Quem vê hoje em dia um senhor de
cabelos “pretos” batendo papo com alguns atletas e amigos do passado de Campina Grande no Calçadão da Cardoso Vieira não sabe que ele foi um grande jogador de Futebol de salão dos
mais completos da cidade e do Estado da Paraíba. Começou no futebol de pelada e
era um verdadeiro maestro no meio campo ou como centro médio, depois foi
brilhar no futebol de salão.
Ele junto com seus amigos da rua e adjacentes fundaram uma equipe de futebol de salão na cidade com o pomposo nome do Santos da Desembargador Trindade. Este time fez história, sendo Tri-campeão infantil da cidade (conforme foto Abaixo):
Ele junto com seus amigos da rua e adjacentes fundaram uma equipe de futebol de salão na cidade com o pomposo nome do Santos da Desembargador Trindade. Este time fez história, sendo Tri-campeão infantil da cidade (conforme foto Abaixo):
Por suas boas atuações
acabou despertando o interesse do Campinense Clube nos anos 60.
Formou com Alexandre
Miranda uma das maiores duplas de futebol de salão de toda história do esporte
na nossa cidade e da Paraíba. Elegante ao jogar e de cabeça erguida e jogava
sorrindo como se a bola fosse brinquedo, jogava um futebol clássico, de fintas
rápidas e passes precisos e que se adaptava em qualquer posição e jogava
principalmente na ala direita ou armando as jogadas (jogou no Estudantes e em alguns rachas da cidade).
Jogou depois na e AABB e
na seleção da Paraíba nos jogos universitário do norte e Nordeste onde foram
campeões. Jogou também algumas partidas pelo Cabo Branco de João Pessoa.
Quando se formou foi
embora de Campina Grande para morar em Pulo Afonso na Bahia e lá juntamente seu
colega Alexandre e com outros atletas fundaram um clube dos engenheiros para
jogarem de futebol de salão e fizeram a historia. Toinho em Paulo Afonso também
jogou no time de futebol de campo da cidade com muito brilho.
Deu duro para sobreviver batalhou e
venceu como. Casou, criou o seu lar e depois de arquivar as chuteiras e tênis.
Ainda teve tempo de participar de algumas peladas nos finais de semana.
Algumas informações já
foram repassadas em postagens anteriores e que agora receberam acréscimos de
mais depoimentos colhidos junto às pessoas e ex desportistas que são depositários da memória do antigo
futebol de salão de Campina Grande.
Valeu Toinho Buraco o
esporte de Campina Grande agradece.
Algumas
fotos do atleta como desportista e no ultimo encontro:
TIME DA AABB
Toinho, Cyl e Tom . abaixo: Alexandre e Marcilio
TOINHO RECEBENDO INSTRUÇÕES DO TREINADOR ALBERTO QUEIROZ
Toinho é o terceiro agachado
MOMENTOS DO TOINHO NO ENCONTRO DOS AMIGOS DE CAMPINA GRANDE
O DE CABELO PRETINHO É O TOINHO |
Alexandre Miranda, Toinho, Aldanir, Tom, Simplicio e Raimundo Pedrosa
Toinho e seu copo de cerveja
NO RACHA DOS TARGINO TOINHO É O ULTIMO EM PÉ
13 comentários:
Parabéns Jobedis. Tive a honra de jogar com Toinho, no Santos.Foi o maior e melhor jogador de Futsal de Campina Grande, quiçá da Paraíba. Clássico, tratava a bola por você, por minha companheira, enfim, era um jogador completo e, humilde. Esta homenagem estava faltando na galeria dos grandes craques.
Cau Tejo
Amigo Jobão, diante do que vc já narrou a respeito do craque Toinho Buraco, a gente fica feliz em ter tido a oportunidade e o grande privilégio de vê-lo jogar, este time da AABB...Tom, Toinho Buraco, Cyl, Alexandre e Marcílio..meu Deus...obrigado por ter vivido nesta nesta época...vcs jogavam D+, não desprezando os ostro times aqui postados, ou gente boa de bola...
Toinho, tudo de bom, continue assim sorrindo para vida, pois ele vai lhe parecer tb linda sempre...Jonas didi
Mais do que justa homenagem, Toinho é a pura arte do futebol, aliado a muita garra e determinação. Joguei com ele, já como veterano, no Racha de Targino, onde dá show de bola, valeu Toinho.
abs
Macaiba
Bela homenagem ao grande atleta de salão, o Toinho Buraco. Joguei com ele no Bola de Ouro em Lagoa Seca.Faz parte da minha seleção de todos os tempos de futsal, além de ser uma bela figura humana.
Abçs.
Noro Pedrosa.
Toinho Buraco foi realmente um dos mais completos jogadores de futebol de salão que vi jogar.
Incluo-o entre os badalados craques desta época, em que o futebol de salão transformou-se em futsal, com uma quadra quase do tamanho de um campo de futebol e a bola bem maneirinha (ao contrário dom que era no passado).
Juntamente com Alexandre e Marcílio nos proporcionaram belíssimos espetáculos e ostentam uma bela história futebolística em nossa cidade, em nosso estado e por que não dizer: no Nordeste.
Imaginem estas feras com o espaço que existe hoje?
Indiscutivelmente um dos melhores jogadores que já tive a oportunidade de conhecer e a felicidade de, junto com ele, formar meio de campo da seleção paraibana do Colégio Marista,do Recife, ano de 1960, que terminou sua jornada naquele ano invicta.
O "Mago", nas equipes em que atuou, funcionou como o cérebro, a cabeça pensante do time. Através de suas jogadas e seus passes milimétricos, deu oportunidade a muitos outros se tornarem artilheiros, especialmente no futebol de salão.
Difícil encontrar outro a quem compará-lo.
Parabéns, Jóbedis, por mais uma justa homenagem.
Abraços Mago amigo.
Marcos Soares
"Toda unanimidade é burra", eu discordo quanto se trata de Toinho "Mago" do Campinense.Tive o privilégio de o ver jogando nos tempos áureos das noite de sábado na quadra da AABB.Ratifico tudo o que aqui foi comentado.Esse moço era um primor de jogador.Uma personalidade ímpar dentro e fora das quadras.
O museu ficou mais completo com essa homenagem.
Jóbedis,parabéns!
Vadinho
Toinho Buraco para mim está entre os maiores jogadores de futebol de salão que vi atuarem em Campina Grande: Alexandre Miranda, Jobedis,Giotto, Nego Gilson, Valdir Ventinha , PC e Marcilio Soares
Belíssima homenagem ao "mago" da defesa, era incrivel vê-lo jogar principalmente atuar ao lado de Alexandre, sem, entretanto, ser coadjuvante de ninguém; ainda por cima excelente amigo, tive oportunidade de vê-lo várias vezes ensinando baiano a jogar na bela Paulo Afonso!!!
Pra mim, em minha modesta opinião, Toinho Buraco como é mais conhecido, foi um dos melhores na ARTE de jogar Futsal. Tive esse prazer de ser parceiro no Campinense Clube e na AABB. Vou resumir esse meu comentário - ""Toinho Buraco jogava demaaaaaaaaaaaaissss"".
DEPOIS DE LER ESSES COMENTÁRIO E ASSINAR EMBAIXO, AINDA ACHO POUCO PELO FUTEBOL JOGADO POR ESSE MAGO, REALMENTE ERA O MAGO DA BOLA E DE AMIZADE, TIVE O PRAZER DE JOGAR MUITO TEMPO JUNTO DESSE CRAQUE QUE JOGAVA FACIL E PRECISO NAS SUAS ARMAÇÕES DEIXANDO OS OUTROS CRAQUES NA CARA DO GOL, TUDO QUE VC FALAR DESSE CARA É POUCO, OBRIGADO POR SER SEU AMIGO E TER JOGADO COM VC, UM ABRAÇO DO AMIGO DE SEMPRE ESPEDITO VILAR!!!!!!!!!!
Um dos meus desejos era ter visto meu pai jogar. Para minha alegria e orgulho, ouvir e ler historias sobre Painho ajudam a ilustrar em minha mente as suas jogadas, estas, contadas sempre quando nos reunimos para conversar sobre futebol. Há algum tempo tive oportunidade de ouvir a narração de um gol dele. Espero que meu tio ainda tenha a gravação e os créditos da narração. Parabéns pai!!!
Como é maravilhoso saber que meu pai foi um "mago"da bola...sempre com seu jeito desajeitado de ser, foi conquistando a todos que cruzaram o seu caminho...por algumas vezes vi pessoas falarem das artes futibolísticas dele...obrigada pela homenagem. Me orgulho disso tudo. Hoje ele é o 'Mago" da minha vida, da vida dos meus filhos e dos meus irmãos. Carol Ramalho
Postar um comentário