Subscribe:

sábado, 2 de fevereiro de 2013

MEMÓRIA ESPORTIVA DE CAMPINA GRANDE

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Uma das propostas do Museu Virtual do Esporte de Campina Grande é homenagear os grandes times, jogadores, desportistas e técnicos que passaram no nosso esporte do passado. Desde o seu lançamento, em 2011 ficou bastante claro que esse era um Blog  no mínimo diferenciado, além ser um dos primeiros no País. Não nasceu com a pretensão de ser o maior, o melhor e o mais influente. Apenas reviver a bela história do esporte de nossa cidade e sem deixar de levar em conta que essas conquistas somente seriam possíveis com muita humildade para aprender, com as lições que viriam no dia a dia.

Tem sido assim. As lições se repetem e as informações chegam acompanhadas de ensinamentos dos que fizeram e fazem a história do esporte de Campina Grande do passado. Some-se a nossa garra em querer fazer o melhor e a disposição de alguns amigos que acreditaram em nossas propostas, e o Museu do Esporte de nossa cidade vai se transformando no porta voz de dezenas de equipes,  de  dirigentes, ex jogadores e torcedores que fizeram do esporte de nossa cidade a razão de suas próprias vidas.

Temos uma missão a cumprir: ajudar a reescrever a história do esporte de nossa cidade. Com a clareza e a humildade de quem nunca pretendeu ser dono da verdade: surgiu, então, a proposta de que isso só seria possível com a ajuda dos clubes, jogadores e dirigentes, pois cada um teria a sua história para contar.

E uma das principais páginas do Museu, em permanente construção, a as homenagens aos grandes atletas e os times, onde é contado uma pequena história dos times e dos grandes atletas do passado de nossa cidade.  Aberta a todos os times da cidade. E, a cada semana, uma nova história vem sendo contada. Com fotos de época, com resultados que marcaram a trajetória de atletas, dirigentes, times, de vilas, de bairros inteiros que passaram a ser a própria identidade dessas equipes.

Nosso grande desafio, contudo, continua sendo remontar a história do esporte de nossa cidade sem cometer injustiças. Isso só será possível com a ajuda das dos atletas e dirigentes das antigas equipes, com a abertura dos arquivos dos que participaram da história.

ALGUMAS FOTOS DE ANTIGOS TIMES E JOGADORES DE NOSSA CIDADE:














TIME DOPALMEIRINHA



SABARA, JORIO E GALEGO FLAVIO

FLAY BLACK



                                                         TIME DO PÃO DURO


           

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos concedem...vc amigão, que, com suas potagens dessa época de ouro do nosso esporte amador, conquistou a todos nós, porque cada amostra é uma alegria, hoje tenho uma muita grande, além de rever tantos amigos, me vejo aqui na foto da minha estréia no time do Raposinha!
Valeu Jobão...forte abraço e parabéns por mais uma lembrança que fica numa saudade que faz bem ao coração...seu e todos seus amigos,

Jonas didi

Anônimo disse...

É nessas fotos que tenho o grande prazer de rever amigos de tempos idos. É uma prazerosa sensação, vou revendo uma a uma...Cada uma delas tem sua própria história. Vejo como muita coisa mudou de lá para cá...Desde nossa basta cabeleiras para às de hoje, não tão cheias. Os calções eram menores e mais apertados, deixando a amostra o preparo físico de cada um. Já os de hoje são compridos e largos. E tem o lado nostálgico, os companheiros que se foram, espero que estejam em plano de sossego e muita paz. E há os que encontramos esporadicamente e colocamos os papos em dia.
Solicito aos amigos que enviem ao editor, fotos que por ventura tenha em casa. Só assim você compartilha com todos nós que acessamos esse maravilhoso espaço do futebol de Campina Grande de seus retratos.
Jobedis, mais uma vez Parabéns pela matéria e ilustração.
Abraço
Vadinho

Postar um comentário