Subscribe:

sexta-feira, 13 de abril de 2012

QUEM ERA CRAQUE - TONHECA

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Na década de 60 e 70 em nossa cidade vários atletas daquele tempo no nosso amador eram bonitos de se ver jogar, mais teve alguns que tratava a bola com fino trato, sempre de cabeça erguida, digamos aquele que dava um bom padrão de jogo ao nosso time e que quando a bola passava nos seus pés, com certeza saia uma bela jogada. 

Hoje reverencio Antonio Ribeiro da Paz, que ficou conhecido em nossa cidade como TONHECA. Inclusive, teve o privilégio de fundar e jogar Everton Esporte Clube, considerado o " Dream Team " da época. Nosso time  foi Bicampeão Suburbano de futebol de Campina Grande nos anos de 
1971 e 1973 e Tinha o Tonheca jogando ao lado de grandes atletas 
grandes jogaores, conforme veremos nas fotos. 

Tonheca jogava ou de ponta ou meia direita, habilidoso, veloz, pé calibrado. Jogava como um verdadeiro ponteiro. Um olho na bola e o outro no adversário. Driblava, ia à linha de fundo e fazia cruzamentos para os companheiros. Era um bom jogador. Com seus lançamentos, fez grandes artilheiros no Everton. Com suas maravilhosas jogadas fazia gols, ele irritava os adversários. Com suas molecagens, ele ganhava toda a torcida.

Não só no futebol de campo teve destaque, participou de alguns times de futebol como: O Trezinho, Cacareco, Everton, Celb e 11 da Vila, depois encerrou a carreira no futebol de pelada no Everton. No futebol de salão da cidade jogou em alguns clubes entre eles: Disparada, Celb, Bolonha, Treze e no time do Colégio Estadual.

Foi ídolo do time do Everton, e um dia, trocou o futebol do Everton pelo 11 da Vila. Lá, seu gênio brincalhão não mereceu tantos aplausos. Mas voltou, e terminou sua vida de atleta no time de seu coração. Por tudo que fez ao longo dos jogos, Tonheca faz parte da história do Everton. 

O “seu Ribeiro”como também é chamado pelos amigos, atualmente está aposentado, mas pode orgulhar-se de possuir um histórico esportivo dos mais invejados, tendo em vista ter sido convidado para jogar em alguns times de futebol de veteranos de nossa cidade

TONHECA tinha e ainda tem um perfil, magro e de uma agilidade incrível. Chegava junto quase sempre. Quando tinha que intervir com abola era habilidoso com ela nos pés, sabia fazer gols e quando  fazia o gol, ia pra galera comemorar. Era magro, mas de canela dura. 

Valeu grande amigo e companheiro de lutas e vitórias. 

Algumas fotos do Tonheca para ilustrar esta pequena biografia:


TREZINHO





















16 comentários:

HONORIO PEDROSA disse...

Beleza de homenagem ao meu amigo e colega de trabalho naufpb/ufcg, ANTONIO RIBEIRO DA PAZ, O POPULAR TONHECA, O VEI ANTONHO DE TILA(NAO SEI PORQUE).

ABRAÇOS JOBÃO E AO GRANDE AMIGO TONHECA,

NORO PEDROSA

Anônimo disse...

Antônio Ribeiro da Paz, o Toinho de Dona Otília (sua genitora, que Deus a tenha em bom lugar) e o “Mago Tonheca” para todos nós. Jogamos por muito tempo no Everton, Trezinho e Boavistense, inteligente, irreverente, ágil, formamos uma dupla que infernizava os defensores. Que o digam Zé Guedes, Lerão,Justo,Bodão, Zé Preto(Zé de Mãe) e Zé de Biu que tinha verdadeiro pavor da nossa “ciranda”. Um amigo importante na minha juventude e que hoje continua com um valor maior na minha maturidade. Quando nos encontramos é uma alegria reciproca, rememoramos os bons tempos e os “causos” que não são poucos. Tonheca foi meu maior parceiro no futebol amador de Campina Grande, ganhamos muitos títulos para o Everton e um vice para o Boavistense e nesse segundo lugar, não perdemos para o adversário, perdemos para o arbitro: Sargento Vaqueiro
Jobedis, mais uma vez você nos brinda com uma maravilhosa e justa homenagem, Tonheca é uma figura e tanto. Bom marido, ótimo pai e um amigão de todas as horas.
Meus parabéns!
Vadinho

Marcos Soares disse...

Realmente Tonheca foi um grande jogador, além de um ser humano discreto e de boa índole. Por onde passou deixou lembranças de seus maravilhoso dribles. Merecida homenagem.
Abração Tonheca, parabéns Jóbedis mais uma vez.
Marcos Soares

Anônimo disse...

Jobedis,

Novamente somos colocados diante de mais uma figura de profunda representação humana e histórica para todos nós que conhecemos o bairro do São josé e vivemos um pouco dos seus mais ricos momentos na década de 60/70.

Tonheca é uma dessas pessoas de extrema qualificação em razão do seu perfil de serenidade e paz de espirito que sempre deixou transparecer para os que lhe admiram e que lhes cercam.

É o perfil do homem de bem, sem maldades e portador de interior repleto de paz e de amor para os que vivem ao seu redor.

De sorriso timido mas que faz dele uma boa companhia para os bate papos da vida que temos construido até hoje, ter Tonheca como referencia é a certeza de que existe um mundo de virtudes e de paz. Nós é que na ânsia do egoísmo e da vaidade as vezes alteramos o rumo dessa ordem humana e social.

Meu caro Tonheca: Foi saber noticias suas. Felicito o blog pela homenagem que é merecdida.

Um grande abraço e que Deus continue iluminando a sua vida e mantendo-o como referencia.

Germano Ramalho
agermanoramalho@gmail.com

Marcílio Soares disse...

Grande TONHECA!!! Amigo em todas as horas, e jogar ao seu lado em muitas oportunidades, foi um uma satisfação, um prazer.
Lembro bem quando estagiava na extinta CELB e TONHECA era funcionário, e juntos tivemos a feliz ideia de organizar o RACHA BOLA DE OURO, foi um período bom nas boas peladas no Convento de Ipuarana, e que se estende até os dias de hoje, porém em outros gramados.
TONHECA jogou muito bem tanto no futebol quanto no futsal, alias jogou bem nada, foi craque, muito bom de bola, e deixou seu nome registrado na história dos esportes amadores em Campina Grande, times como o Everton - Trezinho - Treze Futsal - CELB - Atecel entre outros, que são inúmeros.
Fora das quadras e de campo, um excelente amigo, discreto, meio calado, mas um homem exemplar em seu carater e em suas amizades.
Você é um AMIGÃO TONHECA, digno dessa honrosa homenagem!!!

Wdilson disse...

Grande Tonheca

Nunca tive a oportunidade de jogar com Tonheca, mas conheço de perto seu grande potencial de atacante e de marcar muitos gols. Valeu Grande Tonheca, um abraço

Anônimo disse...

Que homenagem merecida amigo Jobão, antes de mais quero dizer que foi um grande privilégio jogar ao seu lado meu amigo Tonheca.
Mas vou iniciar o meu comentário e vejo aí postado:
-tratava a bola com fino trato
-jogava de cabela erguida
-fazia belas jogadas
-habilidoso e veloz
-pé calibrado
Peraí amigos, deixem um espaço para ainda ter condições de relembrar minhas tabelas com este meu grande amigo da bola, como era fácil jogar ao seu lado amigo Tonheca, cultivar tudo isso em nossa memória e ficar de bem com o coração.
Meu amigo de tantas jornadas, você jogava muito e quem jogava ao seu lado tinha que pensar rápido, pois vc pensava mais rápido.
Fico feliz e ver todos aqui falar da sua memorável carreira como jogador e saber que eu participei um pouco com a minha humilde presença ao seu lado.
Forte abraço meu grande amigo Tonheca!

Jonas didi

TONHECA disse...

Jobão. Muito obrigado pela homenagem, não mereço tanto. Um forte abraço do amigo de sempre Tonheca.

Pedro Aurelio disse...

Jobedis,
Tive a alegria de jogar ao lado de Tonheca no colégio Estadual da Prata em em outras oportunidades na AABB. Crack, jogava com alegria. Deu o nome de "Vira Moreno" aos dribles de "arrodeio" que dava nos adversários.

Pedro Aurelio - Pedrinho.

naldo disse disse...

grande amigo,era bom de bola, umavez apos o jogo comtra o auto esporte da liberdade,fomos tomar banho a vapor la em socorro na rua rio de janeiro,apos umas biritas, fomos tomar o banho so que estava frio ai tonheca disse:socorro bote fogo,que o vapor esta frio, socorro disse: acabouse a lenha,tonheca disse bota as quengas,socorro disse so se for eu pois acabouse tambem ai foi aquela greia,fuba disse vige aqui ja quebrou faz tempo,vamos embora la pra vamberto mesmo pelo menos se faz um pindura akkkakkakakakakaka valeu jobão

JOÃO MARIO disse...

Grande Tonheca !
Tive ainda chance de jogar com Tonheca quando estávamos trabalhando na velha PRAI !
Jogamos Futsal e Futebol. E como disse o amigo Vadinho, agil, bom chutador e se livrava facilmente dos "tocos" !
Fizemos parte da turma que fundou o RACHA "OU VAI OU RACHA" do Clube Campestre que racha todos os domingos no Campestre!
Bom amigo, e sempre é bom encontrar o Tonheca para batermos aquele papo !
Parabéns amigo !
Você merece !

Anônimo disse...

Uma homenagem que estava faltando. Tive a uma grande felicidade de jogar junto a Tonheca. Era um jogador que quando estava jogando jogava com alegria e uma tristeza para os adversários. Parabens seu Ribeiro e obrigado a Jobedes pela homenagem.
Geraldo (Maribone)

Lambreta disse...

Tonheca alem de bom de bola, foi o cara mais espirituoso que conheci. Para voces terem uma ideia da sua espiritualidade, depois de ter um problema de saude, e voltar a si no Hospital deu de cara com Keka e foi perguntando '' keka eu morri de infarto e tu morreste de que''. Daria para fazer um livro(grande)sò com seus causos.Estou com saudades das cachaçadas homèricas, eu vc, e Benicio.
Um Abraço

Vania Rodrigues disse...

Gosto muito de ler você com uma maestria impecável. Leva seus leitores ao diálogo sobre temas que realmente ficam registrados para todas as gerações. Considero a sua plasticidade (a)temoporal e talvez esse seu escrito pudesse até estarem um livro.
Gostei muito de fazer esse passeio, ou melhor, viagem no tempo cronológico. Traz marcas no tempo lógico de quem as viveu ou não. Muito bem_dito através de você.
Beijos_

Anônimo disse...

Ribeirinho, Tonheca, Valdir Carapuça e Fernando Cangurú, talvez o maior ataque da pelada de Campina Grande de todos os tempos. Era terrível para os adversários. Todos eles voce já homenageou neste espaço. Contudo, meu amigo Tonheca sempre foi o mais espirituoso de todos. Alegre, brincalhão, amigo para todas as horas. Um pai de família exemplar. Como jogador, somente quem jogou junto com ele soube a sua importância para o time, para os companheiros e para a torcida. Inventor de vários dribles (vira moreno) acabou lançando a ciranda, o que infernizava muitas defesas adversárias. Que o diga Zé de Biu. Quem conviveu com este quarteto, Tonheca, Fuba, Raul e Sabará, certamente conviveu com as pessoas mais espirituosas que se tem notícia. Tonheca, sinto-me feliz em fazer parte do seu rol de amigos e sempre que vou a Campina Grande faço questão de procurá-lo para revivermos os grandes momentos que vivemos. Grande homenagem de Jobedis para voce. Saudades, Fernando Cangurú.

Ronaldo Soares disse...

Meu caro Jobedis, um forte abraço!!! Seu Ribeiro é uma das boas lembranças do nosso esporte amador!!!

Postar um comentário