Subscribe:

segunda-feira, 30 de abril de 2012

QUEM ERA CRAQUE - CARLINHOS

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



A história do antigo lateral esquerdo do Estudantes  Carlinhos que atuou muitos anos na nossa cidade é desses casos raros do esporte. Sempre mostrou qualidade e boa  técnica, atuou na melhor fase do nosso futebol (década de 70). Conquistou várias vitorias no futebol amador da cidade pela equipe do Estudantes (a equipe que mas  que atuou na nossa cidade).

Sempre mostrou sua característica de ser um bom lateral esquerdo. Fez parte da fase nostálgica do futebol de pelada de nossa cidade na década de 70, quando resolveu pendurar as chuteiras (depois de se formou) no futebol amador.

Sem duvida nenhuma Carlinhos sempre foi um jogador que mereceu destaque, pelas suas constantes e ótimas atuações num tempo aonde os atletas jogavam muitos anos consecutivos na mesma agremiação.

Agora já aposentado da bola mas não do serviço, apenas ficam as lembranças de seus grandes feitos. Parabéns Carlinhos, pelos belos momentos que teve sua participação na história do futebol amador de Campina Grande.

Abaixo sua historia contada pelo mesmo e algumas fotos para ilustrar sua bela história

Prezado Jobedis

Talvez os amigos não conheçam bem o meu passado como peladeiro. Joguei pelo Estudantes futebol de salão poucas vezes, mais futebol de campo. No Estudantes passei de 1967 a 1972. Fui estudar agronomia na Bahia e lá tive oportunidade de jogar futebol de salão pelo time do nosso grande goleiro Mozart Figueredo e Zacarias Ribeiro vulgo Zaquinha, nesse tempo Mozart, tinha uma gráfica e Zaquinha era agrônomo da antiga Suvale hoje Codevasf. 

Nasci na Rua Frei Caneca e depois em definitivo no final da  Rua Tiradentes, antigo os Coqueiros de Zé Rodrigues. Foi onde começei a jogar pelada, com Gil, Simonal, Lambreta, Peba, Mario Curuja, João Viaco, Ramos, Diromar, Amorim, Caé, Pibo, Sabará,  Zé Maria, Raul e Chico Cateta do São José. Cheguei a jogar poucas vezes pelo Imbirense a convite de Simonal. Meu parente Fernando Canguru que é Aragão e meus parentes por parte de meu pai os filhos de Ivete e o grande Miranda.

No Estudantes cheguei a jogar com grandes peladeiros e profissionais como Gil Silva, Pibo, João Mario, Marcilio, Sobral, Aluisio, Benivaldo, Natal, Simonal, Lulu, Helio, Guerrinha, Betinho, Noba, Paulinho, Ademir, Ademildo, Curura, Guedes, Pedão Humberto, Zé Maria, Iremar, Marcos Soares, Antonio Lídio, China, Beto e tantos que não recordo no momento. Então é o que tenho a  oferecer do meu relacionamento com o futebol e amigos dos esportes. Parabéns mais uma vez pela iniciativa, o seu trabalho traz excelente contribuição ao acervo.Espero que essa nova geração continuem a mostrar-se dignos de sua honrada memória.
Um grande abraço
Carlinhos

Algumas fotos do Atleta:










Ronaldo Soares, Gilvani e Carlinhos


12 comentários:

Anônimo disse...

Carlinhos, jogamos juntos nas peladas dos “Coqueiros de Zé Rodrigues”. Tínhamos uma turma assídua; Mario Buchudo, Peba, Ramos Doido, Lambreta, Gil Silva, Simonal, Isaias (embora deficiente participava) dos rachas., e muitos outros que me faltam na memoria. Atuamos também no Estudante. Lembro que aos domingos íamos “pegar” carona com Romero.
Eu, Carlinhos, Lambreta e Gil Silva. Era um time muito bom. Noba era o grande “maestro”. Carlinhos era um lateral clássico. Não dava pancadas e muito menos “balão”. Jogava um futebol cadenciado, e muito eficiente.
Tenho em Carlinhos um grande amigo. Quando nos encontramos e uma alegria. Relembramos os tempos idos. É uma grande satisfação.
Jobedis, mais uma vez você resgata uma personalidade impar dos bons tempos. Parabéns!
Carlinhos abraço fraterno.
Do amigo
Vadinho

Anônimo disse...

Carlinhos, vc merece e muito esta homenagem que o amigo Jobão aqui faz, eu me considero um privilegiado em fazer parte de um época tão boa, mesmo não tendo jogado com alguns que aqui são homenageados, como no seu caso, mas tive o prazer e vê-los jogar e jogar as vezes do outro lado, pois fazia parte da vida.
Amigo, resumo meus elogios ao teu futebol dizendo, vc jogava um futebol "requintado" e mais o que é aqui postado na narrativa do Jobão e no comentário do nosso amigo Vadinho.

Jonas didi,

JOÃO MARIO disse...

Joguei com Carlinhos e afirmo que foi um dos melhores laterais esquerdo que vi jogar na pelada ! Franzino, baixinho mas marcava como ninguém sem apelar para deslealdade.
Sempre nos encontramos e relembramos o inicio da sua vinda para o Estudantes quando era reserva de Kerekexé !!!!!
Grande abraço amigo Carlinhos !

Marcílio Soares disse...

Meu lateral esquerdo predileto. Gostava muito do jeito que Carlinhos jogava, e como ele encarava cada jogo do ESTUDANTES. Sempre com aquele perfil de seriedade que tinha em sua expressão facial, de poucas palavras, mas decisivo no lado esquerdo, que era sua área do campo onde jogava. Outra coisa que gostava e admirava em Carlinhos, ele não batia, ele não era desleal com adversário nenhum, sabia jogar.
Fora de campo, nos tornamos bons amigos, uma amizade que dura até os dias de hoje. Alias, somos amigos desde infância, bem antes de jogarmos no ESTUDANTES, pois morávamos bem próximos e também jogávamos no famoso Coqueiros de Zé Rodrigues quando "pirralhos". Uma boa lembrança nessa bela homenagem a Carlinhos, que tem seu nome entre muitos que se destacaram nos esporte amador de Campina Grande.

Carlinhos disse...

Amigo Jobédis, obrigado pelos elogios, fiquei bastante emocionado com a narrativa de um passado de muitas lembranças e recordações.
Abraço

Anônimo disse...

Carlinhos, grande amigo e primo, realeza da bola, sabia tratá-la como ninguém. Deslealdade não existia em seu vocabulário. Enfentei-o algumas vezes, ele pelo Estudantes e eu pelo Everton. Tenho prazer em encontrá-lo quando vou a Campina Grande e me sinto orgulhoso em fazer parte de sua amizade. Parabéns ao Jobedis pela homenagem e parabéns ao Carlinhos pelo homem que é: um pai e amigo exemplar. Abraços do primo e amigo, Fernando Cangurú.

Anônimo disse...

VVALEU JOBÃO GRANDE CARLINHOS, MEU AMIGO ESTUDAMOS JUNTOS SE NÃO ME ENGANO FOI EM DONA GENY DUNDA. É O NOVO, JOGAMOS ALGUMAS PELADAS JUNTOS,GENTE DE PRIMEIRA QUALIDADE, UM ABRAÇO PARA TODOS, ESPEDITO VILAR.

Anônimo disse...

Jobão parabens pela materia com o Carlinhos esse grande lateral esquerdo de um toque refinado. Carlinhos eu tambem tive o prazer de fazer parte da equipe do Estudante na qual você era o nosso lateral esquerdo. Carlinho obrigado pelo comentario quando fui homenageado pelo Jobão.Abs. Nego Braulio

Anônimo disse...

Jobão, homenagem justíssima a este grande atleta do ESTUDANTE ESPORTE CLUBE, que é uma pessoa notável tanto no aspecto profissional,como pessoal. Que por onde passou deixou sua marca, fazendo grandes amizades.
Agradeço as referências e citações sobre minha pessoa.
Abraços, Glauco Kardec

Anônimo disse...

Amigo Carlinhos, queria até exagerando, pedir permissão para dar uma opinião aproveitando este espaço nesta bela homenagem que o amigo Jobão fez pra você, diante do futebol bem jogado por vc e aqui é elogiado por mim e outros.
Veja que toda vez que é postado a homenagem a um grande craque, são colocadas fotos, só o que tem é gente que nos deu prazer em jogar junto ou mesmo contra, mas que não deixa de ser uma bela lembrança. D..iante da citação aqui feita,"década de 70", realmente uma década de ouro, quem jogou nela teve um privilégio e grande, lembro até a seleção de 70, pra mim a melhor de todas.
Sinceramente falando, a cada postagem do nosso amigo Jobão, uma emoção em recordar e viajar nesse tempo bom de futebol jogado.
Tive uma ligeira passagem jogando pelo Estudantes em 1977, quem me levou na época foi o amigo Sobral, mas tive que voltar aqui pra Fortaleza.
Deixo aqui esta...quem naquela época de 70 jogava um futebol "ruim", a gente ainda comentava que ela jogava "bem"!
Carlinhos, que Deus te proteja junto aos seus familiares.
Jonas didi

Marcos Soares disse...

Mais um amigo de infância ilustrando a história do futebol amador de Campina.
Carlinhos dispensa qualquer comentário. Boa índole, amigo, íntegro e especial quando tinha a bola sob seu controle. Merecido registro.
Jóbedis, apenas um lembrete: muitas fotos acima são de minha autoria. Obrigado pelas divulgações, pois acho que meu trabalho não foi em vão.

Anônimo disse...

Amigo Jobédis, uma homenagem mais do que justa, um exemplo de disciplina. Sempre gostei de assistir os jogos do Estudantes, um vez o ponteiro direito do Taubaté deu uma cutuvelada nas costa de Carlinhos que ele ficou um pouco sem fala e criou logo um hematoma. Ele pediu prá ser substituido. Curura, deu uma massagem, prometeu revidar e terminou sendo expulso.
abraço Mororó

Postar um comentário