Subscribe:

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MEMÓRIAS DO PASSADO - ZÉ GUEDES

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES





Falar o nome JOSÉ GUEDES DA ROCHA pouca gente saberá, mas ZÉ GUEDES  vigoroso zagueiro do Nacional (equipe amadora da cidade, treinado por Zeze 18  Dedos (de saudosa memória.) ou do Estudantes  daí sim todos saberão, pois marcou época. Zé Guedes fez sua história vestindo as camisas de muitas equipes tais como:  Noroeste, Humaitá, Central, Paulistano, Nacional e EstudanteS. Jogando tambem futebol de salão pela seleção do exercito da nossa cidade. 
 Zé Guedes era um zagueiro baixinho mais se antecipava bem as jogadas o  que tornou os times por quem passou fortes equipes da nossa cidade.


Zé  Guedes chegou pra reforçar o grande time do Estudantes nos anos 60 e jogou por mais de uma década. Sua chegada foi bastante festejada já que era um atleta que vinha de umas equipes de renomes na cidade ( O Paulistano e o o Nacional de Zezé). Aqui formou uma das duplas de zaga mais conhecidas daquele tempo onde o futebol do seu time Estudante era  pura raça na nossa cidade. A dupla “Zé Guedes e Pedrão “o Pedro do  Ipase”, que  se mantiveram jogando juntos varias temporada.


Zé Guedes sempre foi um zagueiro vigoroso e de bom preparo físico, e  tinha uma capacidade técnica excelente, seu posicionamento e recuperação era impressionante sempre esguio de cabeça erguida comandava o setor defensivo. No futebol ainda contribuiu sua experiência,  mais por problemas particulares se afastou dos gramados, mas deixou uma marca positiva no esporte, os saudosistas relembram o potencial desse que foi uns dos grandes zagueiro do Estudantes  e fez parte de uma das melhores equipes do futebol amador da cidade.


ABAIXO ALGUMAS FOTOS DOS TIMES QUE ZÉ GUEDES JOGOU:








NACIONAL


                            Ze Guedes no Exercito de futebol de salão


10 comentários:

JOÃO MARIO disse...

Jóbedis, tive a oportunidade de jogar com Zé Guedes mo Estudante. Zagueiro vigoroso, bom cabeceador, apesar da baixa estatura tinha um ótima impulsão. Era do tipo xerifão, e tinha uma boa colocação.Na era por menos que sempre foi titular por onde passou. Uma das virtudes de Zé era o interesse que ele teve em guardar fotos, recortes de jornais. Essas fotos foram tiradas do seu album, pois pedi emprestado sem dizer que a principal finalidade era copiar as fotos paa prestar a ele essa merecida homenagem.
Tive a sorte de gozar da sua confiança e por isso emprestou o album!
Zé ainda ficou como guradião dos troféus do Estudante que hoje estou vendo se recupero alguns.
Parabens ZÉ GUEDES voce merece !
João Mario

Carlinhos disse...

Joguei muito tempo com Zé Guedes no Estudantes. Zagueiro de excelente preparo físico, muito seguro, orientava os companheiros de zaga, era um verdadeiro xerife, levava as coisas a sério. Uma vez contra o Flamengo da Bela Vista eu notei que Lelé e Poroca queriam intimidar Zé Guedes, quiseram se estranhar mais não consiguiram, vencemos o jogo por 2 x 1 partida bastante disputada. Você Zé Guedes, só tem um defeito é ser trezeano. Um grande abraço

Carlinhos disse...

Joguei muito tempo com Zé Guedes, no Estudantes. Zagueiro de um preparo físico invejável, boa colocação, corajoso, orientava os companheiros, levava as coisas a sério, um verdadeiro xerife. Contra o Flamengo da Bela Vista com Lelé, Poroca e Cia queriam intimidar Zé Guedes no cacete e o zagueirão não abriu, ganhamos o jogo por 2 x 1 uma partida bastante disputada. Você Zé Guedes só tem um defeito é ser trezeano. Um grande abraço

Lambreta disse...

Afora as atrasadas para Humberto, era um zagueiro razoavel. De Poroca e Lele, ele não tinha medo, porem de Natal e Macola, (brincadeira). Alèm do defeito citado por Carlinhos, o outro è ser agorento. È impossivel morrer alguem em Campina para cumpade não saber. Um Abraço Lambreta.

Anônimo disse...

Marcílio Soares

""Faça os gols lá na frente, aqui atrás não passa nada"" Ouvi muito isso, o tempo que joguei no Estudantes, com esse grande amigo Zé Guedes. Pra mim, ele passava muita segurança, as vezes exagerava na força desproporcional, mas era tranquilo, só não aguentava algumas piadinhas. . "ïsso não" k k kkkk. Bons tempos Zé Guedes, valeu muito a pena jogar com você, homem de muito carater.

JOÃO MÁRIO disse...

Lambreta !
Primeiro: retorne meus e-mails, mal educado !
Segundo : Quando ZÉ GUEDES dá uma noticia bem legal a pessoa tá na UTI !!!!
Dizem que quando ele era mais novo, o goleiro estava ajeitando a bola para ele bater o tiro de meta ele não esperou e bateu com goleiro e tudo...! Zé MARIA cabeceou o goleiro e a bola e fez o goal !! Pense numa confusão ! rsrsrsrsr

Anônimo disse...

Caro João Mário,
Sugiro que em suas colaborações a esse Museu, alías uma grande sacada, utilize mais do grande bom humor e da presença de espírito que sempre lhe caracterizaram, a exemplo do que fez nesse comentário dirigido ao grande Lambreta, outro não menos espirituoso.
Um grande abraço,
Tom.

Saulo Florindo disse...

Jobedis,


Parabens por esse trabalho, encaminhei para Moises filho do Zé Guedes, ele ficou encantado.

Grande abraço e muito obrigado por me passar este patrimonio historico do nosso futebol.

Saulo Florindo

José Evangelista (Vanginho) disse...

Parabens,Jobedis, excelente a materia sobre o zagueiro zagueiro que eu vi jogar no final da carreira pelo time do Estudantes e de quem eu era fã, continue publicando materias do nosso futebol amador,outros craques como;Naninho, jorio, Chico Cateta, Fernando Canguru, Jobão isto é vc mesmo grande jogador que precisa contar sua historia vitoriosa e tantos outros,sou de Santa Rita mas morei em Campina Grande 15 anos hoje moro em em Santos há mais de 20 anos e só com um portal como esse eu consigo matar saudade da minha terra valeu.

Anônimo disse...

CAROLINA GUEDES(NETA)

TENHO MUITO ORGULHO DESSE MEU "PAI AVÔ".
ELE SEMPRE SERÁ BOLA CHEIA!!!
=)

Postar um comentário