Subscribe:

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

QUEM ERA CRAQUE - IRAPUÂN SOARES

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

A bola de futebol sempre foi um troféu de qualidade para o nosso homenageado de hoje. Como aconteceu com vários craques do nosso bairro do São José em Campina Grande/PB. Nem sempre foi o que ele desejava.  Não passava pela sua cabeça ser um craque famoso, mas jogar em campos de pelada sempre foi o seu desejo, afinal quem o conheceu sabe muito bem, da sua intimidade com a redonda nos pés. Grande armador que fez alguns jogadores artilheiro de muitos gols, domínio de bola apurado, mas as circunstancias da vida o tiraram muito cedo, de um lugar mais brilhante dentro do campo de futebol. Irapuã Soares, ou simplesmente “Puã” como era chamado pelos seus amigos.

Dono de uma humildade transparente, caráter a mostra e um apaixonado pelo futebol. Nascido no bairro do São José, onde seu pai era um dos grandes jornalistas de nossa cidade o famoso Epitácio Soares. Aprendeu com seu pai a disciplina de ser útil a família. Apesar de estar sempre na frente dos seus trabalhos de jornalista, seu pai tinha em seu escritório em casa para nos finais de semana fazer seus trabalhos extras, como jornalista.

Irapuã se juntava com outros garotos do bairro para jogar a famosa peladinha. A bola não saia da cabeça e com o seu bom domínio de bola foi percebido pelos desportistas da cidade e foi jogar no time que estava sendo formado na Rua Felipe Camarão o Cacareco conforme fotos abaixo:

Este time tinha e grande repercussão por ter jogadores como: Hermani, Ogedir, Jorio, Zé Soares, Uala, o Goleiro, Edimilson Garafão, o Chico Cateta, entre outros:

Irapuã jogou em outros times de nossa cidade entre eles: as Letras, Portuguesa, Juventus e Everton, entre outros. O problema era arranjar o tempo para jogar, pois na sua casa suas tarefas estavam cronometradas: Pela manhã, encher todas as vasilhas de água e estudar, pela parte da tarde ia para o grupo. Mesmo assim encontrava um tempinho e ganhava alguns minutos no time.

Por outro lado, ele buscava um emprego para ele poder trabalhar. Arranjou um emprego nos Correio. No seu primeiro dia trabalho conseguido. Mas, uma vez, o nosso craque teve que deixar de lado, o que mais gostava para ajudar nas suas despesas. A partir dali foi de cabeça trabalhar, mas nas horas vagas jogava pelos times de peladas. Hoje está aposentado e vive na tranquilidade do lar quando pode ainda tenta bater um bolinha nas festas de confraternização do Everton.


Algumas fotos do Atleta Irapuã:












2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu amigo Jobedis essa bela homenagem ao nosso amigo Irapuan, era uma pessoa de uma humildade infinita , um Craque diferenciado, assim era Irapuan., tive a oportunidade de jogar junto no Real Campina com Ele.
Paulinho.

Palmas - Tocantins.

Hildeman. disse...

Caro amigo Jobédis, quase não tive convivência com o Irapuan,, o admirava muito, pela sua humildade, tranquildade. Êle era um garoto que chegava caladinho nas horas certas e no lugar certo. Acredito que o Irapuan herdou muito do seu pai, o qual, era um cidadão muito disciplinado.

Postar um comentário