Subscribe:

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A PRÉ - HISTORIA DO O FUTEBOL DE PELADA DE CAMPINA GRANDE

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Se já é difícil escrever a história do futebol de Campina Grande, imaginem a "pré-história"! Mas qual é a pré-história do futebol campinense? Segundo o dicionário do Aurélio, pré-história significa o período histórico anterior ao aparecimento da escrita e ao uso de metais. A menção mais antiga que consegui até o momento está no livro "83 anos da historia do Treze futebol clube" do escritor e historiador Mário Vinícius Carneiro Então, resolvi designar "pré-história do futebol Campinense” o período posterior ao aparecimento do “High-life Sport Club”.

A Primeira bola de futebol chegada em Campina Grande
No ano de 1910 chegou à primeira bola em Campina, graças ao idealismo de Antônio Fernandes Bióca, um jovem de 19 anos de idade. Era feita de borracha. Bióca ao chegar à cidade serrana, procurou entre os jovens, aqueles que tinham interesse em conhecer um novo esporte. Tendo sido disputado um animado “racha” no Colégio do Professor Clementino Pro-cópio.

A primeira bola de couro – No ano de 1013 Bióca adquiriu em João Pessoa uma bola feita de couro e trouxe para Campina Grande (A bola daquela época tinha uma abertura por onde entrava uma câmera inflável de borracha, e pra fechar tal abertura era usado um cadarço que ficava amarrado para o lado de fora, dando chance dos jogadores se machucarem nas cabeçadas, por isso era tão comum se utilizar aquelas toquinhas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário