Subscribe:

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

QUEM ERA CRAQUE - RICARDINHO

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Um zagueiro que sabia sair jogando e que tinha um pé esquerdo competente. Esta é a melhor maneira de explicar quem era lateral esquerdo Ricardo Rezende, o Ricardinho. O defensor começou jogando no time do infantil do Treze o Galinho, mas arrebentou mesmo foram anos depois, no futebol do time juvenil do Trezinho onde foi campeão amador da categoria.

Jogou no juvenil do Treze antes de se transferir para o Everton Esporte Clube, depois de grandes atuações no time do Everton foi chamado pelo treinador e diretoria do Treze, onde se tornou profissional, defendendo as cores do Galo da Borborema durante um período da década de 70. 

Jogou e também foi campeão pela seleção da Furne nos jogos Universitário na cidade de João Pessoa com muitos jogadores do time do Everton entre eles: Son, Fernando Canguru, Jobedis, Cho entre outros.

Ainda nos anos 70, o lateral esquerdo que gostava de curtir uma de meio campista e fazer lançamentos, voltou para o jogar pelada e futebol de salão pela equipe do Cutibol onde foi campeão jogando éla equipe do Procurt em um torneio no Sesc (conforme foto abaico),  deixando o profissinalismo pois queria terminar seus estudos e voltou a seu time o Everton Esporte Clube. Atuou  até o começo da década de 80, o bom marcador acabou decidindo por encerrar a carreira, fechando em definitivo sua trajetória no futebol.

Algumas fotos do Ricardinho como atleta e desportista:









6 comentários:

CARLINDO C COSTA disse...

COMO DE PRAXE UMA BOA REPORTAGEM SOBRE MAIS UM GRANDE AMIGO, SOMOS ATÉ SUSPEITO DE FALAR DE AMBOS ( REPORTAGEM E RICARDO) ENTRETANTO PREFIRO FALAR QUE FICAR PECANDO POR OMISSÃO, AMIGO NUNCA SE OMITE. Carlindo.

Anônimo disse...

Que beleza amigo Jobão, como é bom e faz bem ao coração a gente rever amigos, isso a cada postagem sua aqui o que nos proporciona alegria e uma saudade devido ao tempo que passamos sem bater um bom papo, mas quando essa amizade nesse tempo foi de uma maneira que posso chamar o grande amigo de Ricardinho de "parceiro",pois... tando no lado esportivo e profissional,tivemos uma amizade sem "razuras", no time do Everton e na Aguardente Caranguejo, ficou marcado por belas lembranças do que passamos juntos.
Bem merecida esta homenagem...pense num jogador "valente", kkkkkkkkkkkk,
Jonas didi...sei amigo de sempre, forte abraço

Anônimo disse...

Desculpas..."rasuras" escrevi com "Z", ainda bem que só rasurei aqui, kkkkkkkkkkkkkkk´

Jonas didi...sem RASURAS, kkkkkk

Anônimo disse...

Jobedis
Meus parabéns pela divulgação deste trabalho tão importante para a história da cidade e para todos campinense que vivem fora de Campina Grande. Meu nome eh Mauro Roque ( conhecido pelo apelido de Coca), e o meu pai era conhecido Zé Coca. trabalhei na Fabrica de Tecido da textil, joguei bola no time da fabrica tinha bons jogadores c e joguei conta seu time o Everton que tinha muitos jogadores bom na epoca inclusive voce que era cobra no futebol e no futebol de salão . Abraços e sucesso e sempre. grande Abraço. Roque

Silvo Cruz (Silvinho) disse...

Não tinha conhecimento desse trabalho, simplesmente espetacular.Eu també estou fora há muito tempo, sempre que posso vou a Campina no São João; lembro-me daquela equipe do Everton dos anos 70 dos campeonatos suburbanos que tinha a participação desta grande equipe que eu era fã. do grande goleiro amigo da Onça, Son, voce Jobão, fernando canguru, Nenê, Tonheca dentre outros grandes jogadores da época.
Não tive o privilégio de participar desta equipe pois era ruim de bola e la só tinha cracaços, um pessoal maravilhoso … gente muito boa …
Vc. teria alguma matéria da equipe do Gigantão da Prata do passado?

Anônimo disse...

Jobedis
Vou providenciar fotos da época, creio eu dos idos de 1960 e, os enviarei para apreciação de todos. Sou primo do Varlindo que morou muito tempo no São José e depois veio ser goleiro do Nautico. Apesar de nunca ter residido em Campina Grande, tenho boas recordações desta, nas férias que aí passava, quando criança e em casa de parentes! Meus agradecimentos aos criadores e mentores destas páginas e deste site e, estarei sempre à diposição para quaiquer novas notícias sobre as famílias campinense! Muito obrigado , William.

Postar um comentário