Subscribe:

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

GRANDE DESPORTISTA DE CAMPINA GRANDE – JOSÉ MOISÉS

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

Hoje o MECG vai  homenagear uma pessoa que considero exemplo como ser humano, uma personalidade das mais queridas de nossa cidade. Nossa homenagem vai hoje para José Moysés de Medeiros Neto ou o Dr: Zé Moisés como é carinhosamente chamado em nossa cidade. 

Uma grande criatura gozando de saúde nos seus 81 anos de idade bem vividos. Uma pessoa  extremamente do bem, homem sincero, leal, pai, avó e esposo maravilhoso. Integro, pessoa meiga,  carinhosa,  atencioso e trabalhador.

O Dr. José Moysés de Medeiros Neto nasceu em Santa Luzia do Sabugí - PB, no dia 01/10/32. È  filho de Jovino José de Medeiros e Maria Fernandes Filha, mudou-se para Campina Grande em 1945. Morou nas Embiras e estudou no Colégio Diocesano Pio XI, e logo após em 1954 concluiu o Curso de Contabilidade no Colégio Alfredo Dantas (CAD). Prestou científico no Ginásio Pernambucano em Recife-PE, e logo após em 1957 entrou na Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), graduando-se em 1962.

Em novembro de 1963 recebeu  convite do Dr. Bonald Filho, Diretor do Hospital do IPASE em Campina Grande, para ocupar uma vaga de urologia, porém tinha que ser de imediato, porque o hospital estava sem especialista.

Aceitou e iniciou suas atividades no IPASE no final de novembro e foi empossado como especialista temporário. Para ser efetivado, 12 anos depois, em 1976 (todos os médicos temporários prestaram exame de processo seletivo. As duas maiores notas, empatadas, (9,4) foram de Nazareno Roriz Filho, de Goiás, e, da Paraíba, a dele.

Casado com D. Zoé de Oliveira Medeiros teve quatro filhos – Marta, Tatiana, Wilma e Renato de Oliveira MEdeiros, que, por sua vez, lhe deram 10 netos.
Conheci melhor esta figura ilustre da nossa cidade, quando meu  irmão mais novo se casou com das suas filhas. Escutava suas palavras enquanto ele explicava como gostaria de ver o esporte em sua cidade, eram palavras sinceras de uma pessoa honesta. Assim fui conhecendo este grande desportista do  esporte amador e medico Urologista de  nossa cidade e um  dos mais completos que conheço. Nunca cheguei a precisar dos cuidados médicos de tão grande homem e profissional, mas o conheço bem através de tantos que já estiveram com alguma enfermidade diante dele.

Desempenhando a medicina, José Moisés é especialista em Urologia, pela Sociedade Brasileira de Urologia, atuando como médico cooperado da Unimed e Cassi, bem como, acompanha e realiza procedimentos cirúrgicos em diversos hospitais de nossa cidade, além de clinicar em seu consultório. 

Mesmo aposentado após prestar 35 anos de serviços pelo IPASE, o médico José Moisés em um dia a dia agitado. Atende em seu consultório, realiza cirurgias e não deixa de lado o gosto o gosto pelo esporte e pela música, inclusive como compositor musical (em seu currículo como compositor, constam 47 músicas gravadas por diversos artistas, a exemplo dos Três do Nordeste, Amazam, João Gonçalves, Edmar Miguel, Gabmar Cavalcanti, Poeta Francinaldo, dentre outros). 
Depois que o Dr. Marcos Pimentel, urologista, seu companheiro de equipe cirúrgica durante 35 anos, faleceu, parou de fazer grandes cirurgias. Pratica cirurgias de porte médio e pequeno. No seu dia a dia faz coisas que até o diabo desconfia. Das 14 às 18 horas faz consultório diariamente. Á noite, na 2ª e 4ª feira, pratica o voleibol no SESC, esporte para o qual se dedico há 40 anos, após ter parado de praticar futebol de campo.

.O urologista mais antigo em atividade em Campina Grande (PB) Ele gosta de falar de sua formação profissional, de suas atividades atuais e fazer um balanço da Medicina Paraibana.


Pratica ainda cirurgias de porte médio e pequeno. Seu  dia a dia é ainda muito agitado. Das 14 às 18 horas faz consultório diariamente. Á noite, na 2ª e 4ª feira, pratica voleibol no SESC, esporte para o qual se dedico há mais de  40 anos, após ter parado de praticar futebol de campo.

Há alguns anos foi personagem de um especial da Tv Itararé, afiliada da TV Cultura, como o atleta de vôlei mais antigo em atividade. No domingo seguinte, a matéria foi veiculada em nível nacional pela TV Cultura.

Na qualidade de soprador de sax, quando surge uma brecha de tempo, ensaio minhas músicas preferidas.

Nome de Rua

Para se homenagear pessoas vivas em rua ou em prédios dos órgãos públicos de uma cidade com tem de haver uma plausível justificativa, pela qual se consagre o mérito e justiça da láurea concedida, somada à aprovação da comunidade diretamente interessada. A láurea a pessoas vivas, através do batismo a bens pertencentes ao patrimônio público da Administração direta ou da indireta, das esferas federal, estadual ou municipal. Assim como, a denominação dos bens privados que recebam recursos públicos de qualquer entidade federativa de governo.

Um pouco do seu currículo

Com uma larga folha de serviço prestado a medicina paraibana e, em particular, a Campinense, Dr. José Moysés de Medeiros Neto concluiu seu curso na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, em 1962.
       
   - É membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, eleito em 1971;  tem Título de Especialista em Urologia, outorgado pela Sociedade Brasileira de Urologia; Título de Médico Assistente de Educação Física. É     diretor substituto do Hospital Pedro I;   chefe da clínica do HPS de CG;   diretor do Centro de Estudos do Hosp. Alcides Carneiro; residente da Comissão Jurídica da Sociedade Mantenedora da Faculdade de Medicina de Campina Grande;   conselheiro do CRM-PB no biênio 68/69.

 Grande Desportista

Ze Moisés esde os 12 anos de idade vêm jogando em diversas equipes entre elas: o Unidos, América e Flamengo de dona Pretinha, seleção de Macau, time do IPASE e já foi campeão do campeonato das cidades pela equipe do Baraúnas.

José Moisés é Pai da ex- candidata Tatiana Medeiros

No Dia dos Pais, na época da eleição a candidata da Coligação “Campina segue em frente”, Tatiana Medeiros, parabenizou todos os pais campinenses, em nome do seu pai, o conhecido médico José Moisés de Medeiros Neto. “Parabéns a todos os pais, em nome do meu amado pai, Dr. Jose Moisés, que é um grande exemplo de pai, avô, amigo, médico, compositor e desportista”, disse Tatiana.

Além de ter seguido a profissão do pai José Moisés, Tatiana disse que ele é o seu espelho na Medicina, atividade que ela, que é a única mulher ortopedista e traumatologista da cidade, exerce há 20 anos. “Meu pai também é um operário da saúde e tenho muito orgulho de sempre mencionar que sou sua filha”, disse Tatiana.

-  “Agradeço ao meu amado pai, Dr. José Moisés, por toda dedicação a nossa família e pelo exemplo na Medicina e em todos os aspectos, prosseguiu Tatiana, desejando um Dia dos Pais de bênçãos para todos” Assim se expressou a médica Tatiana Medeiros.

O dr Jose Moises realmente é uma das figuras mais esportista, irreverentes e extrovertidas da sua geração.  Funcionário público do extinto IPASE é foi sócio e assíduo frequentador da sede social do Clube Campestre e pessoa afeita à folia, tanto que é citado por estudiosos do São João campinense como um dos grandes dançarinos do nosso forrô de nossa cidade.

Cidadão Campinense

A propositura que foi apresentada e aprovada no ano de 1982 teve a autoria do então vereador João Nogueira de Arruda (Pinta Cega em memória), e foi sancionada pelo então prefeito, Enivaldo Ribeiro. 

A solenidade foi bastante concorrida e contou com a participação de empresários, políticos, amigos e familiares do homenageado. Também estavam presentes grandes nomes da cultura campinense a exemplo da professora Elizabete Marinheiro; o poeta Tião Lima; o cantor e compositor Amazan que na oportunidade saudou o homenageado cantando uma canção da autoria do Dr. José Moiseis e ainda, os cantores, João Gonçalves, Capilé, o poeta Francinaldo entre outros.

Esta homenagem merece uma comemoração em família com um suculento churrasco, acompanhado de muitas “cervejas”, um bolo delicioso, porém, todinho preto e branco, com o distintivo do “Galo da Borborema”, time do coração do nosso homenageado que quase foi classificado  a compor a tão sonhada segunda divisão do futebol brasileiro), e muitos aplausos da “galera”. (Na foto Dr: Ze Moisés mostra o simbolo da torcida do Treze).

O Médico José Moisés é uma pessoa importante, que merece homenagens não só no neste museu, mas, em todos os dias do ano. Porque com carinho, atenção e amizade, faz dos seus pacientes, “indivíduos felizesBrincadeiras de lado, até porque não deve ser nada fácil atingir (com muita saúde) uma idade dessas, como admirador incondicional desse senhor respeitadíssimo em todo o nosso município, não tenho outra coisa a fazer, senão parabenizá-lo e pedir ao nosso PAI, que o abençoe com uma vida ainda mais longeva e próspera.

Pela sua história de vida, pela sua biografia irretocável de cidadão, de médico, desportista  e pai de família, estou certo que a sociedade campinense ganhou um dos seus filhos mais ilustres.

Algumas fotos de Dr: Ze Moisés com pai, avô, desportista e Medico:
                               TIME DE FUTEBOL DO IPASE
                                                        ZÉ MOISÉS DE PONTA ESQUERDA


      ZÉ MOISÉS ESTÁ COM 8I  ANOS, E AINDA JOGA ENTRE OS JOVENS.

CA interação social do homenageado não para por ai, pois, aos 81 anos se considera em boa forma, e duas vezes por semana, joga voleibol no SESC, esporte este que pratica há 43 anos. Esta atividade esportiva lhe rendeu um destaque a nível nacional, onde recebeu o título da TV Cultura, como o jogador de Vôlei mais antigo em atividade.


Nesta foto Dr Zé Moisés com seu neto Cassiano e sua filha Tatiana Medeiros



Depoimento no Facebook de seu neto Cassiano sobre o avô dois anos atras


                         Vibrando com desempenhos do seus netos
com uma fã e cantora de forrô

                                              POEMA QUE FEZ PARA SEUS NETOS

                    Resposta da Neta Camilinha pelo facebook

Gostaria de, primeiramente, parabenizar meu avô, o qual eu tive o privilégio de celebrar o aniversário nesta mesma data: 01 de Outubro. Parabéns vovô, meu segundo pai, tenho orgulho de ser sua neta!! Que Deus te conceda muitos anos de vida ao nosso lado! E que possamos juntos (literalmente) comemorar essa data muitas vezes. E, quero agradecer a todos que lembraram do meu aniversário de alguma forma... Com a festinha surpresa na faculdade, as cartas, mensagens, ligações ou recados... E aos familiares e amigos mais próximo que puderam comparecer aqui em casa. Obrigado a todos! E, se quiserem me dar o maior presente que posso receber, que é a saúde do meu Pai, orem por ele... e ano que vem ele estará junto conosco comemorando. Obrigada meu Deus por esses 20 anos de vida!


Com a filha Marta Meeiros  e esposa Zoé


A filha Marta Medeiros e os netos Diogo, Pedro Henrique e Camila


Fonte: 

Arquivo pessoal da familia

Redaçã Ascom

25 comentários:

Anônimo disse...

Realmente um exemplo de vida. Que Deus lhe proteja com toda a família.

Marta Medeiros disse...

Meu CUNHADO amado... Sua homenagem ao meu Pai, avô dos seus sobrinhos, foi de uma sensibilidade sem igual... me emocionou profundamente... os anos e a vida pareceram andar para trás e, de repente, tantas boas lembranças vieram à tona, através das suas palavras... Obrigada por tamanha consideração e parabéns pelo resgate de histórias e pessoas, da nossa cidade e das nossas vidas!!!! LINDO!!!!v

JOÃO MÁRIO disse...

Nada mais justo e muito oportuna essa homenagem Jóbedis !
Conheço Dr. José Moisés desde a adolescência, e depois tive o prazer de bater um Voleibol com o mesmo, fora os papos sobre musica, futebol e outros assuntos.
Médico, músico, compositor, jogador de voleibol, trezeano e um dos pilares da honradez da nossa cidade !
Parabéns Dr.José Moisés, foi um "ace" essa homenagem !

Silvana Lira Medeiros disse...

Que lindos beijos de saudades para Tio Moisés e meus primos lindos Camila Medeiros Feitosa e Cassiano Pascoal

Camila Medeiros Feitosa disse...

Vovô é realmente um exemplo de Ser humano. Parabéns pela Homenagem Tio Jobedis Magno! Te amo vovô!

Roberto Cordeiro Agra disse...

Grande homenagem, Jobedis Magno.

Memeu Bartolomeu Bezerra disse...

Justa Homenagem ao grande homem e também desportista Dr. Jose Moises!

Carlos Ernesto disse...

Homenagem merecidíssima a esse grande homem! Parabéns Jobão!

Jobinho Vidal disse...

Parabéns Painho... Homenagem mais do que Justa ao Grande José Moises..

Paula Francinete de Sousa disse...

Parabéns, excelente profissicional e otima figura humana

Mirtes disse...

Jobedis Zé Moises é um verdadeiro médico, é um anjo que vive na Terra. Que bom que você se lembrou e fez uma homenagem a ele. Então, amigo, tenha um ótimo fim de semana, com saúde, paz e amor! parabens pelo belo texto deste grande cidadão de campina Grande!

Carlos Mendes de Medeiros disse...

Um medico responsável e humano. Hoje eu sou grato por achar no meu percurso muitos médicos que cumpriram o seu juramento,e isso já mudou a minha historia varias vezes durante esses anos.
Um brinde aos verdadeiros médicos como Dr: jose Moises que zelam pela nossa saúde.
Um grande abraço.

Vera Lucai de Sousa Dias disse...

Jobaõ meu grande idolo do Gigantão como sempre arrasando nas homenagens!!!!!!!!!!!!!!!!
Linda e carinhosa homenagem ao Dr Zé Moises, parabéns. encontrei esse Museu sem querer na net e com ela saudo e parabenizo a todos os seus homenageados...Deve ser por isto que sinto a luminosidade maior do sol,Com certeza é Deus abençoando tão amorosa e digna tarefa de resgatar os grandes atletas do passado de nossa querida Campina.Suas incansáveis horas de dedicação, de carinho, de atenção, a cada um de seus homenageados" Me toernei sua seguidora, Te desejo um final de semana maravilhoso. bjssss

MARIA DE lOURDES TAVEIRA disse...

Olá Jobedis Magno,

Doce e merecida homenagem aos médico Jose Moises. Alguns, infelizmente, não honram seu juramento, mas a grande maioria é dedicada e abraça a profissão com zelo e amor como seu homenageado. Este seu Blog de resgate aos grandes atletas e cidadãos de Campina Grande é muito lindo, assim como o seus textos, que reflete sinceridade e sensibilidade.

Obrigada pela gentil visita. Instalei-me em seu espaço.

Beijo e ótimo final de semana.

Eneida Donato disse...

...meu amigo!! que lição de vida linda...vale a pena ler e reler.
Muito obrigadopela lembrança de sempre me enviar notícias maravilhosas.

Hermani e Maria disse...

Bonita homenagem ao Dr. José Moises uma das reservas MORAIS da Medicina de Campina Grande. Além de tudo é simples e amiga. (Maria e Hérmani).

Fernando Aragão (Canguru) disse...

Fala Jobão, bonita homenagem ao Dr. José Moisés, o homem do dedo temido kkkkkkkkkkk

Pedro Henrique Medeiros feitosa disse...

Grande homenagem feita por Tio Jobedis para meu avô, Dr. José Moisés!

Marcos Soares disse...

Oportuna homenagem registrada no MECG, a um cidadão de numerosas e variadas qualidades, de indiscutível caráter, sob todos os aspectos, do qual me sinto orgulhoso de ter participado/convivido alguns instantes num passado que o guardo para sempre. Grande Zé Moisés. Grande HOMEM.
Parabéns, Jobedis, por essa oportunidade de lembrar um ser especial em todos os sentidos.
Marcos Soares

Diogo Medeiros Feitosa disse...

Parabens Tio Jobedis pela linda homenagem ao meu querido avô Zé moisés!

Vovô realmente é um exemplo de vida e de pessoa a ser seguida! Queria eu ser 10% do que ele é!!!!!!

Hildeman Ribeiro de Morais. disse...

Conheci o Dr. Moises, através do Dr. Marcos Pimentel, primo de 3º Grau, mais que nos considerava muito, como também conheci o Sr. Jovino, pai do Dr. Moisés, o mesmo, era comerciante no bairro do São José, desenvolvendo a sua atividade como titular de uma mercearia visinho a Cromácio, outro comerciante muito conhecido na época por todo o Bairro. Certa dia , apenhei de minha avó, porque fui a mercearia do Sr,Jovino, para comprar uma bola de borracha, afim de jogar com os meus amiguinhos de 10 e 12 anos, num campinho que ficava por traz da Igreja da Guia. A minha avó era muito amiga dêle por motivo de serem conterraneos da cidade de Santa Luiza do Sabugi, de onde nos viemos. Lembro-me bem de como êle falava do Dr. José Moises, à minha avó. O orgulho de ser Pai dêsse ilustre médico era muito grande.

Antonio Marcos Barbosa Bezerra disse...

Meu novembro azul era com José Moisés. hahahaha.

Saulo Marconi disse...

Dr. José Moisés: Prego batido, ponta virada e marca registrada, grande Paraibano.

Mirian Medeiros Silva disse...

Parabens ao Jobedis pela brilhante homenagem a um filho de minha terra Santa Luzia. Nós sentimo-nos honrados de tê-lo como modelo. Modelo pra os jovens que muitas vezes querem perder o foco que é vencer mesmo diante das dificuldades que possam aparecer.E esta linda homenagem não é nada diante da pessoa que o senhor representa.E o nosso maior desejo é que um dia o senhor possa nos presentear com sua presença em uma das nossas escola e em especial, seus conterraneos, teriam o maior prazer em ouvi-lo.Seria um sonho realizado.

-pLaY-KILL- disse...

Sou até suspeito de falar do Doutor ou melhor, Amigo Zé Moisés. Morei por muito tempo enfrente a casa dele na Rua Teixeira de Freitas no São José, posso até dizer, que me criei junto com seus filhos. Viajamos várias vezes para Praia de Acau, no litoral sul da paraiba, sempre me via jogar enfrente a sua casa, Grande homem, vizinho de primeira hora, sempre atendendo a todos com muito carinho. Grande homenagem essa que estão lhe fazendo. (Luciano Q. de Sousa - Maneto)

Postar um comentário