Subscribe:

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CANTINHO DA SAUDADE - JOÃO DA PENHA

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES




              JOÃO DA PENHA
Era o dia 08 de agosto do ano de 1985, quando despedia-se de nós fisicamente, com apenas 41 anos de idade, um dos mais destacados arbitro do futebol de salão de nossa cidade. Era um exemplo de homem, de desportista, tanto dentro como fora das quatro linhas da quadra dos ginásios de nossa cidade. 

Moço leal, disciplinador, sabia ganhar e sabia perder, cumpridor de seus deveres. Trabalhou durante longos anos nos correios e telégrafos de nossa cidade. Por muitos anos foi um dos juízes de futebol de salão dos mais respeitados do nosso futebol de Campina Grande, sempre com aquele sorriso inconfundível.

Estou recordando  João da Penha carinhosamente chamado de Borrachinha, um dos esteios do salonismo campinese como arbitro de nosso futebol de salão  em épocas passadas.

Tive o prazer de jogar varias  vezes com ele no apito (via tudo e chegava sempre junto a mim me apito e sempre dizendo – manera um pouco Jobão que tô ligado em você, e você gosta de chegar junto até demais!!!!!!!!!!

Que saudades do Borrachinha dono de um excelente preparo físico, esbanjava categoria e firmeza no apito, nunca foi mascarado e tinha muita moral apesar de ser baixinho encarava a todos.

Ao estupendo João da Penha , pelas alegrias que você nos deu nos campos esportivos e pelos seus trabalhos dentro da comunidade esportiva de Campina Grande, nossas homenagens em nosso Cantinho de Saudades.

Abaixo algumas homenagens ao João da Penha e uma coluna de Humberto de Campos sobre o mesmo:


JOÃO DA PENHA EM UMA PARTIDA






9 comentários:

Anônimo disse...

Caro Jóbedes,
Além do bom árbitro e excelente pessoa que você tão bem descreveu, o João da Penha também deu as carreirinhas dele tanto no futebol de pelada, onde era meiocampista, quanto no salão.
Quando eu ainda jogava pelo GM, fui alvo de gozações por muito tempo, por ter levado um gol dele (com toda aquela estatura) de cabeça. É que ele desviou um chute de meia distância e me traiu. Ele me gozou à vontade.
Grande lembrança essa sua.
Mais uma vez, parabéns!
Tom

Anônimo disse...

o pequeno e grande jõao da penha era mais uma coisa boa que a imbiras deu ao mundo do esporte o juiz carvernosso Noaldo Nery

lambreta disse...

João da Penha, jogou no Gremio da Frei Caneca, junto com Pibo,Renam,Lulu,Felix e outros. O pai dele era treinador,(João Bordeu) e ficou famoso, e ficou famoso quando seu time perdia de 8x0, e êle gritando na beira do campo, ''arrecoa, arrecoa,arrecoa'', o que levou um jogador do seu time a perguntar,porque seu João, e êle respondeu, porque se não a gente leva mais.Saudades de João, alem de trabalhar com êle entregando telegramas, jogava nos coqueiros de Zè Rodrigues.

Anônimo disse...

ALÉM DE UM GRANDE AMIGO, O SEU FORTE ERA O DE OLHAR A BOLA NA SAIDA DA EQUIPE E AO MESMO TEMPO OLHAR A DISPUTA DO ENTÃO CENTRAL COM O PIVOT.

O CEU HOJE CONTA COM UM DOS GRANDES ARBITROS DO NOSSO FUTEBOL DE SALÃO.

WAGNER

Anônimo disse...

Sinceramente...estou aqui postado diante do computador para fazer minha homenagem a esse grande amigo que tive, que merece particulamente um louvor de minha parte, pois já morava aqui em Fortaleza, e quando fiquei sabendo que ele se foi antes de nós, supresa imensa até porque se tratava de um ser humando da mais alta qualidade, convivi com João da Penha no Grêmio Ramalho Filho, tanto em vida social como esportiva, jogamos juntos onde formamos uma equipe de futsal com a participação de grandes jogadores como, Valdir Ventinha, Valdemar, Wilson e outros, olha amigo João da Penha, não saberia expressar com mais detalhes a saudade que sinto do amigo, mas digo: lembranças são muitas, que vc esteja bem ao lado do nosso Deus, do amigo Jonas didi

Anônimo disse...

ALEM DE UM GRANDE ARBITRO FOI UM EXCELENTE TREINADOR DE FUTEBOL DE SALÃO E FEZ HISTÓRIA NO ALFREDO DANTAS COMANDANDO UM QUARTETO FORMADO POR RENATO GUEDES, KEKA, GIOTO E MADRUGA QUE FOI DESTAQUE NOS JOGOS ESTUDANTIS DE CAMPINA.
QUE DEUS O TENHA EM UM BOM LUGAR

Anônimo disse...

esse comentário foi enviado por keka

Anônimo disse...

esse comentário foi enviado por keka

Patricia Isabella disse...

ESTA SEMANA COMPLETAM-SE 27 ANOS DE SUA PARTIDA.
A SAUDADE FICOU PORQUE SÓ SE SENTE SAUDADES DO QUE FOI REALMENTE BOM, SÓ DEIXAMOS SAUDADES QUANDO MARCAMOS PELO BEM. FORAM APENAS 10 ANOS DE CONVIVÊNCIA, MAS A LIÇÃO MAIS IMPORTANTE ELE SOUBE DEIXAR: SER GENTE!
ESTOU TENTANDO REALIZAR ESSA "TAREFA DE CASA", ESPERO QUE AO PARTIR MEUS FILHOS DIGAM O MESMO SOBRE MIM. AI ENTÃO A TAREFA ESTARÁ TERMINADA. SAUDADES PAINHO!

Postar um comentário