Subscribe:

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

QUEM FOI CRAQUE – PEDRO SANDU

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES




No mês de dezembro do ano passado realizamos outra grande festa de confraternização dos antigos jogadores do time do Everton Esporte Clube que já tem mais de 45 anos de história. Por ser no período natalino esperávamos que não tivesse a freqüência de comparecimento de antes muito pelo contrário compareceram vários ex-atletas e torcedores para prestigiar a festa. Na frente uma pessoa que eu sempre queria homenagear aqui no Museu. Esta pessoa foi um dos responsáveis pelo evento. 

Esta minha homenagem de hoje é pra Pedro Araujo e que será uma homenagem especial a um grande amigo que se restabelece de uma complicada cirurgia, que todos nós o chamamos de Pedro Sandu. 

Uma homenagem mais do que merecida a uma pessoa que soube nos seus mais de 30 anos de atividades esportivas como jogador de futebol de campo, em Campina Grande, conquistar o respeito e a amizade de seus companheiros de equipe por onde passou e de seus adversários. 

Eu posso falar do Pedro Sandu como atleta, pessoa e amigo, pois partilhamos os campos de futebol, viagens de carro e ônibus para ir jogar dentro e fora do nosso estado por mais de 10 anos. 

Foram muitos churrascos, jantares e comemorações de vitórias e títulos, tanto no Everton como no time de futebol amador de nossa cidade o Boavistense.

A trajetória de Pedro Sandú no esporte campinense começou no aspira do Everton, depois jogou no Boavistense no campeonato municipal de nossa cidade representamos o time na época Distrito de Boa Vista onde a maioria dos jogadores era do Everton Esporte Clube (neste campeonato fomos vice campeões em um decisão perdemos a final em uma disputa por pênaltis) para o Campinense. 

No Everton, em 1973, começou uma parceria que iria marcar a carreira de Pedro Sandu como jogador de futebol de campo pelo rubro verde do São José. Naquele ano começamos a jogar juntos: O Pedro Sandu, Son, o amigo aqui (Jobao), Fernando Canguru, João Batista, Nenê, Valdinho Carapuça, Evandro, Jonas Didi, Tonheca entre outros grandes jogadores. Jogamos futebol juntos por algumas temporadas. Foram anos de amizade e parceria e vitórias. 


Pedro Sandu foi um jogador sempre decisivo nas disputas de títulos. No Everton foi bicampeão municipal suburbano invicto em uma disputa contra mais de 60 times de nossa cidade. 

No time rubro verde do São José foi ate presidente e já veterano jogou ainda um bom tempo, sempre fez parte da turma que puxava a frente na equipe. Em todos esses anos de atividades esportivas, É muito bom ver que você está se recuperando bem. É bom ter só boas notícias suas mostrando o quanto está feliz, forte, confiante e brincalhão como sempre. 

Para nós que convivemos com ele nesse período, só devemos agradecer por poder partilhar de sua amizade, das suas festas, das piadas e das boas risadas em nossas biritas de confraternização de final de ano, que continuamos a fazer e festejar na companhia deste grande amigo que todos nós chamamos de Pedro Sandú. 

Algumas fotos do Pedro como desportista e atleta:



                                    EVERTON BI CAMPEÃO SUBURBANO DE 1973 








PEDRO ESTA SENTADO NA BOLA



11 comentários:

ELSON MARCONDES COSTA disse...

Jobedis Magno, fico feliz e lhe parabenizo por este magnífico trabalho de resgatar a história do Everton e demais clubes amadores de Campina Grande. A homenagem a Pedro Sandu é das mais dignas. Pedro faz parte de toda a história do Everton. Joguei por mais de 15 anos no Everton, no melhor Segundo Quadro da história do Everton, alternando vez por outra no time titular, quando faltava alguém. E Pedro Sandu, juntamente com Son, sempre me davam incentivo e força para que eu se saísse bem nas vezes que participava do time titular. Pedro Sandu sempre foi amigo dentro e fora de campo.

Nadya Farias disse...

Jobedis Magno estou numa fase de grandes saudades, e estas lembranças maravilhosas que vc nos tr~'as ameniza nossos corações ,nos lançando a um tempo muito lindo e majestoso, tempo que podemos voltar através destas lindas postagens do seu blog , parabéns Jóbedis Magno..

Anônimo disse...

Amigo Jobão...que maravilha esta homenagem!!!

Pedro sandú, meu amigo de fé camarada, amigo de tantas jornadas...minha verdadeira por vc vem da infância,o que me permite ter tantas coisas para te falar, mas vou usar aquela frase que vc me ensinou para não falar muito..."obrigado pelo início de tudo", ou seja quando dessa participação no time do nosso querido Everton, mas êpa, sou o Jonas didi, que realmente fala muito, mas com: verdade, bondade e até necessidade, é bom, principalmente de amigos que com suas qualidades a gente tem é que dizer o que sente mesmo, mas o Jobão com esta categoria, me passa a bola e me faz economizar só quanto a sua trajetória, que graças a Deus tive o prazer de partilhar muitos momentos alegres ao seu lado.
Antes e agora sempre orei para que tudo desse certo nesta sua cirurgia, que sua recuperação seja tão logo com certeza muito boa.

Pedão...como sempre te chamo com carinho quando aí me encontro com vc...é uma maneira de me sentir mais seguro ao lado de quem transmite motivação...e isso duplica nossa amizade.

Forte abraço do amigo de sempre, Jonas didi

Carlos Machado Medeiros disse...

Jobedis Parabéns pelo reconhecimento em mencionar todos os desportista e atletas e das figuras que ajudaram a construir a imagem de nosso esporte no passado; VC mostra que não é como muitos torcedores são de torcedores imparciais e tem um
comportamento ímpar e respeitoso como os seus que merecem ser m valorizados, e seguidos por alguns torcedores e dirigentes de clubes, vc realmente é um cara legal e independente do antagonismo!

CARLINDO C COSTA disse...

PARABENS PEDRÃO, FOLGO EM SABER QUE ESTÁS BEM DE SAÚDE, TODOS ESTES CARACTERES DIGITADOS AINDA SÃO POUCOS PARA EXPRESSARMOS O CARINHO QUE TEMOS PARA CONTIGO; QUANDO SE FALA EM CARINHO PARECE "COISA DE MULHER", MAS APRENDI COM OS AMIGOS DO EVERTON QUE A AMIZADE E O SENTIMENTO QUE NUTRÍAMOS UNS PELOS OUTROS ERA DE AMOR, REALMENTE, EM UMA BELLE EPOCE EM QUA A MALÍCIA AINDA NÃO HAVIA SE ENRAIZADO NOS CORAÇÕES DOS JOVENS! MUITO VIVI, MUITO JOGUEI MUITO APRENDI COM TODOS E PRINCIPALMENTE COM PEDRO SANDU QUE, ATÉ EVENTOS JÁ PROMOVEU PARA QUE EU TIVESSE OPORTUNIDADE DE CANTAR, BÊNÇÃOS À TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

Claudiana Paz disse...

jOBAO Bom dia, tudo bem?
Entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Já estou seguindo. Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
Claudiana Paz

Anônimo disse...

Ah...voltei, quero aqui deixar uma pergunta, depois volto, kkkkkkkkkkkk, o porque do "SANDU", quem com esta espiritualidade da galera do Everton, colocou esse "apelido carinhoso em Pedro?
tem uma pequena história...
Voltarei..
Jonas didi

Anônimo disse...

Mais um da extensa relação de bons jogadores do Everton!
O resgate feito por vc, Jóbedis,é dignicante para todos que fizeram parte desses tempos memoráveis. Parabéns

Marinaldo
15-11-12

Jonas Didi disse...

Galera, o apelido de SANDU, deu-se ao fato de que quando Pedro foi jogar pelo Everton,
disseram na hora de apresentar ele...já temos um Pedro, o filho de Sr. Júlio Aprígio da Farmácia,
como vamos chamá-lo?, Tonheca com a espiritualidade que Deus lhe deu, disse: bem se já temos o Pedro I , ele vai ser Pedro "SANDU", KKKKKKKKKKKKKK assim foi batizado para a eternidade...

Jonas didi, abs amigo/irmão Jobão

Anônimo disse...

Fernando Cangurú - Franca/SP.
Jobédis, você presta uma homenagem a um dos mais dignos representantes do Everton, quer seja como atleta, dirigente ou, simplesmente, como cidadão Campinense e orgulho do Bairro São José. Pedro Sandú - como é carinhosamente chamado por seus amigos - sempre foi um abnegado pelo esporte do bairro, nunca medindo esforços para vê-lo no auge. Durante muito tempo foi um excelente zagueiro, tanto pela garra que demonstrava dentro de campo, como pela solidariedade que emprestava aos seus companheiros. Foi um dos baluartes das conquistas do Everton. Brincalhão e solidário era figura constante nas brincadeiras e rodadas de cerveja após os jogos. Tive o prazer de atuar, muitos anos, nesta gloriosa equipe do Everton, juntamente com Pedro Sandú. Maior prazer, ainda, é continuar fazendo parte do rol de sua amizade. Parabéns, Jobedis, pela matéria e congratulações a Pedro Sandú pela merecida homenagem. Que Deus em sua misericórdia bondade lhe restaure a saúde, para que possamos desfrutar de sua companhia. Abraços do amigo Fernando Cangurú.

Anônimo disse...

Jobédis e demais amigos,
Gostaria deagradecer mais uma vez por todo carinho dedicado ao meu Pai, o mesmo nem tem palavras tamanha alegria em enfretar um momento delicado na companhia de pessoas como vcs. Obrigado as pessoas que estão ajudando financeiramente, em oração ou mesmo apenas com um bom pensamento com relação a Saúde dele. Seremos eternamente gratos, e aproveito para dizer que o mesmo encontrar-se se recuperando bem, porém o pós cirúrgico é lento e um tanto doloroso, além de bastante caro, mas com o Senhor Jesus segurando em nossas maõs e cercados de amigos que são como irmãos na vida do meu pai, tudo fica mais leve. Que Deus abençoe a todos e em breve estarei por aqui para contar boas notícias em Nome de Jesus!
Analine Lira Araujo

Postar um comentário