Subscribe:

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

QUEM FOI CRAQUE - MARINALDO

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



Marinaldo começou como toda garotada jogando nas peladas, e como morava no bairro da Liberdade área periférica de nossa cidade, sua turma brincava no meio das ruas ou nos campos espalhados no bairro e que eram muitos na época.

Foi um jogador de defesa eclético. Conseguiu se destacar tanto no meio como na lateral. 

Começou a jogar bola em alguns times do bairro da Liberdade: Auto Esporte e Oriente (time que escolhia a dedo os seus jogadores: o Oriente, comandado pelos Irmãos Lima: Zé Preto, Valdecy, Nego Véi, Guaru e Assis Paraíba. Depois na faculdade jogou na seleção de futebol Poli, conforme fotos abaixo desta homenagem.


Na verdade, corroborando com a pequena biografia do Marinaldo, aquela época (anos 70) foram os anos dourados de muitos atletas, que, com certeza, revivem com lágrimas e muitas saudades tais lembranças.

Marinaldo, desde que largou o futebol quando se formou em engenharia elétrica na UFPB na época hoje UFCG, se predispôs a colaborar em vários setores administrativos da ELETROBRAS se entregando de corpo e alma a uma causa na qual ele julgava ser o seu sonho. Hoje ainda age energicamente no controle de suas atribuições como engenheiro no Norte do País, não só da empresa que trabalha, como também das parcerias. 

Mas, ele merece todo o nosso carinho por ter agido sempre com muita seriedade em todas as posições que ocupou, tanto que, se tornou o homem de confiança de todos os dirigentes que a empresa teve. Casado e pai de família que criou com muita dedicação ao lado da sua esposa.

Infelizmente, hoje não pode mais jogar futebol. Entretanto conserva na lembrança toda trajetória de atleta amador que nasceu com pinta de grande jogador, deixou sua “vasta cabeleira”. Driblou, correu e saltou pelos gramados onde seu coração ficará para sempre.

Algumas fotos do Marinaldo como atleta, como desportista,  engenheiro e pai exemplar. 




Auto Esporte da Liberdade
MARINALDO É SEGUNDO AGACHADO

ORIENTE DA LIBERDADE
MARINALDO ESTÁ EM PE JUNTO AO GOLEIRO
    

SELEÇÃO DA POLI
MARINALDO E O SEGUNDO EM PÉ


                                                             MARINALDO E A FILHA

MARINALDO E AMIGOS

Momentos 


                                                MOMENTOS DE MARINALDO E FAMILIA

                               Marinaldo com a filha





                              Marinaldo com os filhos




ESTA FESTA EU RECOMENDO PARA A JUVENTUDE


FALTAM APENAS 1 DIA!

Isso mesmo, 1 dia pra festa mais badalada de Campina Grande, e ai, vai ficar de fora dessa?
Corra e aproveite as promoções!
LEMBRANDO! INGRESSOS ANTECIPADOS ATE DIA 16 de AGOSTO!








23 comentários:

Marcílio Soares disse...

Marinaldo, um amigo que fiz dentro dos esportes, e posso testemunhar que jogava muito bem, apesar de seu jeito calmo. Era elegante na sua maneira clássica de jogar, tanto em desarmar um adversário, quanto ao sair jogando. Não lembro Marinaldo apelar jogando futebol(como se diz na giria do futebolística), ""baixar o cacete"". Chegamos a jogar juntos na tradicional pelada dos anos 70, no Estadual da Prata, quando ainda éramos estudantes (diga-se de passagem, que peladas acirradas e bem disputadas, eita quanta saudade), e Marinaldo sempre deu conta com seu futebol elegante. Jogou no Auto-Esporte da Liberdade, um timaço cheio de bons peladeiros, acho que também jogou no Estudantes não lembro bem, mas particularmente, em minha opinião, dava gosto jogar ao lado dele. Quando vim morar em João Pessoa, Marinaldo me convidou formalmente de participar da pelada do Areião, aos domingos de manhã, e lá também Marinaldo mostrava ser um craque na defesa, posição que sempre gostava de jogar. Fora dos campos, Marinaldo desempenha ser um excelente profissional na área das energias, e considero um bom e grande amigo, posso afirmar que é uma amizade verdadeira é coisa rara de se encontrar, e você Marinaldo, é uma dessas raridades, um cara simples de bom carater que soube vencer na vida, fruto de seus esforços. . .estou presente aqui para dar os P A R A B É N S ao amigo Marinaldo, por esta homenagem e lembrança que Jobedis faz à você. Valeu meu grande amigo!!!

Anônimo disse...

"COINCIDÊNCIA"...as vezes programada, que é estar presente na hora certa, ontem mandei uma mensagem para esse grande craque de bola e pedindo para ele me adicionar no Facebook, aqui hoje vejo o Marinaldo sendo homenageado...é "coincidência", podemos dizer..."divina". Até porque quero que os amigos tomem conhecimento abaixo a mens que fiz para ele:

Olá amigo, tenho uma relação muito forte com o tempo, ao rever suas fotos, senti que poderia suportar a crise dos 25 anos..kkkk, você foi parte atuante em nosso esporte e mesmo em lados opostos, admiração pela pessoa a gente tem que externar com respeito. Que Deus te proteja junto a sua família.

Você amigo Marinaldo, merece esta justa homenagem que o nosso amigo/irmão Jobão te faz, fica esta lembrança, marcada com muitas saudades, na certeza que seus familiares estão muitos orgulhosos, fique sempre olhando para vida juntos a eles com o poder de nunca desanimar, que todos os seus dias sejam abençoados por Deus.

Jonas didi

Marinaldo Gonçalves disse...

Hoje, feriado em Teresina, aniversário da cidade, acordo-me para ver o nosso museu! E vc não pode aquilatar como senti-me bem. Essas homenagens que vc faz são dignas de pessoas abnegadas como vc que dedicam-se a uma causa simplesmente por ideal. Vc não sabe, mas desde àquelas "croniicas" que vc iniciava sobre o bairro de São José, igrejinha, praça, pessoas etc... eu já o lia . Coloco-me a sua disposição para colaborar com informações de "peladeiros " dos bairros da liberdade. Obrigado!

Anônimo disse...

O Museu do esporte de Campina Grande, melhor do que o de Milton Neves, que só trata os esportistas como "Que fim levou", está remontando a história do um esporte da cidade, a partir dos seus personagens principais.
Mostra o esportista, mostra o homem, mostra a sua participação. Assim, não só temos fatos,e nos gratificamos também em saber como estão as pessoas e o que elas fazem.
Marinaldo, você, nessa altura da vida, tenho certeza que está se sentindo muito gratificado efeliz pela merecida homenagem.

Martinho - Porto Velho

Anônimo disse...

Consolidado por seus inúmeros leitores, muitos dos quais diuturnamente, a cada dia fica melhor.Vendo às fotos dessa postagem, fazemos um passeio nos tempos idos e revemos grandes jogadores e times daquela época áurea do amadorismo de Campina Grande.Me vem à mente belas recordações.
O homenageado de hoje Marinaldo,não jogamos juntos e sim como adversário.Zagueiro dos bons, para jogar com esses defensores das fotos acima,tinha que saber tudo de bola,né...
De parabéns o editor por mais uma justa homenagem.
Vadinho

Carmem Lucia Pereira Guimarães disse...

Jobedis
O seu Museu foi uma grande fonte para o meu trabalho escolar relacionado ao esporte amador o tema virtual. Adorei o seu blog, o quanto você fala e comenta a vida dos ex atletas com tanta veracidade, hoje sem duvida é minha leiura quase diária. Hoje sei a diiculdade de conseguir fotos de antigos atletas e da sua vida de pesquisador sempre com limitação para os leitores saber sobre os antigos idoloso de sua cidade. Continue assim. BJS!!!!

Hélder Veg disse...

Cara, Parabéns,seu blog é muito bom pretendo continuar acompanhando ele aqui na Espanha

Rosana Siqueira disse...

Sempre acompanhei seu blog, sua visão de cada homenagem, cada ex aleta e dirigente, aos falecidos, Será que simpatizo com seu ponto de vista por você ter uma inclinação pelo Vascão meu time do coração aqui em Portugal onde moro atualmente? hehe, brincadeira, sei que sua inclinação é para o melhor possível! Tamo junto grande amigo sou sua seguidora diaria, Sou torcedora do Porto de Hulk nosso idolo que é dai desta bonita cidade de Campina Grande! Vejo você todo dia, abs e Deus abençoe

21/05/2012 09:49

Carlos Ernesto Sicupria (Maringá) disse...

Valeu Jobedis Magno! Sou seu fã. Gosto de vc gratuitamente. Dpois de ler seus comentários no Portal Agora Esportes e perceber sua dedicacáo para com o resgate do esporte desta cidade, fiquei seu fã. Desejo muita sorte a vc neste novo desafio e continuarei te seguindo, pois vc é o "cara".PARABENS E SUCESSO

Carlos Eduardo Ribas (Ribinha) disse...

Jobedis parabens a homenagem ao Marinaldo. Gosto deste blog,li e enviei comentarios muitas vezes mas infelizmente eles não aparecia até que um amigo me ensinou a usá-lo... É bom que continue no ar,tentando manter esta beleza de resgate dos atletas do passado de sua cidade e fazendo este papel de ser mais um canal a ajudar o nosso amado esporte a crescer ou pelo menos a não perder espaço na mídia e no gosto dos Brasileiros.

Anônimo disse...

Merecida homenagem! Tenho a honra de ser filha desse craque, não só de bola, mas de coração também! Um exemplo de carater!

Jéssica Freire Gonçalves

Marinaldo Gonçalves disse...

Zagueirão jobão,

Obrigado pela homenagem! Sinto-me feliz em fazer parte do nosso museu!
Marinaldo

Bosco disse...

Marinaldo,

Voce não foi só um craque, você é um craque em tudo aquilo que fez e no que ainda faz. Por isso que lhe admiro muito, e que tive a felicidade de participar com voce desde a infância. Vá em frente. Seu amigo e irmão lhe acompanha de perto.

Bosco

Anônimo disse...

Marinaldo, foi através do futebol que aproximamo-nos e tive o prazer de conhecer a sua família, todos são simples, honestos e capacitados. E com esta convivência vi que és um homem de caráter invejável e um amigo-irmão. Que mostrava isso dentro de campo, como zagueiro que se antecipava muito bem e saia distribuindo a bola como ninguém. Obrigado por sua amizade! Do amigo-irmão Fernando.

Anônimo disse...

Linda homenagem! Parabéns, painho, o senhor merece!
Ass: Joyce Freire

Anônimo disse...

MAIS UM JOBÃO, CRAQUE DA MAIOR QUALIDADE DENTRO E FORA DE CAMPO, JA TIVE O PRAZER DE JOGAR JUNTO NOS GRAMADOS DO SANTOS E DA TELPA NOS DOMINGOS PELA MANHÃ. BEM, FALAR DE MARINALDO É MUIO BOM, MAIS MARCILIO SOARES MEU AMIGO E OS OUTROS COMENTÁRIOS JA FALARAM 2% O RESTANTE VEM POR AI, UM ABRAÇO PARA TODOS, ESPEDITO VILAR.

Anônimo disse...

MARINALDO UMA PESSOA MUITA SEGURO EM SUAS CONVICÇÕES,NÃO O CONHECI JOGANDO FUTEBOL,MAS FORA DOS GRAMADOS JOGA UM BOLÃO TEM SIDO UMA HIONRA CONVIVER PROFISSIONALMENTE COM VOÇÊ
UM ABRAÇO
RAIMUNDO DOMINGUES DE SOUSA NETO
TERESINA -PI

Unknown disse...

Marinaldo, um amigo irmão que conheci na pelada que jogávamos no Cabo Branco em João Pessoa/PB, jogava elegantemente tanto no desarme como sabia sair jogando, era um craque na defesa. Vou contar um episodio que aconteceu em um jogo da pelada, que jogava contra ele, não gosta muito de relembrar, estava ele me marcando, quando foi passado a bola, dei um biquinho na bola, fazendo ela voltar p/ frente e na antecipação dele, a bola com efeito deu uma meia lua e voltou para mim, ficando de cara para o gol e fiz, logo chegou dizendo que na próxima iria quebrar minha perna, mas acho que até hoje ele está procurando a bola , acho tb que foi maior drible que levou nas peladas hahaha...
Meu amigo, eu tinha que contar essa.
Gostei da homenagem que estão fazendo vc merece.
Abraço. Gallieri

Anônimo disse...

Marinaldo. Acredito que você foi do tempo de "Trubinka", O GURU DE NOSSO AMIGO lAÍRTON.. Com uma filha destas se quizer eu escrevo que você é o novo Jesus Crito. Já falou poara seus amigos do lardéu que você ganhou em Teresina, na fórmula 1 ( ou foi na fórmula 0 ?)

Anônimo disse...

Caro Marinaldo
Navegar neste site é viver duas vezes.Compartilhar da sua "história" é encher de boas recordações o pouco tempo que a vida nos oferece para retornar ao passado e o muito que traz de saudades!!!Você é uma pessoa especial e merecedor das graças de DEUS.
Abraços do amigo

Anônimo disse...

Marinaldo,além de bola,acredito que v. é muito melhor como piloto,como pode ser visto na foto acima v. indo de Teresina para CG trajeto que v. faz mais rápido do que de avião.Um abs do meio campista do time de seu Garcia pai de Mané GO....IA

Antonio Manoel Cruz disse...

Marinaldo,
Infelizmente não tive o prazer de vê-lo jogar quando jovem, no entanto, aqui em Teresina o vi participar de uma “pelada” de futsal. Naquele momento pude constatar que realmente você entende do “traçado”, procura os espaços vazios, toca de primeira, grande visão dos companheiros e finalmente espírito de “guerreiro” que o caracteriza como grande vencedor.Acredito que o futebol perdeu um “craque”mas em compensação a engenharia ganhou realmente um “fora de série”, com seu espírito de equipe, sua liderança , sua “habilidade” no trato dos problemas e finalmente a sua honestidade nas suas soluções .
Um grande abraço
Antonio Manoel Cruz (Manú)

Sérgio Pinto disse...

Sr Marinaldo, sou Sérgio Pinto que jogou com o sr e dr Petrônio. Nunca esqueço dos tempos do auto esporte, das nossas peladas do domingo! Estou morando em João Pessoa, aposentado depois de 35 anos de Bradesco. Quando estiver por aqui, vamos manter contato. Segue meu número 83 8766.3111!

Postar um comentário