segunda-feira, 10 de junho de 2013

MEMÓRIA ESPORTIVAS EM FOTOS

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

O tema e algumas fotos se repetem.  Não importa. Sempre é um olhar novo sobre as mesmas coisas. Nada impede que andemos em círculos. Desde que seja em torno do tema ESPORTE AMADOR CAMPINENSE. Escrever sobre a alguns desses indiscutíveis atletas, que brilharam no nosso esporte de Campina Grande do passado. Não é dever de quem conhece um pouquinho das suas histórias, nem divulgação para jornal. Faço isso por amor a esses grandes heróis, que logo, logo são esquecidos pelas próprias vozes, que um dia aclamaram seus nomes nos estádios e pelos comandos, que gritaram nas arquibancadas e ginásios esses, mas o tempo aos poucos é esquecido.

E é por isso fiéis leitores deste museu do esporte, que me dão o prazer imenso de ler essas minhas humildes matérias, que olham e comentam estes ex atletas, que já fizeram tantos torcedores rirem, chorarem, se emocionarem, gritarem, aplaudirem, xingarem, tudo em nome do esporte, onde o principal ator era o jogador.

Mas, quando é para eu faço uma homenagem pelo seu falecimento,  vocês imaginem, quando esse herói era  um amigo  muito querido, vocês não vão entender por que faço com uma paixão incalculável, a precisão da significativa missão deles aqui na terra para todos nós. E quando percebo o dia de seu aniversário e que sua memória já se fez algum tempo, aproveito o dia festivo deles para renovar em homenagem, daquele feito que muito lhe orgulhe, do seu passado já esquecido por muitos. Então, vocês nem imaginam a minha felicidade quando recebo um simples: “Muito obrigado por ter se lembrado de mim ou de alguem da familia”,  pois nem eu e os familiares não entendemos essa dimensão.

Alguém vasculhando tudo com calma o que já postamos nestes quase dois anos, verá que parte do passado do esporte da cidade, em todos os seus aspectos, está documentado e disponibilizado para um público maior. É um trabalho coletivo. Um bando de abnegados saudosistas faz isto com um entusiasmo juvenil.

O Museu  tem se movimentado em ciclos, por vezes há bastante material, fotos e comentários. E depois há uma escassez tremenda. Já pensei em parar diversas vezes. Nestas últimas semanas isto tem se manifestado de forma mais forte. No entanto não acho que seja justa “esconder numa gaveta real ou virtual” imagens como as que amigos nos remetem. 

Algumas fotos da nossa memória esportiva de esportistas felecidos:

Ademir

                                                           ALBERTO DE QUEIROZ

                                                                       ALDANIR
                                                                        ADEMIR
                                                                        AMAURI
                                                            BELO MADALENA
                                                                        CALANGO
                                                                       CARECA
CAÊ


CINEBALDO


                                                                               CYL
                                                                     EDRICIO
                                                                          ELIAS TROJÃO
                                                                FERNANDO CABRAL
                                                                        FIRMINO
                                                             GALEGO FLAVIO
FUBA
JORGE

                                                                      JOÃO DA PENHA
                                                                         JOÃO IRINEU
                                                            HUMBERTO DE CAMPOS

ENTRE OUTROS QUE DEPOIS EU FAREI AS HOMENAGENS POSTUMAS

2 comentários:

Anônimo disse...

Só não me lembro do adrício, Firmino do do Elias (será o Elias Pincel)?? O ademir e o Jorjão, foram colegas de escola durante muitos anos. O Ademir do São José foi muito meu amigo. Lembranças que não se apagam nunca. Imaginem os familiares .....

Marcos Soares disse...

Excelente registro.
Abs,
Marcos Soares

Postar um comentário