Subscribe:

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

QUEM ERA CRAQUE - TOINHO BURACO

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Quem vê hoje em dia um senhor de cabelos “pretos”  batendo papo com alguns atletas e amigos do passado de Campina Grande no Calçadão da Cardoso Vieira  não sabe que ele foi um grande jogador de Futebol de salão dos mais completos da cidade e do Estado da Paraíba. Começou no futebol de pelada e era um verdadeiro maestro no meio campo ou como centro médio, depois foi brilhar no futebol de salão. 

Ele junto com seus amigos da rua e adjacentes fundaram uma equipe de futebol de salão na cidade com o pomposo nome do Santos da Desembargador Trindade. Este time fez história, sendo Tri-campeão infantil da cidade (conforme foto Abaixo):

Por suas boas atuações acabou despertando o interesse do Campinense Clube nos anos 60.

Formou com Alexandre Miranda   uma das maiores duplas de futebol de salão de toda história do esporte na nossa cidade e da Paraíba. Elegante ao jogar e de cabeça erguida e jogava sorrindo como se a bola fosse brinquedo, jogava um futebol clássico, de fintas rápidas e passes precisos e que se adaptava em qualquer posição e jogava principalmente na ala direita ou armando as jogadas (jogou no Estudantes e em alguns rachas da cidade). 

Jogou depois na e AABB e na seleção da Paraíba nos jogos universitário do norte e Nordeste onde foram campeões. Jogou também algumas partidas pelo Cabo Branco de João Pessoa.

Quando se formou foi embora de Campina Grande para morar em Pulo Afonso na Bahia e lá juntamente seu colega Alexandre e com outros atletas fundaram um clube dos engenheiros para jogarem de futebol de salão e fizeram a historia. Toinho em Paulo Afonso também jogou no time de futebol de campo da cidade com muito brilho.

Deu duro para sobreviver batalhou e venceu como. Casou, criou o seu lar e depois de arquivar as chuteiras e tênis. Ainda teve tempo de participar de algumas peladas nos finais de semana.

Algumas informações já foram repassadas em postagens anteriores e que agora receberam acréscimos de mais depoimentos colhidos junto às pessoas e ex desportistas  que são depositários da memória do antigo futebol de salão de Campina Grande.

Valeu Toinho Buraco o esporte de Campina Grande agradece.

Algumas fotos do atleta como desportista e no ultimo encontro:

TIME DA AABB
Toinho, Cyl e Tom . abaixo: Alexandre e Marcilio



TOINHO RECEBENDO INSTRUÇÕES DO TREINADOR ALBERTO QUEIROZ

Toinho é o terceiro agachado

MOMENTOS DO TOINHO NO ENCONTRO DOS AMIGOS DE CAMPINA GRANDE

 O DE CABELO PRETINHO É O TOINHO

Alexandre Miranda, Toinho, Aldanir, Tom, Simplicio e Raimundo Pedrosa


Toinho e seu copo de  cerveja






NO RACHA DOS TARGINO TOINHO É O ULTIMO  EM PÉ 


                          

13 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Jobedis. Tive a honra de jogar com Toinho, no Santos.Foi o maior e melhor jogador de Futsal de Campina Grande, quiçá da Paraíba. Clássico, tratava a bola por você, por minha companheira, enfim, era um jogador completo e, humilde. Esta homenagem estava faltando na galeria dos grandes craques.
Cau Tejo

Anônimo disse...

Amigo Jobão, diante do que vc já narrou a respeito do craque Toinho Buraco, a gente fica feliz em ter tido a oportunidade e o grande privilégio de vê-lo jogar, este time da AABB...Tom, Toinho Buraco, Cyl, Alexandre e Marcílio..meu Deus...obrigado por ter vivido nesta nesta época...vcs jogavam D+, não desprezando os ostro times aqui postados, ou gente boa de bola...
Toinho, tudo de bom, continue assim sorrindo para vida, pois ele vai lhe parecer tb linda sempre...Jonas didi

Marcílio disse...

Mais do que justa homenagem, Toinho é a pura arte do futebol, aliado a muita garra e determinação. Joguei com ele, já como veterano, no Racha de Targino, onde dá show de bola, valeu Toinho.
abs
Macaiba

Honório Pedrosa disse...

Bela homenagem ao grande atleta de salão, o Toinho Buraco. Joguei com ele no Bola de Ouro em Lagoa Seca.Faz parte da minha seleção de todos os tempos de futsal, além de ser uma bela figura humana.
Abçs.
Noro Pedrosa.

Roberto Guarabira disse...

Toinho Buraco foi realmente um dos mais completos jogadores de futebol de salão que vi jogar.
Incluo-o entre os badalados craques desta época, em que o futebol de salão transformou-se em futsal, com uma quadra quase do tamanho de um campo de futebol e a bola bem maneirinha (ao contrário dom que era no passado).
Juntamente com Alexandre e Marcílio nos proporcionaram belíssimos espetáculos e ostentam uma bela história futebolística em nossa cidade, em nosso estado e por que não dizer: no Nordeste.
Imaginem estas feras com o espaço que existe hoje?

Marcos Soares disse...

Indiscutivelmente um dos melhores jogadores que já tive a oportunidade de conhecer e a felicidade de, junto com ele, formar meio de campo da seleção paraibana do Colégio Marista,do Recife, ano de 1960, que terminou sua jornada naquele ano invicta.
O "Mago", nas equipes em que atuou, funcionou como o cérebro, a cabeça pensante do time. Através de suas jogadas e seus passes milimétricos, deu oportunidade a muitos outros se tornarem artilheiros, especialmente no futebol de salão.
Difícil encontrar outro a quem compará-lo.
Parabéns, Jóbedis, por mais uma justa homenagem.
Abraços Mago amigo.
Marcos Soares

Osvaldo Pereira (Vadinho) disse...

‎"Toda unanimidade é burra", eu discordo quanto se trata de Toinho "Mago" do Campinense.Tive o privilégio de o ver jogando nos tempos áureos das noite de sábado na quadra da AABB.Ratifico tudo o que aqui foi comentado.Esse moço era um primor de jogador.Uma personalidade ímpar dentro e fora das quadras.
O museu ficou mais completo com essa homenagem.
Jóbedis,parabéns!
Vadinho

Candido (Candinho) disse...

Toinho Buraco para mim está entre os maiores jogadores de futebol de salão que vi atuarem em Campina Grande: Alexandre Miranda, Jobedis,Giotto, Nego Gilson, Valdir Ventinha , PC e Marcilio Soares

CARLINDO C COSTA disse...

Belíssima homenagem ao "mago" da defesa, era incrivel vê-lo jogar principalmente atuar ao lado de Alexandre, sem, entretanto, ser coadjuvante de ninguém; ainda por cima excelente amigo, tive oportunidade de vê-lo várias vezes ensinando baiano a jogar na bela Paulo Afonso!!!

Marcílio Soares disse...

Pra mim, em minha modesta opinião, Toinho Buraco como é mais conhecido, foi um dos melhores na ARTE de jogar Futsal. Tive esse prazer de ser parceiro no Campinense Clube e na AABB. Vou resumir esse meu comentário - ""Toinho Buraco jogava demaaaaaaaaaaaaissss"".

Anônimo disse...

DEPOIS DE LER ESSES COMENTÁRIO E ASSINAR EMBAIXO, AINDA ACHO POUCO PELO FUTEBOL JOGADO POR ESSE MAGO, REALMENTE ERA O MAGO DA BOLA E DE AMIZADE, TIVE O PRAZER DE JOGAR MUITO TEMPO JUNTO DESSE CRAQUE QUE JOGAVA FACIL E PRECISO NAS SUAS ARMAÇÕES DEIXANDO OS OUTROS CRAQUES NA CARA DO GOL, TUDO QUE VC FALAR DESSE CARA É POUCO, OBRIGADO POR SER SEU AMIGO E TER JOGADO COM VC, UM ABRAÇO DO AMIGO DE SEMPRE ESPEDITO VILAR!!!!!!!!!!

Arthur Ramalho disse...

Um dos meus desejos era ter visto meu pai jogar. Para minha alegria e orgulho, ouvir e ler historias sobre Painho ajudam a ilustrar em minha mente as suas jogadas, estas, contadas sempre quando nos reunimos para conversar sobre futebol. Há algum tempo tive oportunidade de ouvir a narração de um gol dele. Espero que meu tio ainda tenha a gravação e os créditos da narração. Parabéns pai!!!

CAROL RAMALHO disse...

Como é maravilhoso saber que meu pai foi um "mago"da bola...sempre com seu jeito desajeitado de ser, foi conquistando a todos que cruzaram o seu caminho...por algumas vezes vi pessoas falarem das artes futibolísticas dele...obrigada pela homenagem. Me orgulho disso tudo. Hoje ele é o 'Mago" da minha vida, da vida dos meus filhos e dos meus irmãos. Carol Ramalho

Postar um comentário