Subscribe:

sábado, 5 de novembro de 2011

A HISTORIA DO VOLEBOl (FINAL)

POR: DANUNZIO GOMES



O VOLEIBOL DE CAMPINA A PARTIR DE 1952, QUANDO  VOLTEI E FIQUEI ATÉ 13 DE AGOSTO DE 1966,   VINDO  PARA O RECIFE, ONDE PERMANEÇO ATÉ AGORA 2011.

Naquele ano existia um voleibol já bem desenvolvido na cidade. Lembro dos seguintes times e seus  lideres: o Palmeiras que era o melhor, o líder era Idimar Cerqueira, o Guarani de Ivon Gomes, Vera Cruz de José Mendonça, o Aero Clube, não lembro bem, mas, acho que era Evaldo Cruz,  sei que jogava nele Newton Rique, quando vinha do Recife em férias, ou fins de sena, onde estudava. 

Havia um campeonato na cidade, com jogos realizados no Colégio Alfredo Dantas.  Não sei qual era o órgão patrocinador, se tinha Liga não sei.  Não estou lembrado dos nomes de todos os jogadores e em qual time jogavam.  O Palmeiras que era o líder e o melhor :  Jogava Idimar, Itami, Adjanites, Nilson  Vieira, do Banco, Luizinho de Lima Neto, Assis,   Sargento Campelo, Kila  e outros.  Fui convidado para jogar no Vera Cruz, acho que por Zé Mendonça ou Sinval , que tinha sido meu colega no Exército. O  Vera Cruz era formado  por José Mendonça , Gilvandro, Adailton, Iolando Passos e outros, No Guarani só lembro de Ivon , José Coura, Valdemar Corre Água, e não sei mais quem ,pois não tenho fotos desse período, que me façam recordar. Acho que Antonio  Guedes jogava nesse tempo.  Também não me lembro como terminou o campeonato, ou se terminou e quem foi o vencedor. Provavelmente foi o Palmeiras.

Nesse ano de 52 ou 53, se não me engano , o Palmeiras representou pela segunda vez o Voleibol de Campina Grande, no 2º campeonato de vôlei do interior de Pernambuco, realizado em Goiana, sendo bi-campeão. O primeiro foi  na cidade de Limoeiro em 51. Não participei de nenhum dos dois.  A partir do 3º torneio que foi realizado em Olinda,   Campina Grande não foi mais convidada, por motivos óbvios. Ganhou os dois primeiros, aí alegaram que Campina não era Pernambuco.

Reingressei então ao meio voleibolistico de Campina, por já ser conhecido pela maioria , e estar sempre liderando os eventos  desportivos colegiais que aconteciam na cidade, por ser o professor de Educação Física do SENAI e de outros Colégios, como Colégio das Damas, que entrei  no lugar do sub-tenente Aidano, Pio XI  no Lugar do então Tenente Moisés,  XI de  Outubro, e  Colégio Agrícola.

O voleibol continuou assim capengando, realizando-se torneios entre os times formados por alguns altruístas, que gostavam do esporte, assim como Antonio Guedes, o Dr. Guedes , que batalhou e conseguiu construir o campo de Voleibol  e com iluminação do Treze Futebol Clube, na parte que fica  para a rua  D. Pedro I, na entrada Principal da época. 

A inauguração da Quadra foi festejada com um torneio intermunicipal patrocinado pelo Treze , entre o Coqueiral , Treze,  Campinense, de Campina Grande  e  um time de João Pessoa, o Cabana.do veterano Bel que nunca tinha perdido para um Time de Campina   
Foi  Campeão o  Treze,   que na primeira partida venceu o Coqueiral por 2 a 0 e disputado a final com o Campinense, vencendo  por 2 a 1. 

O campinense havia vencido o Cabana também por 2 a 1.   O torneio foi realizado no sábado a noite, e no domingo pela manhã,   um combinado formado por Treze e  Campinense ,  venceu o Cabana.

 Que me lembro não havia nada organizado por órgão oficial de voleibol, Liga ou Federação. Nessa época  ainda  era ligada as Ligas ou Federações de futebol. Torneios sempre havia entre os times que se estruturavam e logo em seguida se dissolvia, formados por Colégios,   e clubes dos quais fá falei,  tudo informalmente.

Não tenho nada documentado, a não ser algumas fotos, de quando aconteciam  os jogos  Vou citar  alguns nomes dos que  jogavam  ou organizavam o voleibol da época, observando que são os que me lembro, deve haver muito mais. Para os quais peço desculpas, pois  já são mais de 50 anos e eu já estou nos 84!  

Mas vamos lá: Dr.  Antonio Guedes, Lourdes Passos, José Moises, , José Arnóbio, , Assis Vieira de Melo, Valdemar Corre-agua, Ivon Gomes, José Mendonça Gilvandro Mendonça, Cabaceiras, Nilson Vieira, Wilson Rodrigues, Adjanites, Dinival, José Berzerra, José Carneiro, Hilton Aragão, Babi  , Amadeu, Sgt. Valter, China Lia Foq, Waldir Gama, José Coura, Edvaldo Marcelino, Valois, Benedito Brilhante, então Sgt. Do Exército,  Catão,  Elcio e outros estudantes  da Politécnica e Ciencias Economicas.
Podemos dizer que o vôlei oficialmente quase não existia, era tudo recreação e lazer, sem competição e sem times organizados permanentemente.  A gente só vivia trocando o nome dos times, quando não era Treze era Campinense, ou o time da Faculdade ou Escola, os jogadores era os mesmos.

É isso que posso dizer do Vôlei de Campina, que  melhorou muito depois que os ginásios do SESI/SENAI , Campinense e AABB foram construídos, onde eram realizados os jogos e torneios de Vôlei  Colegiais e Universitários,  até que saí  de Campina em 1966, vindo morar no Recife e passei a jogar vôlei de praia em sexteto e depois quarteto, até julho de 2010, quando os braços não deixaram mais, aqui na praia de Boa Viagem em frente ao Edifício  Acaiaca, quadra que ajudei a fundar em 1974.



ALGUMAS FOTOS DE ANTIGOS TIMES DE VOLEY E DO ARQUIVO PESSOA DO DANUNZIO HOJE COM 84 ANOS E AINDA BATENDO BOLA COM AMIGOS ENTRE ELES O GRANDE MARCELO NEGRÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA CAMPEÃ OLÍMPICA DO PASSADO. 

O terceiro é Boanerges Emerenciano tio do grande goleiro do futebol de salão Tom e cunhado de Assis






DANUNZIO COM 84 ANOS COM AMIGOS E AINDA JOGANDO VOLEY

DUNUNZIO (COM A bOLA) AINDA JOGA COM 84 ANOS







DADOS PESSOAIS:
GABRIEL D´ANNUNZIO GOMES  -   Professor de Educação Física 

Formado pela Escola de Educação Física do Exército – Fortaleza de São João – Urca Rio de Janeiro, ano de 1949, Registro de Professor do MEC  nº 3.316.


Bacharel em Administração de Empresa, 1970 – UFPE


Bacharel em Ciencias Contábeis, 1972 – UFPE – Contador CRCPB 0637-0
Pos- Graduado em Auditoria Externa-  Curso do PAT/FUNCAP – 1976/77


Servidor do SENAI  de 25/01/1952  a  01/02/1995, como empregado , e
Até junho de 2010, como prestador de serviço autônomo, nos Departamentos Regionais  da Pb. e demais regionais NO/NE e Departamento Nacional, exercendo as funções de Prof. de Ed. Física, Contador , Administrador e Auditor. 

CONSIDERAÇÕES DE JOÃO MARIO CORREIA COSTA

Amigos, estou colaborando com o amigo Jóbedis desde quando  ele criou esse blog. A idéia do Museu Físico, sugerido por minha pessoa, e que foi feito pela Prefeitura no complexo Plínio Lemos, não foi como tínhamos planejado e infelizmente não nos foi dada a chance de fazer a nossa explanação sobre o que realmente queríamos quando das reuniões para a sua consecução.
Mas, felizmente Jóbedis teve a idéia de fazer o museu virtualmente e a memória do ESPORTE AMADOR de Campina Grande está sendo preservada na medida do possível.
Então, estando com a missão de pesquisar sobre vários esportes, tive a felicidade de fazer contato com um dos grandes desportistas do passado o nosso amigo e ainda parente, GABRIEL DANNUNZIO GOMES que nos presenteou com notas sobre o inicio do VOLEIBOL em nossa cidade.

Obrigado, Dannunzio !


3 comentários:

Anônimo disse...

danusio, foi assim q o conheci.

é com muita satisfação q vejo vc com uma saúde de dar inveja a muito dos nossos jovens. fui atleta de voleibol, seu parceiro, apesar de um pouco mais jovem, mas q p mim foi um grande prazer.
em nome de renato galegão, eu wagner( da rua da floresta), robertão e outros q agora não consigo lembrar, desejamos a vc toda a felicidade do mundo e que o esporte de campina grande agradece por tudo q vc fez pelo esporte de nossa terra.

um beijo no seu coração.

wagner

Anônimo disse...

prof, danusio:
não esqueça do dia 17 de dezembro aqui em campina onde estaremos juntos, os amigos dos esportes, para nos reencontrarmos e matarmos as saudades dos nossos tempos.
esperamos vc.

wagner

Anônimo disse...

Danuzio,fiquei numa felicidade sem poder medir o tamanho da alegria de conhecer a sua história, que bela oportunidade esse meu amigo Jobão nos deu com esta postagem, sou amigo de Wagner, Renato Galegão e muitos outros de Campina Grande, espero te conhecer pessoalmente no dia 17.12 onde iremos quebrar gelo e brindar com nossas histórias, parabéns, Jonas didi

Postar um comentário