Subscribe:

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

QUEM FOI CRAQUE - HUGO BALA

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



É bom contar histórias e lembrar-se de vários atletas que marcaram época e gerações, que através de suas virtudes alcançaram grande expressão esporte amador de nossa cidade. O nome Hugo Gomes Pimentel é desconhecido dos esportistas atuais de Campina Grande, só os mais próximos o reconhecem, mais quando anunciamos “HUGO BALA” logo à memória de todos os torcedores do nosso futebol de salão ou de campo do passado fixa na imagem daquele jogador magrinho que jogava na ponta dos pés, bom marcador e que sabia sair jogando.

Muito jovem começou a vestir camisas de alguns times de futebol de salão de nossa cidade. Começou no time do Santos da Desembargador Trindade, (conforme foto abaixo):

                             SANTOS DA DESEMBARGADOR TRINDADE

Hugo Bala era um jogador franzino, de boa técnica e jogador  leal, era um ótimo marcador que dificilmente perdia uma dividida, apesar de seu corpo magro em relação a sua altura. Deste novo já se mostrava ja sabia por que estava fazendo na quadra de futebol de salão.

Pelas suas boas atuações pela equipe do Santos da Estação foi chamado juntamente com outros jogadores para a equipe do Estudantes e lá brilhou e foi tri-campeão da cidade ao lado de grandes jogadores  entre eles: João Mario,  Ersão, Sebastião, Pibo, Patrício ,  conforme fotos  abaixo:


Hugo esta sem olhar o fotografo

Desde que iniciou no futebol deixou sua marca de grande jogador, participou de grandes conquistas pelos times que jogou, foi campeão amador de futebol de salão pelo Estudantes. Depois jogou no Campinense, seleção da Furne e que juntamente com Galego Renato do vôlei (improvisado de goleiro em virtude de o nosso arqueiro Belo Madalena ter faturado o braço), Jobedis, Marcilio Soares e Nego Gilson conquistaram o inédito titulo da Furne de campeão de futebol de salão nos jogos universitários realizado em João Pessoa em 1973. 

Jogou futebol de campo no Estudantes e em alguns rachas da cidade conforme fotos abaixo desta pequena homenagem.

Hugo Bala visualizava o futuro, nunca deixou os estudos. Hoje pode se considerar um homem consolidado exerceu cargo de grande importância como advogado em nossa cidade. 

Hoje é aposentado e administra a fazenda da família no cariri paraibano, tem sua vida estruturada, pois batalhou e se esforçou para ter tal êxito.

O Hugo Bala foi e ainda é com certeza um grande desportista de nossa cidade, Infelizmente com  sua aposentadoria dos campos e quadras  não  vai mais continuar a fazer suas grandes jogadas.  E quando as pernas não mais agüentar este grande jogador já deixou sua marca, de bom jogador do nosso futebol amador.

Parabéns Hugo Pimentel Gomes o grande “Hugo Bala”.

Algumas fotos da trajetória deste grande jogador:

                                                              
                                                     Estudantes

Racha dos Targino
Hugo está em pé e está em penultino perto de Geraldo Leal




19 comentários:

Marcílio Soares disse...

Tive o prazer de jogar futebol de salão (futsal)com Hugo Bala no Campinense, e o que me chamava sua atenção, era a tranquilidade, porém sempre atento durante o jogo. Jogamos peladas algumas vezes no Campestre (na época, Clube Médico Campestre), aos sábados a tarde, que também jogava muito bem fazendo o meio de campo. Uma bela homenagem à Hugo, pelo que representou nos esportes amadores de Campina, e pela amizade que formamos durante esses anos. Bom jogador, bom peladeiro, e um excelente amigo. Lembrando ainda, que somos Beatlemaníacos!!!

Anônimo disse...

Valeu Jobão, que a homenagem seja grande ou pequena, mas o que vale é o contexto em relação ao homenageado...e Hugo Bala foi parte atuante no meio desportivo de nossa terra.
Amigo Hugo, faz um tempão mesmo que não nos encontramos, mas esse longo período sem um papo que com vc é sempre agradável, quando a gente tiver uma oportunidade, independente do tempo e da distância, vai parecer ontem.

Saudades desta maravilhosa viajem a Paulo Afonso que fizemos...uma marco em minha vida, que tenho certeza é na sua também e de quem participou.

Jonas didi, forte abraço...

Anônimo disse...

Jogamos juntos no Santos (futebol de salão). O time do Santos não era da Estação e sim da Rua Desembargador Trindade. Fomos campeões juvenis em Campina. Hugo, além de ter muita raça era um jogador muito técnico. Foi uma honra prá mim jogar ao lado deste meu amigo. Jobedis, a homenagem foi muita justa pois, o meu grande amigo Hugo Bala merece.João Carlos Tejo Di Pace (Cau Tejo)

ROBERTO AGRA disse...

Jobedis, justa homenagem a Hugo Bala. Além de ótimo jogador de futsal, e também peladeiro, Hugo sempre foi e continua sendo um grande amigo. Algumas vezes, com seu "olhar de pontaria", parece estar no "mundo da lua", olhando para o céu, como pode ver numa das fotos. Talvez ali esteja passando por sua cabeça os bons e maus momentos que passou em sua vida. Hoje, Hugo, apesar de nos vermos pouco, continua sendo meu grande amigo da Desembaragador Trindade e colega do Santos da mesma rua. Parabéns, Hugo Bala, você faz parte da história do futebol amador de Campina Grande.

Anônimo disse...

O VELHO HUGO BALA MEU AMIGO DE ALGUNS DIAS, NASCEMOS NO MESMO DIA E ANO, TAMBEM MORAMOS NA MESMA RUA, JOGAMOS PELO SANTOS E OUTROS TIMES, JOGAVA MUITO, TINHA UMA CARACTERISTICA MUITO FORTE MARCAVA COMO POUCOS E JOGAVA PARA PARA TIME SEM FIRULA. FOMOS TAMBEM CAMPEÃO PELOS JOGOS INTRNO DO PIO XI. VALEU HUGO BALA. UM ABRAÇO ESPEDITO VILAR

Anônimo disse...

VALEU JOBÃO, MAIS UMA GRANDE HOMENAGEM, MEU IRMÃO HUGO BALA JOGADOR DE MUITA MARCAÇÃO E MUITA RAÇA, JOGAVA PARA O TIME SEM FIRULA,NASCEMOS NO MESMO DIA E ANO MORAMOS NA MESMA RUA DESEMBARGADOR TRINDADE E JOGAMOS NO SANTOS E EM OUTROS, NÃO O SANTOS DA ESTÃÇÃO E SIM DA NOSSA RUA. VALEU HUGO BALA POR TUDO QUE VC FEZ PELO ESPORTE DE NOSSA CIDADE, UM ABRAÇO ESPEDITO VILAR.

Anônimo disse...

POSTEI DUAS HOMENAGENS,PORQUE QUANDO FUI VERIFICAR NÃO TINHA SIDO PUBLICADA, QUANDO FIZ A OUTRA APARECEU AS DUAS, MAIS NÃO TEM PROBLEMA VC MERECE MUITAS HOMENAGENS, UM ABRAÇO ESPEDITO VILAR.

Ladjane Vieira disse...

Hugo Bala ê patrimônio do futebol amador de Campina! Mereçe essa homenagem por toda a dedicação que sempre teve .

DUETA disse...

valeu a homenagem ao grande jogador Hugo

Keka disse...

Tive o prazer de jogar com Hugo no Racha do Targino. Já veterano, mas um craque. Apesar de magro e com as pernas finas de vez em quando acertava uns chutaços q os goleiros não viam nem a cor da bola. Excelente homenagem a aquele q alem de craque é uma figura humana fantástica
Keka

Carlinhos disse...

Não tenho lembranças se tive oportunidade de jogar futebol de campo com essa fera Hugo Bala.Foi quem ensinou a turma da rua Desembargador Trindade a jogar futebol. Sei que jogava com a ponta da chuteira, cauteloso, bom marcador, um volante nato, aquele estilo carrapato, preocupado com os companheiros. Homenagem mais do que justa. Hoje presidente do conselho do maior time do mundo só perde para o Barcelona. Você merece amigo Hugo Bala. Um grande abraço.

Raimundo disse...

lconheci e conheço Hugo Bala, com jogador e homem. Sempre foi e ainda é um excelente caráter e amigo. Faz parte da história vibrante dos esportes de Campina Grande na segunda metade do século passado. eu o vi jogando e fomos amigos e quase parentes, já que fomos casados com duas irmãs. tenho ele, ainda e sempre como um grande amigo e não posso esquecer o homenagem seu modo criativo de tratar a bola. bela homenagem que fazem a ele. Lembro, também, de Juju que tratava a bola com a mesma elegância de Hugo Bala. Bela lembrança e meus parabéns a todos

Anônimo disse...

Hugo Bala, já o vira jogando futsal, mais foi no "Dentes de Leite" que tive a oportunidade de atuar ao seu lado. Volante bom marcador e que sabia como ninguém sair jogando ao ataque com rapidez e precisão nos passes.Passamos vários anos nesse racha aos domingos no Quartel de Polícia ali no São José.Bom amigo e sempre um bom "papo".
Hugo abraço,Jóbedis valeu pelo regate de mais um componente do nosso tempo áureo de peladas.
Vadinho

JOÃO MARIO disse...

Hugo depois de revelado com os restantes dos bons jogadores do Santos. Foi chamado para fazer parte do Estudantes. Lembro que Helio Bode Véi (seu irmão), dizia Jota, (era assim que ele me chamava), não reclama muito dele e fica dando uns conselhos dentro de quadra.
Conselho ? Que conselho ? Hugo tinha um fino trato com a bola, marcava muito bem e mesmo com aquelas pernas finas chegava junto, (com lealdade). Apenas eu dizia : cuidado com fulano que ele vem de "jacaré", cuidado com cicrano que gosta de usar o cotovelo,etc., pois nós tínhamos mais experiencia e sabíamos que eram os "tais " ! Mas logo, logo percebeu as manhas
e jogava como gente grande !
Com certeza um dos melhores centrais que joguei !
Parabens Hugo, bem merecida essa lembrança de Jóbedis !

Anônimo disse...

Bem, sou suspeito prá falar de Hugo, pois sou seu irmão e fã, desde criancinha. Jogamos juntos no Santos, onde fomos campeões, num campeonato que se realizou lá na quadra da Conceição. Se não me falha a memória, eram Eu (Manoca), Hugo, Cau, Gilberto (Rã) e Beau. Grande irmão, grande amigo.
Do irmão - MANOCA.

Henrique Gomes disse...

Meu tio Hugo Bala...Mais um homenageado que se faz presente em minhas lembranças, mas também em meus dias, uma das pessoas que me fazem pensar o quanto valeu a pena morar novamente em Campina Grande, apenas para tê-lo por perto, meu tio amigo.

Parabéns,
Henrique Gomes

Maurício Gomes Lacet disse...

Valeu, Hugo. Homenagem mais que merecida. Não sei se você já viu esse blog, mas se já viu, estou lhe imaginando com os seus olhos marejados. Do seu sobrinho querido, Maurício.

Rafaela Araújo disse...

Parabéns Hugo!!!
Você merece.

Anônimo disse...

Que orgulho ver tantas menções honrosas ao meu pai! Gostaria de ter visto esse craque jogando! Um bjo, pai!

Postar um comentário