Subscribe:

terça-feira, 3 de abril de 2012

QUEM FOI CRAQUE - ESPEDITO

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

A vida de goleiro não é fácil, por isso poucos escolhem a posição para se dar bem no futebol. Quando se destacam são aclamados,  mais em compensação quando cometem algum vacilo são os grandes vilões das equipes. 

Espedito Vilar é um desses corajosos que escolheram a posição de guarda metas no futebol de salão e no futebol de campo. Já diz o ditado que o goleiro já é praguejado, pois onde ele anda não cresce grama.

A vida de Espedito dentro do esporte foi normal teve altos e baixos, mais afirma que teve mais recordações boas que ruins, jogou no gol desde pequeno se acostumou com aplausos e vaias. Surgiu como jogador de basquete no time do IBC,  depois foi ser arqueiro no Santos da Estação. Conforme fotos abaixo:



      ESPEDITO É O PRIMEIRO A GAROTINHA DA FOTO É DALNINHA ESPOSA DE TOTÓ MIRANDA

Esteve também no Campinense, Treze, São Braz e (Wallig foto abaixo)

vestiu também a camisa dos Caçadores, Cabo Branco de João Pessoa e Náutico do Recife inclusive disputu o campeonato paraibano de profissinais pela equipe do Santos de Tererê  de joão Pessoa entre outros, mais afirma que teve os melhores momentos nos campeonatos de futebol de salão foi no time do Cabo Branco, onde conquistou um  titulo inédito.

Participou das Olímpiadas Operárias de Campina Grande onde os funcionários do São Braz da cidade venceram o torneio (foto abaixo). 


Tudo que Espedito relembra é com saudades dos bons velho do futebol de salão, onde ganhou títulos e premiações como goleiro destaque. Hoje com uns quilinhos a mais e cabelos a menos,  ainda está nas quadras e gramados da cidade,  mais no veterano, fazendo o que gosta e compartilhando com os amigos as horas de lazer que o futebol lhe proporciona, esta é um pouco da vida de Espedito Vilar.


Recebi outras  fotos do meu amigo Espedito, o "Pedito", este que fez parte da melhor safra de goleiro de futebol de salão Campina Grande do passado. Lembro com saudade do tempo dos campeonatos da cidade na AABB, onde fazíamos verdadeiros clássicos, jogadores de alto nível técnico, lá tínhamos verdadeiros esquadrões bons de bola e o couro comia,  cada jogão, eram tradicionais estes confrontos que reunia grande numero de torcedores.

Saudades ficam mais até hoje Espedito fala que só não foi campeão da cidade por ter levado um gol  no ultimo minuto do jogo contra o  Campinense, que  foi o campeão da cidade e seu time o Caçadores foi o vice.

Parabéns amigos Espedito, meu grande goleiro e estas fotos só enaltecem não só sua carreira, mais de todos seus amigos que serviram de base a grandes equipes do nosso futebol amador.

Outras fotos do Espedito



JOÃO MARIO, PIBO, ESPEDITO E ADEJARDES .ABAIXO: TOINLIDIO

32 comentários:

Thadeu disse...

Jobão,
o jogo que ele fala foi campinense e treze, no trabalhador, e o gol foi meu.
Thadeu Borba.

lambreta disse...

Alem de grande goleiro, era (e è), o melhor contador de causos . È uma pena que esteja morando fora de Campina. È o goleiro do ''timinho'' que poderia ser formado sò com moradores da rua Desembargador Trindade; Espedito, Alexandre,Toinho, Hugo e Gil Paraiba.

Anônimo disse...

Mais do que justa esta homenagem ao meu grande amigo Espedito. Só houve um equívoco. O time de basquete é o IBC, primeira equipe infantil de basquete de Campina. Tive a honra de participar com Espedito no time do Santos de futebol de salão.Parabéns à você pela justa homenagem.
Abraços.
Cau Tejo

João Mario disse...

Espedito de fato faz parte da elite de bons goleiros não só de Campina Grande mas de toda a Paraíba. E faltou a informação que ele foi goleiro do Santos de JP que disputava o campeonato de Paraibano de Futebol e sempre com boas atuações, que diga os atacantes do TREZE, pois mesmo sendo trezeano fechava o gol, mostrando a todos o seu respeito pela camisa que vestia.
E como disse Lambreta,não passa um minuto sem ter uma boa piada !
Bom amigo e merece a lembrança !

Jobedis Magno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Honório Pedrosa disse...

Jobão, muito justa esta lembrança do nosso grande amigo e o maior contador-desportista-atleta de piadas que já ví. O GRANDE EXPEDITO VILAR.E além do m,ais, é 13ano e vascaíno.
Abraços geande Pedito. Noro Pedrosa.

Anônimo disse...

eOBRIGADO MEUS AMIGOS PELA LEMBRANÇA, TEMPOS QUE JAMAIS VOLTARÃO SÓ NOS REGISTROS DE JOBÃO, SAUDADES.....ESPEDITO VILAR

Anônimo disse...

jMeu nome é JOSINALDO DE SOUSA(NALDO), hoje moro de Fortaleza.Ce, e sou da turma A -tarde ginasial de 1969, onde acho que estudei ou joguei com o PEDRINHO irmão do JOBEDIS, portanto se por acaso um dos dois ou outra pessoa que ler esse comentário conhece-los, fv informar (jnalde@bol.com.br) pois gostaria de falar dom o PEDRO, que jogamos futebol de salão infantil e handbool, pelo estadual da prata e tambem joguei no Atletico da Prata e Real Campina.

carlinhos disse...

Mais do que justa a homenagem ao meu amigo Espedito,fez parte do passado de um futebol brilhante, está no rol dos melhores goleiros da década de 60/70. Um grande abraço

carlinhos disse...

Homenagem mais do que justa ao meu amigo Espedito, um passado brilhante, continua no rol dos melhores goleiros de futebol de salão na decáda de 70. Basta ser da família Vilar, já disse tudo. Um grande abraço

carlinhos disse...

Homenagem justa ao meu amigo Espedito, bom goleiro de futebol de salão na década de 70. Sendo da família Vilar de Taperoá não precisa dizer mais nada. Um grande abraço

Marcos Soares disse...

Jóbedis,
mais uma vez você teve a felicidade de consignar outra justa lembrança do esporte amador de Campina Grande e da Paraíba. Trata-se de Espedito Vilar, com quem tive o prazer de participar do primeiro time de basquete infantil da Borborema, o IBC, cujo registro, ele não divulgou, ou melhor, perdeu.
Lembro , ainda, que contávamos com as orinetações do seu pai Estevão Vilar e do Dr. Carlos Tejo.
Abraço fraterno amigo Espedito.
Parabéns Jóbedis.

Anônimo disse...

Que Homenagem mais linda!!!! Esse é o meu Pai!!!
Parabens, o senhor merece muito mais do que isso!!!
bjaoo sua Filha Danielle Vilar.

Vilar disse...

Primo que nunca faltou com a amizade nos melhores e piores momentos da vida em família! Um grande abraço do Rio de Janeiro! (Rosângela Vilar, Marcos Espínola e Milena Vilar França)

Jobedis Magno disse...

Marcos Soares o time do IBC foi citado e a foto tambem.

MARTINHO FARIAS disse...

Jobão, meu amigo. Tenho um prazer grande de saber que muita, muita, muita gente te admira pelo que vc está fazendo!
Obrigado também! Agradeço também, por mim e pela minha familia, pela reportagem de Paulo Buchudo. Ninguém sabe, mas além de meu tio, foi meu verdadeiro irmão.

Espedito Vilar disse...

VALEU JOBÃO, MUITO OBRIGADO PELA HOMENGEM FIQUEI MAIS JOVEM, APESAR DE COMPLETADO ONTEM DIA 3 DE ABRIL 64 PRIMAVERAS EU E HUGO BALA, POIS NASCEMOS NO MESMO DIA E ANO
UM ABRAÇO.

Anônimo disse...

Bem lembrado o nosso amigo Expedito. Fomos amigos de infância, onde jogamos muitas peladas na quadra de cimento do Campinense, Campo do Bordeu e partidas de bola-de-meia lá em minha casa. Grande amigo e companheiro, adversário no basquete IBC X Estrela Americana, e jogamos muito futebol de salão pelo time do Santos.

Grande Expedito, aqui vai o meu abraço.

Hermano Gomes Pimentel (Manoca)

Anônimo disse...

Amigo Jobão, vc bem sabe que um dos primeiros comentários sobre as suas homenagens são meus, mas mesmo chegando agora, digo... mais um golaço, mas é aqui, pois nesse grande goleiro Expedito sei que é difícil rsrsrsrsrs, merece sim toda estas postagens feitas aqui por todos aqueles que tiveram a oportunidade de lhe ver jogando, parabéns, aqui fica uma lembrança memorável de uma grande goleiro.
Valeu Expedito,
Jonas didi

Henrique Gomes disse...

Eu já tinha perguntado ao meu tio, que tanto me falava do site do Museu do Esporte de Campina Grande, onde estavam as fotos de suas atuações como goleiro.

Bela homenagem. Parabéns.

Henrique Vilar Gomes (Filho de Hélio Bode Véi)

Anônimo disse...

Sendo irmã de Espedito, só tenho a agradecer a você Jobedis, pela homenagem. Aproveito para acrescentar que Espedito além de ser um grande atleta é uma pessoa maravilhosa, irmão de quem muito me orgulho.

Augusta Vilar

Thaelmam Queiroz disse...

Sensacional.Espedito Vilar com uma vasta cabeleira

Anônimo disse...

Sou viciada neste blog,pois tenho a oportunidade de rever pessoas e lugares q fizeram parte da minha infancia,parabéns,vc está resgatando nossa historia,campina merece,o São Jose merece!

Anônimo disse...

Vocês conhecem Espedito como um grande goleiro e contador de piadas. Eu conheço como um grande irmão!!!
Sou mais uma a engrossar a fileira de agradecimento por essa linda homenagem. E destaco a importância de se manter a memória viva. Com a velocidade dos nosso dias, fica cada vez mais difícil lembrar de casos e pessoas que foram destaque na nossa vida e na nossa cidade.
Parabéns pela homenagem!
Parabéns, Pedito!!!

Denise Vilar

Marcílio Soares disse...

Pedito. . .um grande goleiro, as vezes jogamos no mesmo time, outras vezes meu adversário. Fazia defesas que nem imaginava que alcançaria a bola.
Tanto dentro ou fora das quadras, levamos uma amizade que permanece até hoje. Mal humor, nunca vi PEDITO de cara fechada, quando vê a gente vai logo dizendo, tu sabe tal piada. . .e desenrola, depois vem as risadas. É isso aí Espedito, uma homenagem por tudo que você representou no esporte amador de Campina Grande, e foi assim que conhecí ESPEDITO como um grande amigo!!!

Marcílio Soares

Anônimo disse...

Jobedis,

Em Campina Grande tive poucas chances de jogar com Espedito. No entanto em João Pessoa tive a felicidade de jogar e conviver mais próximo desse ser humano exemplar!
Parabéns
Marinaldo G. de Melo

Anônimo disse...

Parabéns Pedito, vc merece essa bela homenagem. Além do grande goleiro que sempre foi, é uma pessoa que está toda hora de bem com a vida. É um irmão que todos gostariam de ter.
Eu só tinha chance de jogar quando vc viajava ou, por outro motivo qualquer, não podia estar presente. Mas, sabia que era reserva de um dos melhores goleiros que a Paraíba teve o prazer de ver jogar.

Anônimo disse...

Parabéns Jóbedis, pelo resgate que vc vem fazendo do esporte amador da nossa querida Campina Grande. São homenagens justissímas à pessoas que contribuiram, de diversas maneiras, para o engrandecimento do nosso esporte.
Desculpe a falha por não ter me identificado no comentário acima.

Estevam Henrique (DEDA)

Anônimo disse...

Parabens Jobao pela justa e merecida homenagem a este grande goleiro do fut ebol de salao dos boms tempos. Vi o Espedito jogar nas
Olimpiadas Estudantis e Campeonatos Locais dando um show de bola Fez grndes amizades na cidade sempre participativo nas festividades da nossa cidade. agradecendo ocomemtario a minha pessoa neste blog . um forte abraço do amigo Glauco Kardec

Anônimo disse...

Pedito,
Realmente, como goleiro um craque para os que o viram em ação, mas para mim, a prima Claudinha, era o galã, parecido com Roberto Rivelino.
Parabéns pela homenagem.
Bj grande,
Claudia (filha do craque Rimar, da velha guarda do Treze dos anos 50!!!)

Marcio Silva Vilar disse...

Adoraria ter visto e jogado com ele,não tive este prazer.Mas sei que era um otimo goleiro porque todos dizem e até meu pai fala,é claro não podemos esquecer que somos Vascainos né tio?(Marcio Vilar filho de DEDA)

Anônimo disse...

CRAQUE É CRAQUE A VIDA TODA!
Parabens Expedito pelo craque que fostes e, pela pessoa amiga e generosa de sempre.

Marçal de Queiroz Paulo

Postar um comentário