Subscribe:

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

V ENCONTRO DOS AMIGOS DE CAMPINA GRANDE, SUCESSO EM TODOS OS SENTIDOS!

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

Não pude comparecer ao “V Encontro dos Amigos do Esporte de Campina Grande" e este ano por força de problemas particulares realizado na “Vila Forró” distante poucos quilômetros de nossa cidade e que reuniu dezenas de desportista e amigos coordenado por Marcilio Soares (foto) e sua equipe de colaboradores.

Ouvi relatos e histórias de algumas pessoas que estavam presentes na festa, os assuntos foram variados alguns de alegria outros nem tanto, uns de superação...  E em todas as histórias pude observar a emoção e a satisfação de quem conta a passagem dos fatos dividir momentos que ficaram marcados durante, 25, 30, 40 anos, tempos em que eram JOVENS  e hoje passam adiante o que vivenciaram a algum tempo atrás.

Naturalmente que um encontro dessa natureza tem a marca comum às grandes festas, regado a muita bebida e muita comida típica. Nas rodas de bate-papo do reencontro os assuntos foram os mais variados possíveis, desde a curiosidade em saber o que cada um está fazendo atualmente - se aposentado -, os “causos” acontecidos”, ao comentário sobre a vasta experiência acumulada ao longo da carreira ou ainda o singular esforço de alguns em lembrar nomes de colegas que foram efusivamente cumprimentados ao chegarem, mas para lembrar os seus nomes... Ah! O crachá ajudou muito a identificação e  a memória precisou de leve assessoramento!

Pelas fotos que recebi como sempre acontece nos encontros e reencontro de amigos é sempre prazeroso e, embora prime pelo respeito e organização, sempre sobra tempo para abraços, causos acontecidos, histórias e gozações, também não foi diferente.
Um queria se mostrar mais cabeludo que o outro, apontando para a careca alheia. O acusado se defendia dizendo que aquilo não era careca e sim “prolongamento da testa”. Em seguida, a vítima virava acusador, comparando a própria barriga, milagrosamente diminuta, com a do amigo, incrivelmente protuberante. “Pelo jeito você ainda vai ter gêmeos”. O agora vítima, também se defendia argumentando que aquilo não era barriga e sim “calo sexual” em razão da intensa atividade que ainda desenvolve no leito. Nupcial, bem entendido.
Enquanto isso, num outro grupo de conversa, o convidado que tinha o cabelo mais branco de todos, mesmo sem ser alvo de gozação, já antecipava a própria defesa, justificando que esta era melhor fase da vida dele, ou seja a “idade do metal”: prata nos cabelos, ouro nos dentes, platina na bacia e chumbo no p…pé! Todos caíram na risada mas, em seguida um outro, ainda mais velhinho, pedia a palavra, mas era só para reclamar: “Agora eu não fico trinta dias sem ir para o praia de Camboinha, no apartamento do meu filho. Gosto de me sentar na praia para ver as moças passarem. Adoro todas, só não me lembro bem para que servem. Devem ser boas para pregar um botão, lavar uma cueca, fritar um ovo. Pra que mais?”
Só que coisas sérias e engraçadas  também acontecem nesses reencontros do pessoal na Vila FORRÔ,  como a que aconteceu quando Fernando Canguru (que jogou no velho Galo da Borborema) com seu cabelo e bigode pintado a “preto de Fumo” se encontrou com Antonio Marcos Barbosa  para tirar fotos juntos. O Fernando como quimico deve ter  tinha ensinado a amigo Marcão a  colorir seu “vasto cabelo”  da cor desejada e sem sair a tinta. Fernando Canguru mora agora em Franca São Paulo onde é advogado de renome, enquanto que Antonio Marcos é aposentado de Banco do Brasil mas continua no batente como  advogado também em João Pessoa e na sua Baia da Traição.
Os homenageados na festa foram:
BRAULIO MAIA  -  LUISMAR  RESENDE  -  GIOTO  -  ZÉ  SANTOS  -  ESPEDITO  -  ELIANE  -  MANÉ  BURACO  -  WALDIR  TOMÉ  -  GUARABIRA  -  FERNANDO  CANGURÚ  -  WAGNER ARAÚJO  -  LARISSA  LELYS  -  ZECA  LOPES  -  MARINALDO e WDILSON CAMPOS.

Um causo acontecido na festa
Ouve o encontro de Raul de Melo e o antigo jogador Jorio que jogou no Treze e Santa Cruz de Recife (Foto). O Jorio queria recordar fatos do tempo em que conviveu com os amigos do passado do bairro do São José e foi sendo informado pelo amigo, até que perguntou: 
- “Me diz uma coisa, Raul! E a aquela menina que namorou com você muito tempo. Que quase chegou a ser sua noiva. Por que você não casou com ela?”
E o Raul como sempre bem espirituoso  respondeu como que desapontado:
- “Não. Nós terminamos o noivado”. E o Jorio perguntou - “Que pena rapaz, com todo o respeito, ela era uma  gatinha”. Raul explicou: “Concordo, mas você se casaria com uma pessoa infiel, imprestável e vagabunda?”
- De jeito nenhum! – Acudiu Jório!
- Pois é, ela também não…
Um silêncio surpreendente tomou conta do cordial diálogo e todos caíram numa imensa risada.
Um grande abraço, espero que gostem da cobertura sobre esse mega evento, mais uma vez parabéns a todos que idealizaram, realizaram e participaram do “V ENCONTRO DOS AMIGOS DE CAMPINA GRANDE”!
Até 2014, colegas!

Veja algumas fotos FESTA LINDA, MOMENTOS ÚNICOS E INESQUECÍVEIS VIVIDOS POR GRANDES AMIGOS DO PASSADO QUE PUDERAM SE REENCONTRAR E MATAR A SAUDADES.



































13 comentários:

Tadeu Borba disse...

Valeu Jobão! Não deu pra ir a festa, tinha compromisso em São Paulo que não podia mudar. Um abraço mano. Um novo ano de muita paz e prosperidade divina em toda tua família.

Tadeu Melo disse...

Amigo Jobedis Magno ter amizade de décadas é um verdadeiro presente. Abraços - desejo-te um Natal de benças a ti e aos teus.

Anônimo disse...

Amigo Jóbedis, seu BLOG não poderia deixar de registrar mais um evento histórico coordenado pelo amigo Marcilio Soares e sua brilhante equipe. Li toda matéria acima, revi pelas fotos alguns amigos que ainda continuam brincalhões, mesmo de longe, compartilhei também com as gargalhadas como se estivesse presente. Que Deus abençoe a todos; espero que tenham passado um bom Natal, e, desde já, desejo-vos um Ano Novo com SAÚDE, PAZ e FELICIDADES!
Everaldo José da Silva - Brasília-DF.

Anônimo disse...

SINCEROS CUMPRIMENTOS PELA EXCELENTE REPORTAGEM SOBRE O " V ENCONTRO DOS AMIGOS DOS ESPORTES DE CAMPINA GRANDE", ONDE AO LADO DE MARAVILHOSAS FOTOS COM OS ANTIGOS AMIGOS , TIVEMOS A NARRAÇÃO DE FATOS DEVERAS JOCOSOS, PARABÉNS JOBINHO. !!!!! Carlindo C. Costa from Big Lake = Alagoa Grande Pb. Terra de Jackson do Pandeiro.

Hildeman Ribeiro disse...

O Bom desta confraternização meu caro Jobédis é que iniciamos os anos sem sabermos o que vai acontecer com as nossas vidas, se será um ano bom de saúde, um ano bom junto com nossas familias etc e tal. Só temos a certeza de um mês que é o de Dezembro, sabemos que iremos ter muitas alegrias quando nos juntarmos aos nossos queridos amigos das décadas de 60,.70 e 80. É muito emocionante essa festa. Quando chego em casa após a confraternização, a familia me ver muito radiante e, sei que a esposa e filhos, se sentem felizes também por saberem que eu realizei mais um encontro com os amigos de longas datas. Isso é bom e, faz bem aos nossos corações.

Anônimo disse...

Oi amigo Jobédis com certeza mim deixou bastante feliz revendo essa turma do passado, Roberto Guarabira, Nego Gilson , Jório , Fernandão, Marcílio , Valdir Tomé, e , tantos outros que a memoria mim falha, muitos com uma idade já avançada , corpo diferente , não dá pra identificar pela fisionomia , mais foi muito importante ver os velhos amigos e peladeiros do passado, do futebol de campo e futebol de salão, muito bom todos com saúde isso é o que importa., um grande e forte abraço Jobédis. ( Paulinho do treze de futebol de salão, Real campina e outros . Valeu....

Anônimo disse...

Jobédis vendo essas fotos da turma de peladeiros do passado, Raul , Nego Gilson, Carlindo, Jório, Wagner do 11 de outubro, Marcílio, Valdir Ventinha, Fernando Gangurú,Roberto Guarabira, essa linda festa promovida pelo amigo Marcílio e outros , mim passa na mente como é importante um encontro dessa magnitude e pela essa publicação neste portal do velho amigo Jobédis.
Palmas - Tocantins............. Paulinho do Real Campina , do Treze de futebol de salão, do colégio Alfrêdo Dantas, colégio de 11 de outubro,

Palmas Estado do Tocantins . Paulo Roberto Figueiredo - Paulinho.

Antonio Marcos Barbosa Bezerra disse...

AGRADECIDO PELAS REFERÊNCIAS. AGRADECIDO PELA BELA FOTO EM BOA COMPANHIA DE FERNANDO ARAGÃO. REALMENTE É DIFÍCIL DEFINIR ESSE ENCONTRO. PENA QUE VOCÊ NÃO TENHA IDO. PARABÉNS PELOS COMENTÁRIOS.

Anônimo disse...

É muito bom para quem está longe rever tantas pessoas que participaram da minha infância, pois com certeza conheço 70% deste pessoal. 35 anos fora de campina grande me faz sentir muitas saudades, mas desejo um feliz ano novo para todos e que Deus permaneça com vocês.
Zezito

Anônimo disse...

NO V ENCONTRO DOS AMIGOS DOS ESPORTES NUMA MESA UMA PESSOA ESTAVA FALANDO:
-MEU NOME É DR JOÃO VIRGULINO DA NÓBREGA E EU FUI UM CRAQUE NO FUTEBOL!!!!
RAUL PERNÃO IA PASSANDO ESCUTOU E VOLTADO PARA A MESA DISSE:
-IOÃO PARA V. SER UM JOGADOR RUIM,TINHA QUE JOGAR MUITA BOLA MAS MUITA BOLA MESMO.
RISADA GERAL.
MAIS UMA PÉROLA DE NOSSO QUERIDO RAUL,IRMÃO DO SAUDOSO BILINHA.
MEU NOME É MARCO TÚLIO CARNEIRO.
FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!!!!!
ABRAÇO

ADALBERTO COELHO disse...

O ENCONTRO FOI MAIS UMA VEZ SENSACIONAL, REVER OS AMIGOS DE TANTOS ANOS, É ALGO INDESCRITÍVEL, SENTIMOS FALTA DO JOAO MÁRIO, JOBEDES ESPERO QUE NO PRÓXIMO ANO TODOS ESTEJAMOS JUNTOS. QUE BOM REVER MARCOS SOARES COMPANHEIRO DO QUERIDO ESTUDANTE, VER RILDO . PARABENIZO MARCÍLIO SOARES, PELA ORGANIZAÇÃO, TAMBÉM MEU AMIGO MARCELO E TODOS OS MEUS AMIGOS TOINHO, ALEXANDRE, O ESPAÇO É PEQUENO. ATÉ O PRÓXIMO.

Carlinhos disse...

Amigo Jobedis! Infelizmente não deu para participar da festa, tinha compromisso em Recife. Pela reportagem a festa foi brilhante e bem organizada pelo meu amigo Marcílio e sua equipe. Um Feliz Ano Novo. abraço

Zeca Lopes disse...

Valeu Jobão pela excelente matéria sobre o encontro! Um 2014 de muita saúde, paz e novas conquistas.
Zeca Lopes

Postar um comentário