Subscribe:

sexta-feira, 7 de junho de 2013

QUEM ERA CRAQUE - HELIOMAR

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Heliomar de Sousa Barbosa  nasceu 08/11/1953 em nossa cidade. Após a fase das alegres peladas de rua com os amigos de infância, o menino começou a jogar nos times de pelada do bairro da Prata entre eles: Independente, Atletico e Real Campina e a seleção de seu Colégio nos jogos escolares de nossa cidade, de onde se transferiu para as categorias de base do Treze futebol Clube  na década de 60.

Heliomar construiu uma carreira tecnicamente irrepreensível. E ainda ficou, para sempre, no imaginário da torcida como símbolo da raça, jogador tipo carrapato que não largava o ponteiro adversário de jeito nenhum. Um craque de bola, de uma raça imbatível; simplesmente um ídolo do time na época. Jogador rápido, voluntarioso, brigador, raçudo.

Realmente foi ídolo da torcida por encarnar o espírito de luta, com seu  estilo  raçudo e  jogador de futebol refinado.

Heliomar era baixinho e destacou-se não pela pela força física, mas pelo jogo simples e objetivo e pela facilidade com que subia ao ataque, algo incomum entre os laterais de sua geração. Nessas ocasiões, os atacantes do Treze  deslocavam-se para receber seus cruzamentos perfeitos. Jogava duro, mas sendo leal. Na disputa frontal, ele era um terror para os ponteiros rivais.

Heliomar demorou pouco tempo a se firmar entre os profissionais. Pois  quando realizou uma sequência de jogos no time titular, nunca mais saiu; entrou para a galeria dos jogadores que vestiram a camisa e sendo até hoje o jogador que teve a mais longa carreira vestindo a camisa  no Treze em toda sua historia e deveria ser homenageado pelo clube, jogando de 1971 a 1983 conforme documento do INSS e as foto abaixo:




Heliomar  já havia experimentado o gostinho de jogar entre os titulares, em 1969. Mas só depois da campanha do time juvenil surgiu a oportunidade de integrar a equipe de profissionais de Galo da Borborema na década de 70.

Afora, os clássicos contra o Campinense, Botafogo e o Auto Esporte, quando simplesmente erguia uma muralha em seu setor irritando os rivais, Heliomar tomava conta do jogo. Defendia, atacava, cruzava com perfeição. E recebia elogios da exigente crônica esportiva campinense especialmente do falecido e popular Humberto de Campos. Um baixinho de características “argentinas”. Se jogasse nos dias de hoje, encaixaria nos grandes clubes do Brasil.

Titular do time por mais de 12 anos, este campinense  tem em seu currículo alguns  títulos com a camisa do Treze conforme veremos nas fotos abaixo.

Sempre deu gosto em ver o pequenino Heliomar  em campo. Fez a torcida acreditar mais. Lateral com liberdade para jogar em quase todo o campo. Dono de uma personalidade forte, Heliomar garante que o segredo do seu sucesso foi a superação de problemas nos momentos em que o time mais precisava dele.  

Conseguiu mostrar um bom futebol e logo conquistou a condição de titular. Para Heliomar  o mais importante nesta sua longa permanência no Treze foi a sua regularidade nas partidas. Nunca foi um jogador que ia a mil e depois cair para cem. Na hora das decisões, nunca se acovardou. Muito pelo contrário, se superou e lutou o tempo todo.

Heliomar jogou muitas partidas no  meio campo,  com um toque de bola preciso, poucos toques para tirar um marcador, rápido e com visão de jogo. Mas o que mais chamava atenção no jogador era a sua humildade e seu profissionalismo.

Essa pequena biografia  resume a carreira do grande lateral.Suas atuações lhe valeram as convocações para a Seleção Campinense e paraibana. A equipe foi composta por alguns jogadores de Treze , Campinense e Botafogo de João Pessoa. Heliomar jogava muita bola. Tinha passe preciso, boa arrancada, bom drible, boa cobrança de falta e frieza pra arrematar a gol. Tinha  conquistado admiração e respeito, não só pela aplicação dentro de campo, como também pela conduta fora das quatro linhas.

São poucos os jogadores como o Heliomar na  história do futebol brasileiro que atuaram por um só time ao longo de toda a carreira e por mais de doze anos. Fica evidente a importância de Heliomar não apenas para a massa torcedora, mas para a própria história do Treze Futebol Clube.
Interessante ressaltar que o jogador que ficou mais tempo em um só clube e por toda a sua carreira é o supremo defensor italiano Paolo Maldini, que jogou por assombrosos 25 anos pelo Milan.

Abaixo fotos de Heliomar comprovando seu tempo de titular no Treze Futebol Clube e outros times que jogou





Primeiros jogos no time  profissional



























                                                                                 







Adicionar legenda






Recortes de jornais e outros rachas

                     Recortes de jornais



Heliomar no Everton






obs: A maioria destas fotos são do arquivo pessoal do Heliomar e algums foram extraidas do site Trezegalo






7 comentários:

Josemar Dias disse...

Jobedis
MERECIDA A HOMENAGEM, O PEQUENO GRANDE JOGADOR HELIOMAR DEDICOU SUA VIDA DO ESPORTE AO TREZE, SEMPRE COM UMA DISPOSIÇÃO INVEJÁVEL. QUE DEUS O CONSERVE POR MUITOS E MUITOS ANOS...

Honorio Pedrosa disse...

Grande e justa homenagem ao "pequeno-grande" lateral esquerdo do Galo da Borborema, Heliomar.
Ví varias vezes jogando pelo Galo, dava uma tranquilidade na lat. esq. enorme, pois era excelente marcador, mas também sabia apoiar o ataque. Calado, mas seguro e tinha muita raça.

Parabéns Heliomar voce é um dos símbolos do Treze FC.

Noro Pedrosa

Neco Pinheiro disse...

Parabéns ao amigo cronista jobedis, é muito legal rever muitos caras que jogaram em Campina Grande do passado,ja q sou um deles,gostaria de dar uma sugestáo,pois poderia ter mais fotos dos grandes times amadores do bairro da liberdade,como o Cenourinha, Auto Esporte, Oriente, Flay Back, Comercioe e fotos e hist´roa do finado Ze de Biu e seus irmão Boba, Pedro Soares e Zeca... o bairro onde eu morava a Liberdade ja tive grandes timese craques!!! Obrigado e abraços a todos...parabens!!!!!!

Lonardo Nomi Valiño disse...

Me gustaría felicitarles por este portal. Me parece una iniciativa muy original y un gesto bonito hacia todas esas personas que tanto han contribuido al deporte de su región. Sin duda, un reconocimiento merecido, que espero tomen como ejemplo en otras regiones del mundo. En particular, felicitaciones a mi gran amigo Jobedis pela Homenage e

Anônimo disse...

Excelente Jóbedis!

Digna de um grande craque e um ser humano exemplar, eterno Heliomar

Marinaldo, Teresina - Pi

Glauco Kardec disse...



JOBÂO; ALEM DE TODO ESTE NOTAVEL CURRICULO DESCRITO POR VC QUE DISPENSA COMENTÀRIO,TEVE MOMENTOS MEMORAVEIS PELO NOSSO EVERTON, JUNTAMENTE COM SEU CUNHADO RENATO E POSTERIORMENTE COM SEU FILHO GUSTAVO,ACOMPANHANDO EM TODOS JOGOS.

ANA MARIA SUA ESPOSA disse...

ALÉM DE TER SIDO UM GRANDE JOGADOR, SEMPRE SERÁ UM BOM FILHO, BOM PAI, BOM MARIDO, QUE JESUS CRISTO LHE CONSERVE SEMPRE ASSIM. SUA ESPOSA ANA MARIA

Postar um comentário