Subscribe:

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Resgate Histórico do Esporte de Campina Grande

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Estamos vivendo um momento Olímpico Mundial, pois as Olimpíadas estão acontecendo em Londres, na Inglaterra. É um espetáculo que resgata em todos nós o espírito esportivo pela beleza, elegância e disciplina dos jovens atletas. Nas competições os atletas têm que demonstrar o melhor desempenho e nós brasileiros ficamos aqui na torcida em disputas acirradas, eletrizantes, empolgantes e sentimos muito orgulho por aqueles que defendem a camisa brasileira. Mas além deste aspecto cívico e patriótico destacamos também o entrelaçamento cordial que acontece entre as nações, o incentivo e estímulo que se tem com estes eventos que promovem o esporte em geral. 



Relembramos nesta edição os Jogos Ginásios Colegiais de nossa cidade. Foi um espetáculo que mobilizou toda a comunidade! Campina Grande ficava em festa. As quadras e campos da cidade foram palco de grandes competições e todos os espaços esportivos da cidade foram ocupados. Muitos foram os colaboradores desta grande festa esportiva, mas não poderíamos deixar de dar destaque especial aos professores de Educação física dos colégios de nossa cidade que não mediram esforços para aquela realização inédita. 



Campina Grande ficava diferente em época de olimpíadas tamanha era a rivalidade entre alguns colégios e a emoção que despertava nas torcidas. Os ginásios da AABB, Clube do Trabalhador eram pequenos demais para abrigar tanta paixão de uma só vez. Faltavam lugares. Foi nas quadras que nasceram grandes talentos nos esportes de nossa querida Campina Grande.

O berço de talentos rendeu a Campina Grande o apelido de “Celeiro de Craques”. Muitos deixaram a cidade para brilhar em outras profissões. Rivais dentro nas quadras no passado, hoje dirigentes, ex-jogadores e torcedores.

Era uma loucura em nosso município. Nascia uma competição onde não se tinha favoritos, todos iriam disputar várias etapas de modalidades de esportes distintos, Enfim, cada colégio preparava seu contingente para as competições escolares. Fazia gosto ver as pessoas lotando as dependências onde as atividades eram realizadas, pois na época acontecia uma parte das competições na AABB onde a maioria dos jogos de futebol de salão acontecia, já que era mais central e apresentava as condições ideais.

Como esquecer alguns clássicos memoráveis? Quem não se lembra da rivalidade entre o Colégio Estadual da Prata e 11 de Outubro? Meus amigos, algumas pessoas que como eu, que participava como atleta e outros que assistiram aos jogos envolvendo esses dois colégios, comentam ainda hoje que não ficava espaço para ninguém, todo centímetro de chão era disputado apenas para assistir aos jogos! Imagine o prazer que dava em proporcionar o espetáculo para tão grande público.

A disputa de: futebol de salão, handebol, basquete e Vôlei nestes jogos era uma coisa linda e prazerosa, imagine o ginásio da AABB lotado de alunos torcendo por seu colégio… Ainda participei de um jogo memorável, representando o Colégio Estadual da Prata, enfrentado o forte time de futebol de salão do 11 de Outubro, em uma partida emocionante, e que não podia terminar com um vencedor, no tempo normal, terminamos empatados em 1 x 1. O jogo foi terminar nos pênaltis, infelizmente não ganhamos, mas a emoção foi indescritível.

Emociono-me ainda hoje quando falam dos antigos jogos estudantis campinense do passado.  Nos ginásios da cidade sempre faltava lugar. A torcida se organizava e fazia faixas. Era muito bonito.

Para alguns jogadores das antigas, as recordações são muitas, melhores que ruins. Tínhamos excelentes jogadores e fazíamos boas participações nas competições. Vivemos uma época áurea no futsal. Tinha gente que ficava de fora do ginásio por falta de lugar e era fantástico quando tinha clássico. Isso marcou muito o esporte de Campina Grande.

Campina Grande foi palco de muitas personalidades ilustres que destacaram em diversas áreas, A seguir uma relação de imagens que por si só falam mais que muitas palavras para classificar como orgulho e saudades.



                   ABERTURA DOS JOGOS NO CAMPO DO TREZE







GRANDES ATLETAS
               Fernando Canguru, Alex lelis, Cho, Jobedis, Marconi e Lula Coutinho






                          
                                   PIO 11 DE FUTEBOL DE SALÃO


                     COLÉGIO ESTADUAL ADULTO DE FUTEBOL DE SALÃO


                          11 DE OUTUBRO DE FUTEBOL DE SALÃO





               FUTEBOL DE SALÃO JUVENIL CAMPEÃO DE 1967





TIME INFANTIL DE BASQUETE DAS DAMAS
Na frente,Ivonete Marinheiro (tuca) - Levina, Rossana (pião), Socorro Aranha, Celmart Agra - cont. esquerda p/direita Atrás: Renes Vilar, Giana, Rosimar Miranda, Soraia e Socorro do Ó Tejo


nA FOTO: BEM VINDA, MARIA HELEN ALEITE, LEVINA, NADYA,SOCORRO SOUTO,HELEN ABERTINO, GIANNA. aGACHADAS': VIVIANE, FILOMENA, SUENIA , KAKAI, RUTH. :BEM VINDA, MARIA HELEN ALEITE, LEVINA, NADYA,SOCORRO SOUTO,HELEN ABERTINO, GIANNA. aGACHADAS': VIVIANE, FILOMENA, SUENIA , KAKAI, RUTH.


TIME DE VOLEY DO ESTADUAL DA PRATA







8 comentários:

Maria Olanda Ribeiro disse...

Boas recodações de um tempo que não volta mais. Parabens Jobedis Pelo resgate

Ricardo Fook disse...

Caro Jobedis,

Aproveitando o prestígio e a audiência de seu blog, vc poderia pedir a todos os campinenses q tiverem fotos das Olímpiadas Estudantis de Campina (de todas as épocas) q enviassem p vc afim de divulgação e postagem e mostra geral no próximo IV Encontro!

Abs.,

Ricardo Fook
Natal/RN
tel. (84) 9406-8117

Anônimo disse...

Só o museu virtual do Esporte amador de Campina Grande consegue preservar a o verdadeiro e puro esporte amador.
Que seja contínuo a expansão e atualização desse acervo.
Parabéns Jobedis!
Marinaldo - Teresina, 10/08/12

Roberto Guarabira disse...

Mais uma vez parabéns ao amigo Jóbedis pela sensibilidade em aproveitar a época das olimpíadas de Londres para recordar as estudantis da nossa cidade.
Como bem frisou o amigo lá de Terezina, só o Museu Virtual do Esporte Amador de Campina Grande consegue preservar tantas relíquias.
Me emocionei.
Porque, guardadas as devidas proporções, para nós, era muito mais emocionante os jogos estudantis daquela época do que as atuais olimpíadas, onde o nosso esporte é um mero participante, agora é que começa a engatinhar, devido ao baixo investimento do governo em incentivar os amadores.
Existe atleta olímpico de outro país que já ganhou mais medalha do que o nosso país em todas as olimpíadas.
Em termos locais, haviam verdadeiros clássicos entre as equipes colegiais.
Era muita adrenalina, tanto dentro quanto fora das quatro linhas.
Era uma torcida que demonstrava uma verdadeira paixão pela sua instituição de ensino, pois todos nós fazíamos parte daquela história, direta ou indiretamente.
Que rivalidade entre Estadual e Pio XI, Estadual e 11 de Outubro, Alfredo Dantas e Carmem Silveira, entre outros.
Quantos craques com C ( c maiúsculo) desfilavam suas técnicas em diversos segmentos do esporte, heim?
Era realmente uma festa. Que saudade!

Jonas Didi disse...

Amigo Jobão, que beleza...só quem teve a oportunidade de participar desta memorável
competição sabe o orgulho que temos ao rever tudo isto aqui...ir lá naquela caixinha que
vc tem guardada com muito amor e ver as medalhas que vc ganhou.

Olha Jobão, me tocou e muito esta postagem, eu, vc e muita gente desta época que
me falta até adjetivos para exaltar...tem muitas histórias para contar, mas sempre uma
fica marcada...eu de forma pessoal foi a jogo final entre o time de Voley do Estadual contra
o Pio XI, que tinha o Galegão e cia..time considerado imbatível, até nos enfrentar, tenho em mente
até hoje o nosso time...Jonas didi, Chico Vaz, Gilberto, Erasmo, Flávio e Jerfesson.
Fomos campeões, nosso técnico..Firmino e auxiliar o Brilhante.
Deixo aqui um espaço para se algum deste amigo meu acima citado ler... fazer seu comentário.

Mas o que me marcou realmente, foi ver lá na arquibancada presentes naquele momento a minha Mãe e minha irmã
Vanilda, que Deus as tenham juntas e felizes a ele, por ver hoje eu aqui recordando tudo isto, e agradeço
a vc amigo/irmão Jobão por isso, que é realmente inesquecível.

Momentos lindos...

Jonas didi

Anônimo disse...

NADYA FARIAS GUEDES PARA O TIME DE HANDBALL DAS DAMAS Existe coisas nas nossas vidas que nunca esqueceremos, como bem disse o Jóbedis a transformação pela qual CampinA passava nas OLIMPÍADAS ESTUDANTIS, são lembranças que enchem meu coração de saudades junto com a felicidade de poder aqui no MUSEU DO ESPORTE de autoria do amigo Jóbedis, que jamais nos deixará esquecer belos momentos pelos quais passamos, ah! se pudesse reviver, mais estou podendo reviver através dessa extraordinária idéia da criação do nosso Museu do esporte, quero viver cada momento especial deste museu , pois aqui viverei lembranças inesquecíveis, e que também não a quero esquece-las, as guardarei bem juntinho do meu coração. Obrigada JÓBEDIS MAGNO POR ENCHER O MEU CORAÇÃO DE LINDAS RECORDAÇÕES. Aqui vc postou o time de handball das Damas, rival ferrenho do colégio Estadual da Prata nesta modalidade. Colocarei aqui os nomes das atetlas gloriosas e guerreiras deste time que tantas alegria me deu.ERICA , BEMVINDA, MARIA HELENA LEITE , LENINA, NADYA..., HELENA BERTINO, GIANNA. AGACHADAS: VIVIANE, FILOMENA,SUEMIA , FATIMA (KAKAI), RUTH. A VCS MENINAS MEU ETERNO AGRADECIMENTO, GUARDO CADA UMA DENTRO DO MEU CORAÇÃO , DE ONDE JAMAIS SAIRÃO , E A VC JÓBEDIS MAGNO, JÁ NEM TENHO PALAVRAS PARA LHE AGRADECER E DIZER O QTO VC ME FEZ FELIZ EM PODER REVER ESTAS MENINAS QUE FIZERAM PARTE DA MINHA VIDA DE UMA MANEIRA ESPECIAL E SINGULAR, JAMAIS AS ESQUECEREI MENINAS GUERREIRAS.COM MEU ETERNO CARINHO, NADYA

Anônimo disse...

Olimpíadas versus Jogos Colegiais de Campina Grande! No placar só perderíamos na grandiosidade do evento ora em andamento em Londres.Mais no quesito emoção,satisfação e recordação, daríamos um banho, uma "goleada".O depoimento de Nadya e os comentários dos leitores desse "museu" não deixam duvidas do quanto foi e continua vivo em nossos pensamentos às disputas que vivenciamos naqueles torneios.É deveras emocionante!Sou muito grato por ter participado e contribuído para o êxito daqueles eventos que nos marcaram ate os dias de hoje.
Jóbedis, parabéns pela belíssima postagem. E aproveito para agradecer àqueles que enviaram as fotos que redundou nessa maravilhosa reportagem.
Abraço
Vadinho

Dinaldo Dias disse...

Jobedis Obrigado pela materia, tenho a absoluta certeza que grande parte dos envolvidos que estão espalhados por este mundo, conheceram melhor ainda o fantastico site que voce possue. Recebi maqui em Cordoba onde moro e mail's de varios amigos que moram aqui e, gostaria de dividir com voce , pois sem este trabalho teu , jamais iríamos rever , mesmo que virutalmente, os GRANDES PERSONAGENS desta história,a cada um que me ajudou nisto, um grande abraço e que DEUS ilumine a todos ...Parabens,
Jobedis, e o conforto as familias que perderam os seus entes queridos, até com certas supresas, como pessoas que tive e terei sempre um carinho muito especial por eles, convivi muito com estes...e aos demais que DEUS já os tenha confortado.

Postar um comentário