Subscribe:

quinta-feira, 5 de abril de 2012

QUEM ERA CRAQUE - ALOIZIO PRETINHO

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES




O futebol do passado me trás lembranças de grandes jogadores, o nome Aluizio Vieira de Andade, poucos saberiam quem foi, mas se falar “ALUIZIO PRETINHO” ai já temos uma referencia, pois esse moreno ainda jovem chegou disposto a fazer história.

O apelido lhe foi dado pelos seus amigos com quem jogou por ser um moreninho baixinho e inquieto com a bola e de grande rapidez, o apelido pegou e Aluizio Pretinho se consagrou nos anos 60 e inicio de 70 no futebol amador de Campina Grande jogando pela equipe do Internacional da Prata, Nacional de Zezé e no Estudantes time que se notabilizou e fez história por ser formado quase na sua totalidade por estudantes e por pessoas que prestavam serviços em nossa cidade. 

Foi um dos primeiros jogadores de Futsal vestindo a camisa do time do Batalhão de Serviços e Engenharia, time formado por soldados do exercito no final da dÉcada de 50. No futebol amador Aluizio Pretinho foi campeão vestindo a camisa Nacional conforme fotos abaixo:

                                             TIME DO BATALHÃO


              Aloizio, Domingos e Edesio Rocha. Agachados: Ze Guedes e ??






No futebol de salão jogou no BNB.



Com a extinção do Nacional ficou jogando apenas no Estudantes para nunca mais sair, trabalhou vários anos como bancário no BCO DO NORDESTE DO BRASIL (BNB) até a sua aposentadoria, sempre com grande profissionalismo e credibilidade. Que o nome “ Aluizio Pretinho “ adquiriu nos seus setenta e tantos anos anos residindo em sua cidade de coração.


Algumas fotos de Aloizio Pretinho






9 comentários:

Wdilson disse...

Grande Aluizio.

Tive o privilégio de jogar por muito tempo, ao lado do amigo Aluizio no Estudantes. Foram duas décadas, ou mais, até o encerramento das atividades do Estudantes. Sempre tive o maior respeito pelo pretinho não só pelo craque que era com a bola nos pés, mas pelo amigo leal que foi, e ainda é. Humberto (se estivesse vivo) iria, no mínimo, fazer um comentário a seu respeito no Jogo Duro. Certamente falaria: ALUIZIO PEQUENO, boa Páscoa. Parabens mais uma vez, meu amigo Aluizio.

JOÃO MARIO disse...

Joguei com Aluisio no ESTUDANTES e contra no Futsal. Jogador inteligente, versátil e muito veloz ! Fora e dentro de campo era um gentleman e não perdeu aquela caracteristica !
No Futsal era muito dificil marcá-lo, sabia tocar a bola como poucos e chutava bem !
Homenagem merecida pois foi um dos grandes jogadores da nossa cidade !
Parabéns Aluisio !

Anônimo disse...

Já citei aqui em outras oportunidades, que mesmo não sendo amigo ou ter jogado junto aos craques de uma época tão maravilhosa, é bom tecer uns comentários.
Aluísio,antes de mais nada pelo pouco que te ví jogar, mas sei o craque de bola que foste, sua maneira rápida no trato da bola nos chamava uma atenção toda especial.
Olha não sei se vc lembra, no tempo que vc jogava no Internacional, eu ia ver este time jogar, pois meu irmão Roberto (estudou no Senai), será que vc lembra dele? me levava, ele jogou no tempo que este jogador da foto, o quarto em pé da esquerda para direita, esse aí tb jogava muito, não lembro o nome dele, esse time era muito bom mesmo, e bom mesmo foi vc cara, que aqui nesta bela lembrança que o amigo Jobão faz, vc merece,
Jonas didi

Anônimo disse...

Muito bonito agente que também foi peladeiro, até se emociona com os fatos aqui relatados. Me deliciei mesmo com "memória esportiva: Futebol Pelada de Campina Grande" pena esse tempo não existir mais e todos nós perdemos com isso, principalmente os jovens.
Parabéns mesmo, matéria de suma importancia para todos
Almeida

Anônimo disse...

Aluisio,não atuamos juntos. Jogamos contra, ele pelo Nacional e eu pelo: Trezinho e Boavistense.Eu o admirava pela inteligência agilidade e chutes certeiros. Também o vi jogando futsal na AABB em jogos memoráveis.
Hoje, aposentado pelo Banco do Nordeste, sempre o encontro aos domingos na sede do BNB jogando sinuca e tomando umas cervejinhas com os amigos. Onde é personalidade imprescindível.
Abraço
Vadinho

Pedro Aurelio disse...

Tive a honra de jogar com Aluizio no time da Faculdade de Economia e enfrentá-lo em outras oportunidades no F. de Salão nos campeonatos da AABB.Depois de 33 anos sem nos encontrarmos, nos reencontramos por ocasião da missa de 7ºdia do nosso amigo Silvestre Almeida. Um forte abraço Aluizio.

Pedro Aurélio (Pedrinho)

zezito disse...

Jobedis,

Vi muito o Aluisio jogar e fazer gools de faltas em joão pipoca goleiro do Humaitá, no campo do Estadual da Prata.

Zezito

Anônimo disse...

BELA HOMENAGEM JOBÃO, MAIS UMA BEM MERECIDA, ALUIZIO, JOGUEI MUITO CONTRA ELE, PELO BNB E EU PELO BANCO DO COMERCIO DE CAMPINA GRANDE ME DEU MUITO TRABALHO COM AQUELES BICOS INESPERADOS E CERTEIROS ELE E BETINHO MOTA E OUTROS PELADEIROS INESQUECIVEIS COMO SILVESTRE E ELIAS TROJÃO AMBOS JÁ SE FORAM, PARABENS, UM ABRAÇO PARA TODOS, ESPEDITO VILAR

Marcos Soares disse...

Também tive o privilégio de jogar alguns anos com Aluísio no Estudantes.Jogava fácil e com inteligência o que dificultava a marcação dos adversários.
Jobão, algumas dessas fotos são de minha autoria. Aliás, quero agradecer pelas publicações de inúmeras fotos que tive a felicidade de registrar do esporte amador de Campina.
Aproveito para mandar um abraço para Aluízio.
Marcos Soares

Postar um comentário