Subscribe:

sábado, 10 de setembro de 2011

Primeira Olimpíadas Colegiais de Campina Grande

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Primeiramente, cabe um registro importante para contextualização: em meados da década de 50, além das reformulações de toda ordem com relação à Educação Física no ensino secundário campinense  e, em especial, no Colégio Estadual da Prata. Foi  criado o Centro Estudantil Campinense, que passaria a responsabilizar-se por todos os eventos esportivos das instituições de  ensino. 
No ano de 1956 o então presidente do Centro Estundantil  Campinense  GENIVAL LUCENA foi procurado e incentivado por integrantes de outras instituição entre eles o Senai e Estadual da Prata para organizar um campeonato esportivo entre os colégios de Campina Grande ( segundo João Mario que participou como atleta só quem iria participar era o Colegio ESTADUAL e o SENAI/SESI, então o CENTRO para não fracassar na empreitada, convocou vários alunos do CAD e outros colégios).
O evento, que foi chamado de "Olimpíadas Colegiais"  na sua primeira edição na  época, utilizava para a realização da competição campos e  quadras cedidos por diferentes clubes de nossa cidade, já que alguns Colégios não possuía ainda espaços próprios para a prática esportiva.
Podemos perceber, então, que as  Olimpíadas Colegiais  começavam a se configurar como um importante evento esportivo estudantil de Campina Grande, a ponto de contar com a participação de instituições de ensino de diferentes bairros  e a presença de autoridades políticas, civis e militares nas solenidades.
Centro Estundantil  Campinense foi campeão de VOLLEY e FUTEBOL. BASKEt foi o ESTADUAL
Abaixo as fotos da abertura dos jogos e o time de basquete do Colégio Estadual.



6 comentários:

Sandra Medeiros disse...

Belo resgate das olimpiadas estudantil de nossa Campina Grande, viajei no tempo. O texto lançou meus pensamentos, para minha feliz trajetória no caminho para Colegio Estadual da Prata o Gigantão (tão famoso nas olimpiadas ganhava tudo e vc Jobedis era um dos maiores idolos da galera)., Eramos muitas adolecentes, todas amigas iamos e voltavamos, caminhando até o colegio. Mas, o contentamento, era visível, cantavamos, brincavamos, disputavamos corridas... Estrada de chão, na época da cheia atravessavamos o riacho do Açude Novo com dificuldade. Hoje, é asfaltado, iluminado, mas não proporciona o mesmo prazer.

Fabiana Lima Costa disse...

Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue. Parabéns Jobedis pelo resgate que vc está fazendo do esporte de nossa cidade. São textos de excelente qualidade e faz-nos viajar pelas lembranças de quem viveu em Campina Grande querida,com muita vontade de reviver os tempos de outrora.

Eliane Meira disse...

Como diretora de um colégio tive a oportunidade de ler alguns textos seus nos Retalhos Historicos de Campina Grande e indiquei ao professor de historia do colégio mostrar aos alunos. Fiquei apaixonada com os seus trabalhos postado. a coletania de textos são maravilhosos e cada texto é melhor que o outro , com certeza e muito dificil escolher o melhor. e o mais interessante e que são relatos reais. O texto acima e mais um de tantos outros textos maravilhosos que são produzidos pelo jobedis.

Jonas Didi disse...

Amigo Jobedis Magno, é parabenizar mais uma vez vc, ver o início e saber que temos o orgulho de ter participado em nossa época, que venha lembranças nossas!!! abraços Jonas didi.

Marcílio Soares disse...

Jobão, eu vejo essas coisas e fico com muita emoção, leio tudo com lágrimas nos olhos. Se meu Deus me desse outra oportunidade de uma outra vida, queria nascer em Campina Grande!!!
Que matéria bonita, que foto espetacular. . . parabéns Jobão!!!

att.

Marcílio Soares

Eneida disse...

Olá Jóbedis!!!
Parabéns amigo pelos resgates feitos da nossa adolescencia no Colégio Estadual da Prata.Ver tudo isto é viajar pelo tempo único de nossas vidas e que não voltarão jamais.

Postar um comentário