Subscribe:

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

JOGOS GINÁSIOS COLEGIAIS DE CAMPINA GRANDE SEGUNDA Parte)

POR:JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES 


Campina Grande ficava diferente em época de olimpíadas tamanha era a rivalidade entre alguns colégios e a emoção que despertava nas torcidas. Os ginásios da AABB, Clube do Trabalhador e o Cesar Ribeiro eram pequenos demais para abrigar tanta paixão de uma só vez. Faltavam lugares. Foi nas quadras que nasceram grandes talentos nos esportes de nossa querida Campina Grande.

O berço de talentos rendeu a Campina Grande o apelido de “Celeiro de Craques”. Muitos deixaram a cidade para brilhar em outras profissões. Rivais dentro nas quadras no passado, hoje dirigentes, ex-jogadores e torcedores.

Era uma loucura em nosso município. Nascia uma competição onde não se tinha favoritos, todos iriam disputar várias etapas de modalidades de esportes distintos, Enfim, cada colégio preparava seu contingente para as competições escolares. Fazia gosto ver as pessoas lotando as dependências onde as atividades eram realizadas, pois na época acontecia uma parte das competições na AABB onde a maioria dos jogos de futebol de salão acontecia, já que era mais central e apresentava as condições ideais.

Como esquecer alguns clássicos memoráveis? Quem não se lembra da rivalidade entre o Colégio Estadual da Prata e 11 de Outubro? Meus amigos, algumas pessoas que como eu, que participava como atleta e outros que assistiram aos jogos envolvendo esses dois colégios, comentam ainda hoje que não ficava espaço para ninguém, todo centímetro de chão era disputado apenas para assistir aos jogos! Imagine o prazer que dava em proporcionar o espetáculo para tão grande público.

A disputa de: futebol de salão, handebol, basquete e Vôlei nestes jogos era uma coisa linda e prazerosa, imagine o ginásio da AABB lotado de alunos torcendo por seu colégio… Ainda participei de um jogo memorável, representando o Colégio Estadual da Prata, enfrentado o forte time de futebol de salão do 11 de Outubro, em uma partida emocionante, e que não podia terminar com um vencedor, no tempo normal, terminamos empatados em 1 x 1. O jogo foi terminar nos pênaltis, infelizmente não ganhamos, mas a emoção foi indescritível.

Emociono-me ainda hoje quando falam dos antigos jogos estudantis campinense do passado.  Nos ginásios da cidade sempre faltava lugar. A torcida se organizava e fazia faixas. Era muito bonito.

Para alguns jogadores das antigas, as recordações são muitas, melhores que ruins. Tínhamos excelentes jogadores e fazíamos boas participações nas competições. Vivemos uma época áurea no futsal. Tinha gente que ficava de fora do ginásio por falta de lugar e era fantástico quando tinha clássico. Isso marcou muito o esporte de Campina Grande.

 Era importante para  o atleta saber o quanto as Olimpíadas Escolares era importante para o  nosso currículo de um atleta vitorioso. As medalhas conquistadas eram nossa gloria,  tínhamos orgulho em mostrar carregando-as nos peito com muito orgulho como mostramos na foto abaixo:


Alguns anos mais tarde, completar sua participação acadêmica representando a instituição de ensino superior a qual estiver vinculado (os jogos Escolares Ginásio Colegiais) me colocou em condições de disputar as olimpíadas no Estado da Paraíba e depois representar nosso estado no Brasil pele seleção Paraibana, com nossa participação nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras que eram realizadas todos os anos em varias cidade do nosso Brasil. Isto é um orgulho para qualquer atleta. Eu aprendi muito com o esporte e hoje estou tentando transmitir o quanto o esporte é  importante na nossa vida profissional aos mais jovens.


Quem foram destaques e testemunhas da história que fez de Campina Grande sedes de grandes duelos do esporte no passado sabem do eu estou dizendo e que acredita na possibilidade de um dia a cidade voltar ao cenário estadual e com isso, a Capital trabalho e das festas populares voltarem a ser também a esporte em geral.

Falando em grandes times de futebol de salão (solicitamos a ajuda de ex -atletas que me cederam algumas fotos a identificação de alguns atletas que ficaram sem seus nomes por falta de dados). Abaixo algumas equipes que fizeram história no esporte de nossa cidade.



                           ESTADUAL DA PRATA - BASQUETE JUVENIL
                                                                             
                                                                         
   PIO X II



Na foto vemos: Keka, Zacarias, Marcelão, Pedrinho e Miguel Ribeiro. Agachados: Jorge, ? e Marcos Loureiro
Na foto: ? , ? ,Paulo Virgolino, o Treinador Pai Vei. Agachados: ?  , Pedrinho, Deto e Chiquinho


Na foto Vemos: Leucio, Beto, Jobedis, Erimar e ?.Agachados: lourinho, Valdinho,Paulo Virgulino e Ademir



                                                   11 de OUTUBRO - CAMPEÃO ADULTO 69



Na foto vemos: Wager, Sobral, Marcos José e Marcilio Soares. Agachados:Kabel (falecido), ?  , ?, ?







Nesta foto a terceira jogadora em pé é Marize (considerada a melhor jogadora de Handebol feminino da cidade na época. Vemos também a treinadora
Cidilene Gonzaga





10 comentários:

Suely da Silveira disse...

Gente, "descobri" ontem este maravilhoso Museu sobre sobre o esporte amador de Campina Grande. Cidade onde nasci e me criei. Quando vi este excelente espaço sobre o nosso esporte do passado e este agora sobre as Olimpiadas foi demais pra meu coração,Gente que saudade dos jogos.Em menos de 4 horas já enviei alô para vários amigos e amigas, alguns "perdidos" há décadas. E recebi diversas mensagens carinhosas, que muito me alegraram. Não consegui percorrer toda a lista,…
Jobedis vc realmente está arazando do jeito que vc arazavava quando jogava.

Suely da Silveira
Ex aluna do Gigantão

Jobedis Magno disse...

Recentemente me chegou às mãos um vídeo que muito me emocionou, eram imagens do último encontros dos amigos de Campina Grande do passado pelas mãos de um amigo. Vi amigos históricos e “vivos” dos longínquos anos 70 e que fez a cabeça de toda uma geração. O reencontro desses velhos companheiros, longe de ser pura nostalgia embora o clima estivesse imbuído dela foi antes de tudo uma reafirmação da…uma grande amizade. Parabens a voce Jobedis por nos dar o prazer de revivermos nos juventude sadia ai de nossa cidade que amo até demias,continui a nos deliciar com esta belas historias e emagens de um tempo que não volta mais.

Ana Maria de Sá
Continuar

Marcos Antonio Grandeiro disse...

Fico feliz em esta fazendo parte deste belissimo site que resgata assima de tudo a historia do waportw amado de minha cidadee... E quero poder viajar na historia dos grandes jogadores do passado. Parabens Grande Jobão vc é 100000000000000000000000000000000000000

Evandro Ribeiro disse...

Parabéns Jobedis pelo belo trabalho que vc apresenta neste seu blog. Eu ja sabia que vc era uma pessoa bastante conhecedora da História de nossa cidade pelo site RHCG de qual vc era um dos cronistas mais lidos e acessados, mais fico muito feliz em saber que vc domina não só a nossa História como também do município mas tambem do esporte.
Um forte abraço do seu amigo Evandro Ribeiro

Veronica Felix da Silva disse...

Grandiosa Idéia
Parabéns Jobedis. A sua idéia é grandiosa e maravilhosa. Resgatar e preservar a memória do esporte amador de nossa cidade, é algo mais que espetacular. Precisávamos realmente de um veículo, um lugar, onde fosse registrada e contada a história de nosso esporte amador e dos nosso atletas da cidade que tanto amamos. Campina Grande é uma cidade que muito nos orgulha, pela sua história, pela sua beleza e sua gente. Nascida noutras terras, cheguei em Rainha da Borborema aos 04 anos de idade. Aqui vivi minha infância,adolecencia. Me formei e tomei outro rumo na minha vida. Sinto as saudades de tudo dai""""""""""

ENEIDA DONATO disse...

Olá Jobedis!!!!! tudo bem???

Puxa vida amigo,vc resgatou os times do Colégio que torcia pra valer........valeu....sonhar e relembrar tudo vale a pena.
Não existe nada da turma feminina???? fiquei triste ao saber da morte do meu amigo Cariri (corria comigo). Veja se consegue
o e-mail de Mozaniel(estudou comigo) e mande para mim ok????
Desde já agradeço por tudo.
Eneida.

Vívia de Melo disse...

Prezado Prof. Jobedis,

Mediante o amigo Everaldo, também ex-aluno do Estadual da Prata, consegui vosso e-mail.
Sou Pedagoga, e venho me dedicando desde a graduação a História da Educação em Campina Grande.
Agora estou desenvolvendo para o doutorado um estudo sobre a história do Estadual da Prata, muito relevante para a cidade de Campina.
Nesse sentido, considerando vossa importância nessa história, ficaria muito grata em contar com vossa colaboração.

att.
Vívia de Melo

Leucio Barbosa disse...

Prezado Jobedis,
Este que você não reconheceu é Geraldo Silveira, irmão de Lusa, Márcio e Nilson, todos do saudoso conjunto musical Os Capetas, e posteriormente, Os Falcões.
Ele está na foto porque naquele ano era o Presidente da Associação Estudantil do Colégio Estadual, que aliás foi a entidade que mais se empenhou para a realização do evento. Se der, um dia eu relembrarei.
Esta foto é dos Jogos Escolares que antecederam à realização das 1ª Olimpíadas no mesmo ano.
Um grande abraço do amigo,
Leucio

Eneida Donato disse...

Olá Jobedis!!!
Que tanta coisa maravilhosa meu amigo......Kd Nogueira treinador do atletismo????além dele ainda tinha:Capitão Gonzaga(pai de Cidilene),
Mário e Cabral.
No atletismo amigo existe não só estrelas mas uma Constelação de peso.....atletas de 1ª grandeza.
Abração.....estarei sempre acompanhando.
Eneida.

Anônimo disse...

Jobedis, sou josinaldo, moro em Fortaleza e já estudei no Estadual da Prata em 1969, quando joguei com seu irmão PEDRINHO no infantil de futsal da época. Gostaria que vc verificasse com o PEDRINHO se ele tem alguma foto da época, pois jogamos no clube do trabalhador contra o Alfredo Dantas e outros colégios.
Tenho muito orgulho e saudades quando navego nesse site.
Parabens.
jnalde@bol.com.br

Postar um comentário