Subscribe:

sexta-feira, 5 de abril de 2013

CANTINHO DO PASSADO - SEBASTIÃO VIEIRA

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Os campinenses ainda sente orgulho da safra de excelentes jogadores de futebol surgidos em décadas passadas. Mas não foram todos que reuniram qualidades como um meio-campista que em pouco tempo de carreira mostrou inúmeros talentos em alguns esportes como Basquete, voley, futebol de salão e de campo: era hábil na distribuição de bolas, decidido ao partir para o ataque, inteligente para armar jogadas e acima de tudo líder dentro de campo ou de quadra.

Pois é amigos poucos foram os jogadores do passado que possuiu tanta técnica e habilidade, como era esse craque que hoje é lembrado novamente aqui no Cantinho do Passado do Museu do Esporte de Campina Grande. Sim, não tenho dúvida em afirmar que ele foi um dos mais completos atacantes do futebol de salão e de campo de Campina Grande. 

Armando ele foi perfeito, este nosso homenageado de hoje  foi um dos melhores armadores do futebol de campo e de salão de Campina Grande do passado. No futebol de salão não deixou dúvida, pois a facilidade e a habilidade com que ele executava as jogadas em direção ao gol era incrível, lançando ou trocando passes com muita perfeição. Seu faro de gol foi digno de um atacante completo. Com essas qualidades que sempre lhe foram peculiares o levaram às ate a seleção paraibana de futebol de salão e ficou na  condições de eterno ídolo da torcida do Estudantes Sport Clube. 

Sebastião Guimarães Vieira - o Bastião era um grande desportista e praticava realmente e com grandes atuações diversos esportes. É uma pena os jovens de agora não ter visto Sebastião  atuar em décadas passadas mas, certamente, essa geração já teve a oportunidade de escutar de antigos desportista várias histórias a respeito desta verdadeira lenda viva do futebol de nossa cidade.  Tive oportunidade de jogar contra e ao seu lado (ele já veterano) e onde fomos campeões de futebol de salão em um campeonato de funcionários da UFCG e vi que o que se falavam dele era a mais pura verdade, realmente sabia de tudo de bola.

Meia ofensivo (falso ponta de lança na época), era capaz de botar qualquer zagueiro para “dançar” na nossa cidade, Sebastião Vieira, o Bastião - apelido que recebeu dos amigos e na época em que estudava e jogava no  colégio Estadual da Prata - se projetou para o futebol jogando pela do Estudantes recém formado na década de 50, no colégio Estadual da Prata onde o Estudantes jogava. Quando os dirigentes do Estudantes formaram seu time de futebol de salão os atletas se destacaram e conquistaram vários títulos de campeão da cidade de Campina Grande por três anos consecutivos conforme foto abaixo:


O “boleiro” jamais poderia imaginar que iria escrever seu nome para sempre na galeria dos maiores craques da história do futebol de salão e de campo de nossa cidade. Quando se formou foi ser professor da UFPB aqui em Campina Grande. Neste período foi diretor da faculdade da Furne. Depois exerceu a função de Pró Reitor da UFPB. E Reitor da UEPB.

Nesses tempo que exerceu a reitoria se destacou, justiça há que ser feita aos para ele e aos que empunharam a bandeira da estadualização e por ela lutaram de forma tenaz e sem trégua. Professores, funcionários e estudantes deram as mãos. Uma grande corrente de solidariedade se formou. Uma verdadeira legião de boa vontade congregou todos os segmentos em torno do objetivo comum, que seria manter vivo o grande patrimônio de Campina Grande e da Paraíba.

Se, em 1987, o trabalho do então reitor Sebastião Vieira e de toda a sua equipe foi decisivo para aglutinar todas as correntes em defesa da estadualização, em 1997 o saudoso reitor Itan Pereira exerceria papel igualmente importante para que a UEPB, com 10 anos de existência, conquistasse o seu reconhecimento, num dos momentos marcantes de sua história.

Sebastião depois exerceu o cargo de Secretario de Educação do Estado com muito brilho.

 Algumas fotos do atleta e desportista Sebastião Vieira:

                Nesta foto Sebastião jogava voley

Sebastião no Basquete








                 Tri campeão da cidade de futebol de salão



Sebastião na seleção paraibana de futebol de salão





Nenhum comentário:

Postar um comentário