Subscribe:

segunda-feira, 24 de junho de 2013

GRANDE DESPORTISTA DE CAMPINA GRANDE - CHAGAS

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

O caminho não foi convencional. Ele não jogou nenhum esporte na infância e nem sonhou ser a voz de comando de uma equipe quando crescesse. Na verdade, preferia olhar os jogos nos gramado ou nas quadras de futebol os atletas. Mas estudando e se dedicando ao esporte e uma oportunidade de trabalho apareceu. Francisco Chagas nosso homenageado de hoje virou preparador físico das divisões de base do AABB numa grande época do futebol de salão da cidade, como faz questão de frisar. Só não podia esperar que fosse ser chamado para ser técnico. O gosto pelo desafio o fez aceitar a nova função, mas impôs uma condição: ficaria no cargo até um treinador de ofício ser contratado. Não conseguiu mais largar.

Depois de formado a vida sua vida mudou de novo. Resolveu aceitar o convite do diretor do Colégio Estadual da Prata para ser preparador das às seleções de futebol de salão e assumir como treinador. Depois foi preparador físicos de outros colégios, do Treze Futebol Clube e também juiz de futebol de salão de nossa cidade. Para abrilhantar ainda mais seu curriculum foi por Diretor do Colégio Estadual da Prata com um grande administração.

Com já escrevi em alguns artigos anteriores, ser técnico, preparador físico ou juiz de futebol de salão ou de qualquer modalidade esportiva requer algumas qualidades pessoais que são indispensáveis para exercer a profissão: liderança, poder de convencimento, transparência, honestidade e capacidade. 

É um trabalho difícil. No mundo esportivo existem diferentes tipos de personalidades e características profissionais que não têm como ser imitadas. Todos trabalham para alcançar vitórias, mas quando não aparecem, deixam o técnico em situação muito difícil. Algumas destas atividades o nosso homenageado fez com grande maestria.

Independentemente de sua capacidade ou currículo, todos temos virtudes e defeitos, mas alguns quesitos são fundamentais para se tornar um bom profissional: autenticidade, transparência, firmeza, sinceridade, simplicidade e humildade. E isto no amigo tinha e de sobra.

Valeu grande Chagas que tive oportunidade de ser seu pupilo no time da AABB.

Algumas fotos do Chagas como desportista e preparador físico:





                               Chagas é o terceiro em pé

2 comentários:

Anônimo disse...

Chagas, um desportista que em muito contribui ao esporte em nossa cidade. Tanto na parte física como treinador de equipes de futsal a exemplo do SENAI. Equipe formada e bem treina por ele que nos deu bastante trabalho nos jogos colegiais. À época eu fazia parte do time do “Gigantão”.
Pessoa de muito bom astral, educado, atencioso, estudioso do futebol, integro, excelente filho, enfim uma grande personalidade do esporte de Campina Grande.
Jobedis, mais uma homenagem digna do realce acima transcrita.
Chagas meus Parabéns!!!

Vadinho

Anônimo disse...

Jobão amigo meu irmão, que bela homenagem.

Olha amigo Chagas, quem teve a oportunidade de te conhecer bem de perto, ao ler esta merecida homenagem, fica feliz e orgulhoso...privilégio e uma saudade bonita é o que sinto desse tempo maravilhoso...o que meus amigo Vadinho fala em seu comentário, vc realmente é tudo isso!
O amor e alegria ao esporte são elementos básicos para conquistarmos amizades e conservamos!

Forte abraço do amigo, Jonas didi

Postar um comentário