Subscribe:

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

HOMENAGEM ESPECIAL - ZÉ NOGUEIRA

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES




A história é o somatório de pessoas e fatos, se na minha vida eu fosse enumerar as pessoas importantes que conheci e convivi  acredito que seria um dos meus maiores posts, como preciso economizar espaço quero dizer que sinto saudades de muitas pessoas que conheci,  daqueles que fazem parte da minha vida esportiva na cidade e de todos aqueles que conheci como atleta no esporte amador de nossa querida Campina Grande. 


Mais uma pessoa que admirei demais a sua história  em prol do esporte amador no bairro do São José  e em especial no time do Everton foi Zé Nogueira o “Zé Menonca" é a memória viva para que nosso time fosse reconhecido como um dos melhores de toda história de nossa cidade. 

O homem que quebrou alguns tubus no bairro e afastou alguns jogadores veteranos que já não estavam dando conta do recado e promoveu uma verdadeira revolução no futebol na nossa comunidade, mesmo contra as alegações de alguns antigos dirigentes e jogadores, Menonca arregaçou as mangas e foi ao trabalho com pá, enxada e coragem  e  teve uma presidência muito exitosa e foi campeão de diversos torneios importantes na nossa cidade inclusive foi bicampeonato suburbano da cidade. 


ZÉ NOGUEIRA – Era um jogador que atuava em várias posições, de futebol clássico, de passes matemáticos, de dribles desconcertantes. Seu cavalheirismo impressionava a todos que o conhecia. Ao abandonar o futebol, dedicou-se à profissão de Funcionário Público, mas continuou participando das atividades do clube. 

Hoje aposentado já nem tem a força física de outrora, mas tem em sua mente as maiores histórias sobre o esporte em nosso bairro, quantas pessoas memoráveis este grande dirigente conheceu, quantas gerações de grandes atletas passaram no seu comando e fez isso de forma solidária é o exercício da cidadania, que hoje não existe mais. Pessoa importante e honesta que sacrificadamente trabalhou pela prosperidade de seu time do coração o Everton em prticular. Eu fui  atleta junto com ele no elenco do time do Everton e no iniciou da década de 70 dirigido por ele como Presidente e guardo em minha lembrança algumas lições importantes que foram para minha vida o alicerce em vários aspectos, físico, mental, emocional e espiritual.

Esta pequena homenagem e apenas o reconhecimento que Zé Menonca fez em pró do nosso time (no Everton ele jogou em diversas posições inclusive de goleiro como mostraremos em fotos abaixo) e seria um erro não reconhecê-lo e erro que pode ser corrigido, temos que ter consciência da nossa história de um homem que lutou pela sua equipe fosse o que foi no passado e na nossa cidade. Não deve deixar de lado ao que "passou " é um erro esquece-los só porque ausentam-se do nosso convívio diário. O tempo das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existe momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis, só existe uma coisa melhor de fazer novos amigos; é conservar os velhos. 

Zé Menonca é aquele cara que não consegue atrair inimigos, convivendo harmoniosamente com todas as pessoas, de todos os grupos e classes sociais.Ainda mantém  o corpo de um jovem apesar da idade como no  inicio de sua vida profissional de  funcionário do da universidade, na década de 60. É curioso perceber que ele desempenhou toda a sua carreira em uma único local, da posse à aposentadoria, conquistando o respeito e a admiração de colegas de trabalho, sendo chamado  merecidamente para trabalhar como acessor da Atecel, empresa fundada por professores que prestar serviços da Universidade junto as empresas de todo o Brasil. 
Parabéns José Nogueira Sobrinho meu querido Presidente “Zé Menonca”.

Do seu amigo e capitão Jobão


Algumas fotos de Ze Menonca com jogador e dirigentes do Everton:







6 comentários:

Evaldo Sabino (Vadico) disse...

Parabens Jobao, bela e justa homenagem a esse homem correto e amigo grande PRESIDENTE Zé Menonca. Grande abraco.
Vadico Sabino

JOÃO MARIO disse...

Mais que merecida essa homenagem ao grande amigo Zé Nogueira. Joguei contra e a favor.
Fizemos uma sólida amizade nos tempos que éramos funcionarios da ATECEL/UFPB (UFCG).
Funcionario exemplar, sempre correto nas suas atitudes.Como amigo sempre tinha tempo para ajudar um amigo não escolhendo hora nem circunstancias.
Valeu Zé Nogueira voce merece !

Jobedis Magno disse...

Quando resolvi publicar aqui no Museu Virtual do Esporte amador de Campina Grande pequena homenagens com desportistas e campinenses ilustres, um dos primeiros personagens que me vieram à mente foi José Nogueira Sobrinho, funcionário publica Federal da UFCG, hoje aposentado l, meu colega por vários anos na universidade e do time que ajudamos a fundar o Everton ESPORTE CLUBE do bairro do São José em Campina Grande/PB. Popularmente conhecido como Zé Menonca, apelido carinhoso que ganhou no bairro e na cidade, ele é uma das mais fascinantes figuras que eu já conheci. Dono de um carisma extraordinário, de uma calma extrema, Menonca foi um dos grandes dirigentes do time do Bairro do São José e que mais conquistou títulos (por um tempo não muito longo, mas inesquecível, fizemos partidas memoráveis e de altíssimo nível, contra fortíssimos adversários. Desse tempo bom ficou apenas a saudade e as lembranças de momentos difíceis de esquecer. A tristeza é de não ter outras fotografias de melhor qualidade para deixar registrado no Museu do esporte amador de Campina Grande um timaço de futebol

Anônimo disse...

Parabéns Jobedis pela matéria com José Nogueira.
Ao meu amigo/presidente José Menonca tenho a dizer que é merecida a homenagem. Por mais que encontre adjetivos para expressar o ser humano que voce é, ainda assim saberei que deixarei de citar muitos, pois poucos seres humanos têm as suas qualidades. Abraços Zé Menonca, sinto-me orgulhoso de fazer parte de sua amizade e honrado em mantê-la. Fernando Cangurú.

Jonas didi disse...

É Jobão, o amigo Vadico tem toda razão em seu comentário, poderia discorrer mais linhas para falar desse grande amigo e companheiro de muitas jornadas, mas a sua homenagem expressa tudo aquilo que esse grande E NOSSO PRESIDENTE MERECE!!! forte abraço.

Hildeman disse...

Gostaria de não falar dêsse amigo, mais sim, encontrá-lo, pois, acredito que, já faz uns 35 anos que não vejo o Zé, sempre que vou a minha Campina, procuro saber no calçadão onde mora o Zé Menonca (Nogueira).Aprendi a gostar dêsse moço desde o tempo que éramos vizinhos na nosso querido bairro do São José. O Zé puxou muito ao seu pai o Sr. Julio Nogueira, um homen bom, caridoso, mais muito calado com os que lhe arrodiavam. Pensava duas vêzes para dar uma reposta. Assim, também era o Zé. Para os amigos do Zé e pra êle tb, tenho uma historinha pra contar de nossa convivência. O Zé tinha uma certa paixão pela uma garota que morava na Rua Independencia, tínhamos naquela época uns 13 a 14 anos, e essa garota se chamava Lourdinha. O Zé gostava de arriscar sempre no jôgo do bicho. quando Lourdinha passava na nossa rua pra subir para a Indepencia, sempre acompanhada pelos pais, o Zé ficava sorrindo pra mim e Flávio e, comentava, o bicho hoje vai ser vaca, o danado era que êle jogava e ganhava´. (è minha mintira TERTA). Amigo Zé Minonca (era assim que eu o chamava), espero na minha proxima ida a Campina, poder encontrá-lo para abraça-lo com muita saudade. Você fez parte de minha infancia e adolescencia.

Postar um comentário