Subscribe:

terça-feira, 18 de junho de 2013

PARABÉNS EVERTON ESPORTE CLUBE! 47 ANOS!

POR:JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

Com história recheada de conquistas, Everton Esporte Clube completa 47 anos nesta terça feira 18/06/2013.


Que os prestigiadores do Museu do esporte de Campina Grande me perdoem este momento paroquial, mas o dia é especial, o Everton Esporte Clube de Campina Grande/PB completa hoje 47 anos de uma vida marcada por títulos, esquadrões inesquecíveis e craques que desfilaram talento e habilidade em vários estádios de futebol de nossa cidade e da região.

Essa equipe teve características marcantes e uma grandiosidade jamais alcançada por nenhuma outra equipe amadora de bairro, no município e quem sabe na região. Sua importância já lhe valeu uma pequena bibliografia que acredito que é único entre todos os times de nossa cidade.

Neste informativo feito por mim estão disponível quase tudo sobre o time, pois a  existência desta grande equipe não poderia ser ignorada, deixando claro que o time viveu de fatos e fotos e de escritas. Abaixos fotos das primeiras equipes: 


A constatação é de que a maioria das pessoas que não conviveu com o “Dream Team como era chamado, em seus tempos de glória. Os atuais moradores do bairro de nossa cidade não conseguiriam dimensionar o que ele representou. Para a atual geração, é quase como se o Everton não tivesse existido e nem tivesse tanta glória.

Mas este trabalho não se esgota aqui. A trajetória do Everton no esporte amador em Campina Grande é uma página da história sobre a qual ainda há muito por escrever. A falta de informação não podia permanecer por mais tempo, sob o risco de se perder o que ainda restava na memória das pessoas da comunidade da história do grande time de futebol. Ainda hoje, os membros do clube se reúnem todo o fim de ano para a festa de confraternização, com almoço e muita cerveja, e aí inclui - se os fundadores com seus filhos e netos, um grupo de ex-jogadores e amigos.

Uma coisa eu digo de coração. Estou muito feliz por prestar esta singela homenagem a este time e aos antigos atletas que fizeram história vestindo a gloriosa camisa verde rubro do grande time do bairro do São José de Campina Grande/PB

Jobedis Magno

Fundador e ex - jogador

Outras grande equipes e e jogadores do primeiro jogo:


Sabara. Jorio e Flavio Escorel


                   
                                         BI CAMPEÃO SUBURBANO DE 1973

                              CAMPEÃO DO TABELÃO DA LIBERDADE
Adicionar legenda
                        CAMPEÃO DO TORNEIO INICIO DA CAMPEONATO SUBURBANO 73


J




9 comentários:

Glauco Kardec disse...

MUITO BEM LEMBRADO, O MELHOR TIME DE FUTEBOL DE PELADA DE TODOS ES TEMPOS. VALEUUU.

Chico disse...

Jobao
Parabéns pela coluna.
Também sou filho do bairro do São José e da “velha guarda” e pude acompanhar as várias fases do nosso querido Everton. Me lembro especialmente do retorno dos atletas a pé do Estadio Plinio Lemos depois da conquista do campeonato suburbano de 1971, quando muitas vezes “matava aula” de reforço para o vestibular para ver os jogos da da ggrande equipe do Everton. Também me lembro de vários jogos no Presidente Vargas, onde impúnhamos muito respeito, inclusive no time profissional do Treze que nunca ganhou do nosso time. Hoje sempre que posso mostro o Museu ao meu filho mais. Que venha o centenário.Parabens pela lembrança do maior time de pelada de Campina Grande de todos os tempos

Ramon Menezes (Raminho) disse...

Texto irretocável. Parabens ao Everton e a você, Jobao que foi um dos melhores jogadores desta grande equipe e esse patrimônio da cidade não podia ser esquecido ou mesmo ser deixado de lado.

Leonardo Camelo disse...

Jobão,

Parabéns pelas belas palavras e pela criatividade no texto. Realmente acho que dá um livro essa linda história. Quem sabe esse inclusive seja o prefácio.

Hildeman. disse...

Meus parabéns Everton, pela grande e honrosa tragetória que tiveste na vida esportiva de Campina Grande e, deixando marcos vitoriosos em cada disputa futebolistica. Honraste com muito orgulho o nosso querido Bairro do São José.

Anônimo disse...

Fernando Cangurú de Franca/SP.
Parabéns ao glorioso Everton do Bairro São José. Sinto-me honrado em fazer parte desta história, porém, o meu maior orgulho é compartilhar das centenas ou milhares de amigos que formam o meu rol de amizade, conquistados na agremiação e no bairro, onde vivi os melhores tempos de minha juventude. Muitos foram os amigos que se foram - com certeza já formam um bom time lá em cima - e muitos são os que encontro a cada presença de final de ano. As lembranças ainda correm serenas quando nos encontramos e as brincadeiras ainda permanecem juvenis. Os campos de pelada que trilhamos insistem em permanecer na memória e, quando as desbrotamos, nos deleitamos com os feitos memoráveis que produzimos em cada vitória relembrada. Obrigado ao Everton e a todos os que fizeram parte de sua história, pois foi com eles que construí os caminhos de minha vitória. Abraços do amigo Fernando Cangurú.

Anônimo disse...

Ah, esse time era uma enciclopédia! Tinha amizade dos atletas, às tabelas (teve um jogo) que “Zé de Biu (in memoriam), parou o jogo alegando que nosso time tinha jogadores a mais...Era a famosa “ciranda”. Sem esquecer as irreverências que eram parte do contexto de todos nós. Foi muito relevante na formação de muitos dos passaram por seus quadros de participantes.
Ao editor os meus sinceros Parabéns pela lembrança.

Abraço

Vadinho

Anônimo disse...

Jobão, amigo meu irmão, PARABÉNS, sei muito bem que sua narrativa parte de dentro do seu coração e alegra o de todos que fizeram parte desta grande equipe de futebol.
Ler e ver tudo isso sobre o nosso querido EVERTON E.C., é fixar nossos olhares no lado belo da vida em que passamos juntos.
Felicidade sim... é que sinto e tb muita saudades!

Abraços, Jonas didi

Anônimo disse...

Esse Everton ficou marcado em nossa memoria não so como um clube com grandes jogos, grandes vitórias, grandes títulos conquistados, mas um marco muito importante, nele foram formadas grandes amizades que duram até hoje e ficará prar sempre, uma irmandade. Por isso ficou inesquecivel e nos traz grandes saudades.
Abraços Maribondo

Postar um comentário