Subscribe:

segunda-feira, 13 de maio de 2013

GRANDE ATLETA E PERSONALIDADE CAMPINENSE – MARCOS SOARES

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Quando resolvi publicar aqui no meu Museu do Esporte de Campina Grande, pequenas homenagens com grandes jogadores e desportistas de Campina Grande do passado, um dos primeiros personagens que me veio à mente foi Marcos Soares, bancário aposentado do Banco do Brasil (Marcos Soares ainda jovem tomou posse como funcionário do Banco do Brasil, na década de 70. É curioso perceber que ele desempenhou toda a sua carreira em apenas duas agências, a de Sousa  e de Campina Grande, onde ficou até à aposentadoria, conquistando o respeito e a admiração de colegas e munícipes, tornando-se merecidamente um dos mais ilustre cidadão campinense).

 Meu amigo por vários anos (namorava com uma garota (sua esposa Ednovalda Ramalho irmã de Elba) na rua Felipe Camarão onde nasci. Popularmente conhecido, ele também é um grande fotografo e uma das mais fascinantes figuras que  já conheci.

Dono de um carisma extraordinário, de uma inteligência extrema e sempre bem-humorado, Marcos Soares é aquele cara que não consegue atrair inimigos, convivendo harmoniosamente com todas as pessoas, de todos os grupos e classes sociais.

Nascido em Campina Grande, começou a jogar ainda jovem pelo por alguns times de pelada de nossa cidade. Jogou ainda menino no Galinho, time de base do Treze conforme foto Abaixo:



Jogou em outros times de nossa cidade entre eles o Racing e o Real Campina do bairro da Prata (conforme foto abaixo)
 e jogou  depois  pelo Colégio Marista,  Colégio Pio, pela seleção da Faculdade de Economia.  Fotos abaixo:



Depois jogou  e muitos anos pelo time do Estudantes (conforme veremos em algumas fotos anexas a esta homenagem).


Pois é amigos a história do antigo meia direita  Marcos Soares   que atuou muitos anos na nossa cidade é um desses casos raros do esporte. Sempre mostrou qualidade e boa  técnica, atuou na melhor fase do nosso futebol (década de 70). Conquistou várias vitorias no futebol amador de nossa Campina Grande pela equipe do Estudantes (a equipe que mas  que atuou na nossa cidade).

Sempre mostrou sua característica de ser um bom jogador. Fez parte da fase nostálgica do futebol de pelada de nossa cidade na década de 70, quando resolveu pendurar as chuteiras (depois que se aposentou do Banco do Brasil) no futebol amador.

Sem duvida nenhuma Marcos Soares  sempre foi um jogador que merece destaque, pelas suas constantes e ótimas atuações num tempo aonde os atletas jogavam muitos anos consecutivos na mesma agremiação.

Agora já aposentado da bola mas não do serviço (atualmente mora no Rio de Janeiro e ajuda sua cunhada Elba Ramalho em sua carreira profissional junto a sua esposa e irmã da grande cantora. Vem sempre aos Nordeste e em especial a Campina Grande prestigiar as festa juninas e no encontro de Dezembro dos amigos de nossa cidade). 

Ficaram apenas ficam as lembranças de seus grandes feitos. Parabéns Marcos Soares pelos belos momentos que teve sua participação na história do futebol amador de Campina Grande.


A ele, o meu abraço e a amizade eterna. Que DEUS lhe dê muita saúde e vida longa.

Algumas fotos do atleta e desportista Marcos Soares








                                                     
Marcos no time do estudantes é o primeiro em pé

                                                                  ESTUDANTES
                                                BETINHO MALA VÉIA E MARCOS SOARES
                          BETINHO MALA VÉIA, MARCOS SOARES E BENIVALDO ARAUJO



                                     MARCOS SOARES E BENIVALDO ARAUJO

Marcos é o segundo em pé             
                                     


           OUTRAS FOTOS DO MARCOS COMO DESPORTISTA



                                                 Marcos HOJE
                                     
                                 CARICATURA DO HOJE GRANDE FOTOGRAFO



                                 MARCIIO,MACOLA  E MARCOS

                                                         MARCOS E PIBO


                                               MARCOS COM FAMILIARES E AMIGOS


                                                           COM NANÃ CAIMI


13 comentários:

Lourdinha Ramalho disse...

Homenagem super merecida!!!!

Antonio Marcos Barbosa Bezerra disse...

Com uma homenagem dessas não pode deixar de vir ao São João de Campina.

Antonio Marcos Barbosa Bezerra disse...

Arrepiou. Vi tantos amigos contemporâneos que não sabia serem amigos de Marcos Marcos Souto Soares também.

Antonio Marcos Barbosa Bezerra disse...

AINDA ESTOU CHORANDO. TEM AMIGOS DEMAIS AI NO ESTUDANTE. RENAN, PEDRINHO DE DONA ZIZI, PORRA QUE HOMENAGEM LINDA.

Glauco Kardec disse...

Jobâo: Muito justa e merecida homenagem a este grande desportista e figura humana,de extraor dinàrio caratèr que è Marcos Soares. Valeu...

Honorio Perosa disse...

Grande e merecida homnenagem a essa pessoa humana especial, de uma hombridade e educação finíssima.
Abçs grande amigo Marcos Soares.
Noro Pedrosa

Marcos Soares disse...

Amigo Jobedis
Surpreso, agradeço o expressivo registro do meu diminuto envolvimento com o futebol amador de Campina Grande. Manifesto, ainda, minha gratidão por participar desse importante espaço, especialmente numa data - 13 de maio - que trás muitas recordações, inclusive nome da rua onde nasci e morei por quinze anos.
Há muito que você insistia para que lhe enviasse material/fotos para exposição no seu blog. Algumas fotos já consegui selecionar. Entretanto, para meu inesperado prazer, aconteceu a publicação.
Aproveito o espaço para agradecer o carinhoso registro, ressaltando que eu jogava de "teimoso" e porque era sempre o "dono da bola"; e parabenizá-lo por sua dedicação e perseverança nesse importante e histórico Museu Virtual.
Grato por tudo,
Marcos Soares

Jobedis Magno disse...

AMIGO MARCOS VC PODE MANDAR SEU MATERIAL PARA EU EDITAR NA SUA HOMENAGEM QUE JA ESTAVA PRONTA JA ALGUM TEMPO A ESPERA DE FOTOS SUAS
ABS
JOBEDIS

Lambreta disse...

Uma homenagem justissima. Marcos è um ser humano especial. Alem de ser um exìmio fotográfo é Relacões Pùlica de mão cheia.O embaixador de Campina no Rio de Janeiro. Como jogador era um bom atacante, joguei ao lado dele muitos anos, pelo Estudantes e quase sempre fazia seus gols. Os Soares sempre foram bons de bola, afora Marcelo.

Mário Vinicius disse...

Uma matéria sensacional ! Muito legal ver fotos de um camarada super-gente-fina, colega do BB. A imagem em que mais associo o Marcos é esta em que aparece junto a Gonzaga... Talvez porque tenha sido a época em que trabalhava na Agência-centro em Campina Grande. Um grande abraço, Marcos !

Marcos Soares disse...

Ótimo, Jobedis.

Muito obrigado por tudo.

Obrigado mesmo.

Abraço,

Marcos

Marcílio Soares disse...

Meu irmão, são tantas coisas boas e maravilhosas que posso acrescentar que, Marcos Soares sempre foi um irmão amigão, um super paizão, um grande profissional, apaixonado pela família (que por sinal é maravilhosa), apaixonado pelo música CHORINHO, grande TOCADOR DE GAITA (realejo), um execente FOTOGRAFO, homem de carater e de boa personalidade, leal, honestíssimo, e também foi bom no esporte que jogava, deu seus chutes no futebol de campo (tempos do ESTUDANTES)Passando pelo time do Colégio Pio XI, no time de Faculdade de Economia, Real Campina (time formado no Bairro da Prata). Onde se fala no nome de Marcos Soares, tem a referência de gente boa, um ser humano querido entre familiares e amigos. Agradecemos a Jobedis pela lembrança e pela homenagem feita a esse grande homem, que pra mim é um referencial, uma figura exemplar (em todos os sentidos) como HOMEM e como IRMÃO.
Um grande abraço a Marcos Soares, e que DEUS esteja sempre ao lado de toda sua família.

Unknown disse...

Caracas como o mundo é pequeno, sou de campina grande, morei no bairro do são José, na rua José do patrocínio, e foi aqui no mercado, Zona Sul do jardim botânico, meu cliente gente fina.estou muito feliz em ter conhecido o Marcos Soares, eu também joguei no Galinho nos anos 66- 67.

Postar um comentário