QUE MUITAS VEZES ME CONDUZIU ÀS LÁGRIMAS COM SEU TIMBRE AVELUDADO E SONORO; POUCAS TAMBEM NÃO FORAM AS VEZES QUE ME DEU A HONRA DE ACOMPANHA-LO COM MEU RÚSTICO PINHO E COM MINHAS POBRES DISSONANTES EM BUSCA DE UM EQUILÍBRIO HARMÓNICO, RENDO-LHE POIS MINHA HOMENAGEM, RONALDO AMIGO, RONALDO PARCEIRO, RONALDO IRMÃO!!!

Ronaldo Soares disse...

Muito emocionado, só posso dizer: Muito obrigado, amigo Jobedis! Obrigado também aos amigos, Glêdes, e Carlindo, pelos
comenteários!

Anônimo disse...

Não nos esqueçamos dos velhos carnavais do nosso FAMOSO GRESSE - Grêmio dos Sub-tenentes e Sargentos do Exército, no Alto Branco, onde Ronaldo dava seu valoroso show com as tradicionais marchinhas carnavalescas. Que saudades! Abs. Josélio Ramos.

Valério Luthier disse...

o conjunto de ogirio foi um dos maiores conjuntos de baile não só da paraiba ,mas de todo o brasil.eu como musico de bandas de baile que o diga! nas minhas andanças pelo brasil afora aonde eu estava tocando sempre falava sobre esse conjunto paraibano. gabmar,serginho, everaldo ronaldo soares o giovani,orgirio,e tinha o tico que era outro grande cantor,eu o chamava de escurinho.gostei da reportagem parabens e saudações musicai do valerio luthier!!!

JOÃO MARIO disse...

Velho Ronaldo ! Quantas vezes ouvi na Radio Borborema,e nas farras de mesa de Bar ! Eu e o amigo que infelizmente nos deixou, Paulo Buchudo, éramos fans de carteirinha!
Com certeza Ronaldo voce tinha uma das bela voz do radio brasileiro! Era um dos orgulhos de Campina !
Valeu Jóbedis, pela lembrança !
Grande abraço ROnaldo (A Voz de Ouro ABC!)

João Paulo da Rocha Soares disse...

Esse é meu Pai! Maravilha... Bonitão total!

ALMIR disse...

Parabéns meu amigo Jobedis, Ronaldo Soares merece toda nossa reverência. Dono de uma voz que a todos encantava. Como é bom recordar os bons momentos vividos ao som de Ogirio com Ronaldo cantando e também em encontros mais descontraídos. Mais uma vez, PARABÉNS

Renata Rocha Soares disse...

Bela e merecida homenagem!

carlinhos disse...

A minha amizade com Ronaldo Soares, é como as estrelas. Não ás vemos toda hora, mais sabemos que existem. Velho seresteiro, simples, humilde. Valeu Jobédis, ele merece. Parabés.

Giovani Leão disse...

Os meus Parabéns ao grande amigo cantor e companheiro de trabalho Ronaldo Soares.
Trabalhamos muitos anos juntos no conjunto
de Ogirio Cavalcante. Ele foi o primeiro cantor a trazer pra Campina Grande um play back com as
músicas de Bossa Nova do famoso cantor brasileiro João Gilberto.Desejamos muitas felicidades e que termine o seu CD.Giovani Leão.

Anônimo disse...

Jobão, parabéns pela homenagem feita ao nosso grande cantor Ronaldo Soares, uma das vozes mais aveludadas da radiofonia paraibana, onde se destacou como croner do conjunto Ogirio Cavalcante, e de grandes e saudosos carnavais do passado.
Não tem como esquecer, as manhãs da AABB, onde eram realizadas as grandes matinais, como também no Campinense Clube, nos bailes carnavalescos organizados na Sede Social da Bela Vista.
Grande seresteiro da noite em Campina Grande e João Pessoa, onde a MPB preponderava no seu vasto e grandioso repertório. Estamos ansiosos para que seu CD esteja logo no mercado, para nos deleitarmos com sua grande voz.
Agradeço a sua citação citação sobre a minha pessoa, no museu do Jobão. Um forte abraço do seu vizinho de bairro.
Glauco Kardec

Anônimo disse...

VALEU JOBÃO GRANDE HOMENAGEM, RONALDO FOI É E SEMPRE SERA O ICONE DO MUSICA POPULAR BRASILEIRA, O ROBERTO CARLOS CARLOS DO NORDESTE, QUEM NUNCA DANÇOU OUVINDO ORGIRIO CAVALCANTE E RESPECTIVAMENTE RONALDO SOARES, VALEU A LEMBRAÇA, EU DANÇAVA NA AABB, NO GRESSE, NO CAÇADOR E NO CAMPINENSE E ATÉ EM JOÃO PESSOA, UM ABRAÇO DO AMIGO ESPEDITO VILAR.

Anônimo disse...

Ronaldo Soares, a voz que embalou muitos namoros e amores em Campina Grande. Principalmente no Bairro do São José. Possuidor de uma dicção impecável, uma voz afinadíssima e harmoniosa que tornavam suas interpretações magistrais. Era sempre um deleite ouvir Ronaldo entoar as canções dos Farnéis... Bossa nova... Ah! E as serestas então eram divinas.
Tenho com Ronaldo uma amizade de longas datas. Fomos cumplices de várias noitadas e diversão. Culto (tinha o dever de ser: filho de Epitácio Soares, grande jornalista autodidata de Campina Grand) hoje quando nos encontramos colocamos os assuntos em dias. Para contraria-lo, gosto de chama-lo por Emerson Uray...ai ele sai do sério....kkkkkkkkkkkkk
Ronaldo é sempre bom te rever, uma satisfação. Jóbedis, de parabéns pelo grande resgate de nossa voz de veludo!
Abraço
Vadinho

Unknown disse...

Que tempo bom proporcionado por todos que fizeram o grupo musical de saudosa memória Ogirio Cavalcante.

Onildo Mendonça disse...

Toquei com o amigo Ronaldo Soares aqui em Itaporanga-Pb,ele era muito amigo do meu tio Francisco Mendonça,também cantor, que reside em Campina Grande Pb.Ronaldo Soares, Grande profissional, excêntrico ,maravilhoso, saudades desse cara. A última vez que conversamos, foi pelo Messenger em 2.016,quando eu soube que ele estava enfermo e tempos depois faleceu.

Postar um comentário