sexta-feira, 23 de novembro de 2012

QUEM ERA CRAQUE - CHICO CATETA

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Freqüentemente perdemos contato com nossa história. Alguns amigos e as belas experiências do passado se distanciam inexplicavelmente e tornam paginas que dificilmente folheamos, por esse fator negativo procuro escrever e enaltecer aqui no Museu do Esporte de Campina Grande pessoas e atletas que no meu ponto de vista merecem destaques pelas suas atuações em prol do esporte e que se destacaram e marcaram época em nossa comunidade.


É bom contar histórias e lembrar-se de vários nomes que marcaram época e gerações, que através de suas virtudes alcançaram grande expressão no quesito futebol. O nome Francisco Moreira é desconhecido dos esportistas atuais de Campina Grande, só os mais próximos o reconhecem, mais quando anunciamos “CHICO CATETA” logo à memória de todos os torcedores do nosso futebol de salão ou de campo do passado fixa na imagem daquele jogador  que sabia sair jogando e colocava ela onde queria. Esta é a melhor maneira de explicar quem era esse atleta do passado. 

O defensor começou jogando nos times do bairro do São José entre eles o Cacareco Portuguesa, Trezinho, e no futebol de salão no Estudantes e no Treze e em outros times formados em nossa cidade conforme fotos anexadas a esta homenagem,  mas arrebentou mesmo foram anos depois, no futebol do Everton Esporte Clube.


Chico Cateta apelido que os amigos o chamam foi um dos fundadores do time rubro verde do bairro do São José e participou do jogo inaugural no dia 18/06/1966 contra o Comércio da Liberdade. Conforme foto Abaixo:


Se sagrou Campeão em vários torneios em nossa cidade com destaque para o Tabelão da Liberdade e o Campeonato Suburbano de nossa cidade, competição muito disputado e ganha pela equipe do Bairro no ano de 1971 (conforme foto abaixo):

Um dos grandes ídolos do Everton  na década de 60 e começo de 70. Habilidoso, de refinada técnica, chamava a atenção pela visão de jogo, a facilidade em dar passes, a boa condução de bola.

Jogador de personalidade forte mas ajudou a equipe do Everton a brilhar em várias competições, ficou por muito tempo no time ate se aposentar da bola e foi ser diretor do time de futebol, deixando o esporte depois , mas entrando para a história do Everton  da mesma forma.

No futebol ainda contribuiu também como técnico de alguns times de futebol de salão de nossa cidade e depois como dirigente do Everton e ajudou esta agremiação com sua experiência,  mais por problemas particulares se afastou dos gramados, mas deixou uma marca positiva no esporte, os saudosistas relembram o potencial desse que foi uns dos maiores laterais esquerdo do Bairro do São José e fez parte de uma das melhores histórias do futebol querido time do Everton Esporte Clube.


Pois é amigos para qualquer pessoa exceto os esportistas passar dos 60 anos pode ser momento gratificante, pois é exatamente ai que se inicia o processo de amadurecimento e se a juventude ficou pra trás, surge enfim a certeza de que se passa entender melhor os mistérios da vida e o segredo da alma humana. O mais importante é conseguir continuar com as amizades de infância. Tenho crédito para fazer esta afirmativa, pois desde década de 60, convivi e atuei com vários e extraordinários jogadores  e inclusive com o nosso homenageado de hoje o Chico Cateta.


Perto de completar 66 bem vividos, mas o tempo e a hereditariedade retiraram parte de seus cabelos e lhe colocou algumas arrobas no seu peso, mas foi benevolente não lhe retirando a “humildade e a simplicidade”, de continuar  a ser aquela figura amiga, paternal, experiente, ponderado com seus amigos de infância e juventude.


Abaixo algumas fotos do Jogador e desportista Chico Cateta:





Adicionar legenda




 CHICO É O SEGUNDO AGACHADO




EVERTON CAMPEÃO DO TORNEIO INICIO DO CAMPEONATO SUBURBANO DE 1973



CHICO ERA O TREINADOR












5 comentários:

Anônimo disse...

Jobão que beleza de homenagem, esse merece e muito esta homenagem, era tanta gente boa de bola nesse época de ouro do nosso futebol amador, que eu de forma particular fico aqui pensando, quem será o próximo a ser homenageado, e cada um que surge é uma alegria, rever amigos valoriza ainda mais a nós mesmos, porque quando temos uma história pra contar da amizade para com esse que está sendo homenageado é um sentimento renovado dentro coração, mas porque digo isto? ora amigos meus, meu primeiro jogo pelo Everton tive o privilégio de jogar ao lado desse grande craque de bola chamado CHICO CATETA, sabia tudo e tudo mais sobre o que posso chamar de futebol com arte, não só eu mas quem viajar no tempo só lembra de grande jogadas, lindos gols, passes rasteiros, não importava o estado do campo, "ela vinha sempre com carinho", a palavra "machucar", sei que Chico não conheceu em termos de lidar com "ela".
Podemos sim elogiar um amigo sem mesmo "bajular", é o meu caso aqui,sei que não estou escrevendo besteira, e sim uma verdade bem verdadeira de quem foi realmente craque de bola.

Agora um recadinho pra ele, ficaria feliz que chegasse a ele: Chico amigo demais de outro craque já aqui homenageado, o Ribeirinho, que reside ou residiu aqui em Fortaleza, toda vez que vou aí em Campina, naquele bate papo, onde tb Chico foi e é craque, ele pergunta...Jonas didi, tens visto o Ribeirinho? eu: as vezes mas é muito difícil encontrar, ele: olha caso o veja diga que neste final de ano eu vou até aí para nos encontrarmos ok, NOTA, MAIS DE 30 ANOS QUE O CHICO FALA ISSO, KKKKKKKKKKKKKKKKKK,

abs amigo Chico Cateta,
do amigo, Jonas didi

Marcílio Soares disse...

Eu vou simplificar meu comentário a respeito de Chico Cateta. . .esse cara jogava muito, muito, muito, tanto futebol de campo quanto no futsal. Como amigo é um cara super legal, tranquilidade geral. Ponto final!!!

astrogesildo Moreira disse...

valeu jobão, realmente é uma bela homenagem ao velho moreira muito bem lembrado, olha compadre so para esclarecer um pouco a foto do time da celb de futebol de salão na epoca era a seguinte formação... compadre zildo, curura, joão agra e o téc. chico cateta, agachados: careca, zé iran e saulo arruda. um grande abraço.

Anônimo disse...

Jonas didi tá dizendo...com todo respeito aos comentários aqui postados, cada um tem sua maneira e forma de elogiar..faz parte do sentimento pessoal e amigo.

Mas no meu caso, até devido a minha convivência bem de perto com o Chico Cateta, "reduzir" um comentário sobre ele, seria deixar de falar muitas coisas boas que passamos juntos no passado...e que continuemos...

abs,Jonas didi...

Anônimo disse...

De Fernando Cangurú. Franca/SP.
Francisco Moreira, para os íntimos "Chico Cateta", craque na acepção da palavra. Sabia tudo de bola, chute forte e certeiro. Leveza no seu trato, elegância em sua condução e malandragem na sua distribuição. Falar de Chico Cateta para mim é fácil, pois joguei bastante tempo ao seu lado e muito aprendi com a sua técnica. Fomos campeões em vários torneios dentro e fora de Campina Grande. Fundador do Everton, ele atuou vários anos como titular da equipe e chegou a ser diretor por vários mandatos. Faz parte da galeria de atletas de destaque do Bairro São José. Uma homenagem merecida. Amigo que conservo, até hoje, em meu rol de amizades. Parabéns ao Jóbedis pela singeleza de palavras e ao Chico Cateta que se eterniza, neste museu, como um dos atletas destaque do Everton Esporte Clube e do futebol amador de Campina Grande. Abraços, Fernando Cangurú.

Postar um comentário