Subscribe:

terça-feira, 25 de setembro de 2012

CONTE SUA HISTÓRIA - MARCILIO MACAIBA

POR:JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Aqui no Museu do Esporte de Campina Grande, os antigos jogadores também tem vez. Por isso, vamos retornar neste pôster a seção Conte Sua História Esportiva em Campina Grande,  onde você vai poder contar suas histórias que tenham o esporte como pano de fundo.

Todo bom esportista  que se preze não gosta apenas de ficar contando sua historia aos familiares e amigos e escutar  várias histórias de superação, de dor e de alegrias! E o Museu  quer saber o que te leva a jogar  ou correr?! Quais vitórias pessoais você já alcançou com o esporte que você praticava? De que maneira você tenta levar os amigos para escutar? Escreva um pouco sobre a sua história  envie sua experiência, que  pode ser publicada e, ainda, convencer outras pessoas a fazer o mesmo. Não esqueça de enviar fotos com as suas medalhas no peito! Participe!

Basta mandar seu texto e algum registro fotográfico como foi feito pelo grande jogador Marcilio Araujo o MACAIBA conforme sua historia e fotos em anexo:

Jóbedis

Iniciei minhas atividades futebolísticas jogando no colégio Pio XI, onde fui artilheiro dos jogos estudantis de 1974. Joguei futebol de campo pelo Corinthians do Centenário onde pude atuar ao lado de algumas promessas do nosso futebol de pelada como, Nego Fio, Celso, Capilé, Edmundo (in memória) e outros que me falta a memória: Atuei durante um bom tempo pelo Futsal da AABB, onde fomos campeões em 1979, com grandes destaques no time, como Mario (in memória), irmão de Paulo Cesar, Larry, Toinho, Joba, Edmundo, etc. (foto abaixo):




Tive uma breve passagem pelo Futsal do Campinense, numa época de gloria do nosso futebol, pois alem de voce (Jobedis), despontava Marcilio Soares, Chó, Tadeu, Nego Gilson, Wagner. Foi num período de transição desta geração de ouro.

Em 1979 fomos Campeões de Futsal pelo recém-criado time do Campestre, na época do folclórico Louro, gerente do clube. O time tinha jogadores de qualidade como Genesinho Soares, Nino, Carlinhos Macaco e outros como mostra a foto. (Foto anexo):

Fui sócio fundador do Racha Bola de Ouro, onde pude jogar ao lado de grandes figuras do futebol da nossa cidade, como Sandoval, Paulo Cesar, Guarabira, Wagner, Marcilio Soares, Nenê, Dão, Simplício, Roberto Hugo, Toinho Buraco e tantos outros, sendo inclusive o primeiro artilheiro do mesmo, coincidentemente ao lado do chará Marcilio Soares, lembro inclusive do quantitativo de gols = 32.

Também atuei durante um bom tempo no Racha dos Targinos, tambem com a participação de grandes atletas como citado acima e como mostra a foto.



Há 20 anos que resido em João Pessoa. Sou Cirurgião Dentista, da Secretaria de Estado da Saúde, estando atualmente a disposição da UEPB. Sou casado com Lucrécia Maria de F. Gomes, atleta de vôlei, numa época de ouro das meninas do vôlei e foi durante 10 anos capitão da Seleção Paraibana. Nossa filha Yasmin, tambem desponta como atleta de vôlei de praia, onde foi vice campeã brasileira de 2010, e novamente em 2011 , sendo bolsista da CBV.

Tive o privilegio de estar em duas copas do mundo, sendo a primeira na Itália em 1990, juntamente com Juzénio, Napy, Cassiano, Quinha, Pedrão e outros. Nesta Copa, tivemos um fato inusitado que foi participar do aniversário da esposa de Careca, isto logo após o jogo do Brasil contra a Escócia Conforme foto abaixo).


Estávamos em uma Pizzaria, tocando violão na parte externa da mesma, e ai o pai de Alemão nos convidou para cantar os parabéns pra mulher de Careca, depois disso, a festa rolou pela noite adentro. Careca e Alemão ficaram ate altas horas com agente. Na festa apareceram Bebeto, Zico e outros atletas (foto abaixo).





Outras  fotos do Macaiba:


Em 1994 fui para Copa dos Estados Unidos, com Nego Chico, Mirim Agra, Sergio Refrigeração e Miguel Soares.




Tambem fui as Olimpíadas de Barcelona em 1992, com Eder e Tico Medeiros.
Achei a Copa mais divertida do que Olimpíada.




                                         MARCILIO E ESPOSA
COM OS FAMILIARES
COM AMIGOS NO ENCONTRO 



 Minha Filha Yasmin e a parceira Renata, bi-campeãs brasileiras sub-19 de Volei de Praia (2010 e 2011) com Ricardo campeão Olimpico




11 comentários:

Andre Cordeiros Dias disse...

Jobedis

Me chamo André, nasci e cresci em Massaranduba , mas já faz quase 27 anos que moro no exterior Suecia). Estudei e trabalhei em alguns países da europa até agosto do ano passado, e atualmente estou morando e trabalhando na África.
do esporte do passado de Campina Grande cidade que morei por quase 20 anos da nossa adorável região. Depois que conheci teu blog todos os dias, graças ao seu excelente trabalho eu acesso para rever os grandes craques do passado inclusive vc de quem eu era fa no time do Everton e no Campinens e de futebol de salão.
Obviamente, mantenho contato com minha família e amigos que moram na cidade, praticamente, todos os dias e muitos dessas pessoas sempre têm alguma novidade para me contar, mas, infelizmente, nos temas relevantes já não é uma novidade para mim, uma vez que O Correio on line se encarrega, em modo telemático, de me manter completamente informado todos os dias.

Muitas vezes finjo não saber das novidades para não parecer mal educado com meus amigos e familiares muito empolgados em me revelar as novidades da região. Do contrário perderia a graça, já que notei que muitos, depois de tanta empolgação, se decepcionarem sempre quando eu dizia " Ah, eu já sabia, pois lí no jornal on-line!", (risos). Viva a cordialidade.

Mas mesmo assim está valendo, quem não se atualiza fica desligado do mundo e apesar de estar longe desejo estar plugado todos os dias com os acontecimentos da nossa região, isto ajuda a me sentir mais perto de casa."

THADEU BORBA disse...

VALEU MACAÍBA, VIVER UMA JUVENTUDE COMO A NOSSA FOI UM SUCESSO! TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS, MAS DEIXARAM MARCAS ETERNAS DE JOVENS QUE APROVEITARAM A VIDA CHEIOS DE ALEGRIAS, AMIZADES SINCERAS E VÁRIAS HISTÓRIAS PRA SE CONTAR. VIVA A VIDA!
THADEU BORBA.

Honório C Pedrosa disse...

Parabéns Jobão por essa grande homenagem ao meu amigo-irmão camarada, Marcilio Araújo, mais conhecido pela alcunha de MACAÍBA, irmão de outro grande craque Neto e filho de um dos maiores e melhores médicos e pessoa humana de nossa cidade, Dr. Franklin Aráujo, meu médico de infância e adolescência quando das minhas crises de asma. Tive o prazer de conviver com Macaíba em nossa juventude quando íamos para as festas, para as nossas diversões e saraus musicais(Macaíba é excelente músico-cantor) e jogávamos bola no Campestre e no Bola de Ouro. Grande Macaíba muito obrigado por ser até hoje meu amigo-irmão-camarada,voce e toda sua família.
Grande abraço meu irmãp e vamos nos encontrar novamenete no IV Encontro, dia 22/12/2012.
Noro Pedrosa.

Roberto Guarabira disse...

Que prazer me deparar com esta homenagem ao meu prezado amigo Marcílio, carinhosamente tratado, por quem tem a sorte de fazer parte do seu ciclo de amizades, por MACAÍBA.
Pessoa educadíssima, de fino trato e com uma alegria permanente estampada em sua face que contagia a todos que dele se aproximam. Só se encontra Macaíba em alto astral, graças a Deus. Que Deus o conserve sempre assim.
Tive o prazer de me aproximar de Macaíba lá no Racha dos Targinos e cultivamos uma grande amizade.
Não obstante, hoje ele se encontrar morando fora da nossa cidade, a nossa amizade permanece de vento em polpa e cada vez que nos encontramos é "aquela festa".
Durante o tempo em que jogamos juntos lá nos Targinos, Macaíba era tido como "italiano", porque era um meia atacante muito rápido que sabia o que fazia com a bola e marcava muitos gols. No final do ano estava sempre entre os maiores artilheiros do racha ao lado de Carlinhos Macaco, Juzênio, Geraldo Leal e outros feras.
Não sei agora, mas antigamente era "um bom copo" e tocava violão muito bem.
Mais uma vez os nossos parabéns à coluna pela homenagem a este ser humano maravilhoso de quem eu tenho muitas saudades e um prazer imenso em ser seu amigo.

Anônimo disse...

Ao ler o comentário do amigo Guarabira, percebo o que é a emoção traduzida em palavras.
Macaíba...a amizade consegue fazer com que mesmo não tendo sido amigo direto de uma pessoa que aqui tenho conhecimento, sua trajetória mostra a pessoa que foste e és para merecer esta justa homenagem.
Talvez por eu ter que vir morar aqui em Fortaleza, justamente no ano de 1974, creio que nesse vai e vem, tivemos oportunidades de cruzarmos nossos caminhos, mas no momento a minha memória mesmo fazendo um exercício grande, não consigo me lembrar, desculpas, mas não importa, vc hoje é quem é bem lembrado e acredito que muitos que tiveram a oportunidade de jogar e estar ao seu lado, estão felizes.
Amigo de amigos meus...também merece e faço questão de lhe desejar que sejas todos os dias abençoado por Deus.

Jonas didi

Marcílio Soares disse...

Meu xará, meu craque bom de bola, meu ídolo. . .Macaíba, como é mais conhecido na roda dos amigos, em tudo que se envolveu, se deu bem. Vou expressar o lado futebolístico, onde foram poucas vezes que jogamos juntos, mas o suficiente pra ver que era bom de bola, bem completo. Corredor, lutador, bom na armação, bom em fazer gols, isso tanto no futebol de campo quanto no futsal. Macaíba deixou seu nome entre os bons de bola em Campina Grande. Fora do esportes, um amigão, bon vivant, de boas viagens pelo mundo a fora e de uma família de gente educada e de fino trato. A homenagem feita ao amigo Macaíba, é bem lembrada e merecida. Me orgulho de ser seu amigo Macaíba!!!

eder medeiros disse...

amigo macaiba que belo exemplo de vida para todos os jovems mas se tem un gol que vc nunca fez foi no grande goleiro que era epoca un abraço bem grande e vamos marcar pra olhar as fotos de barcelona

Geraldo Fernandes disse...

Muito bom Macaíba, uma visita ao museu de nossa historia

Saulo Villarim Leite disse...

bacana maca!

Pitu disse...

Conheci o Macaiba jogando nos racha do Campestre e Bola de ouro.E por aí vai.Posso dizer que é um craque.Completo.Um preparo fisico excepcional de fazer inveja.Um bom vivant.Merecida homenagem.Valeu Macaiba.Encontraremos em 22/12/2012 no encontro em Campina.

Marcílio disse...

Aos Colegas

Agradeço de coração a todos e fico agradecido de poder ter convivido com todos. Jóbedis tem nos proporcionado momentos de boas recordações e alegrias, valeu mesmo, abraços a todos e como disse Pitu, nos encontraremos em 22.12.12, no grande encontro dos atletas de Campina, tão bem promovido por Marcilio Soares e equipe. Fiquemos todos com Deus.
Macaiba

Postar um comentário