Subscribe:

segunda-feira, 28 de maio de 2012

QUEM FOI CRAQUE - PAULINHO VIRGOLINO

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



Dr: Paulino Virgolino. Se perguntar por esse nome no meio esportivo de Campina Grande hoje, certamente poucos vai saber dar informações, seria um sujeito desconhecido. Mas se falar no Paulinho Virgulino, ex- jogador de futebol de salão e de pelada do passado de alguns times de nossa cidade, qualquer desportista que defendeu e jogou contra ou a favor o conhece ou conheceu.



Nascido em Campina Grande no bairro da Prata, Paulinho foi mais um grande jogador  que veio para acrescentar e muito no desenvolvimento do esporte de nossa da cidade no passado. No caso dele, quem foi coroado com sua chegada foi o esporte campinense o futebol de salão e o de pelada. Sempre presente mas  das praças esportivas, Sempre apaixonado pelo esporte, o agora “Dr:  Paulo Virgolino” passou a infância no bairro da Prata e jogou em varios times de nossa cidade entre eles o Real Campina,  Estudantes,Colégio Estadual da Prata, Caçadores e a seleção Universitaria da sua faculdade de medicina, entre outros.. Determinado e ciente do que queria, estudou e se formou em medicina. Sempre prestativo e competente no que faz, o ‘esportista’ já atuou em competições de nível municipal e  estadual.
Paulinho não colheu todas as glórias que um craque como ele poderia colher. Mas obteve uma glória que poucos jogadores obtiveram na carreira: o respeito como médico e cidadão. Em meio a tantos jogadores que com ele jogou bola. Paulinho teve a coragem de lutar, ainda mais... naquela época. 
É um profissional que está sempre disposto a ajudar quem precisa de seus conhecimentos e experiência.


ALGUMAS FOTOS DO PAULINHO


ESTADUAL DA PRATA CAMPEÃO JUVENIL DOS JOGOS COLEGIAIS


ESTUDANTES DE FUTEBOL DE SALÃO
PAULINHO ZACARIAS E JOBEDIS  EMBAIXO: JORGE E GIL SILVA 

                                                                          ESTUDANTES
PAULINHO ESTA DE PONTA DIREITA E DE BASQUETEIRA





8 comentários:

Anônimo disse...

Paulo Virgulino, para os íntimos somente, Paulinho. Tive a grata satisfação de jogar ao seu lado no futsal pelo “Gigantão”. Inteligente, elegante, exímio passador de bola tinha uma maneira toda peculiar na condução da bola. Jogar com ele era muito fácil. Era só acompanhar seu raciocínio. Sabia tudo de futebol.
Fora das quadras,educado e gentil, um amigo para todas as horas.
Jóbedis, parabéns pelo grande resgate.
Abraço
Vadinho

Anônimo disse...

Josinaldo de Sousa.

Navegar nesse museu é sempre um prazer renovado quando recebo novas informações sobre craques do passado que ví jogar quando era garoto em Campina Grande. Hoje moro em Fortaleza.Ce, e acompanho todo desenvolvimento do trabalho que o JOBEDIS e seus amigos vem fazendo em prol da memória do futebol da Paraiba, onde tambem joquei no infantil do Estadual da prata, juntamente com o PEDRINHO, irmaõ do JOBEDIS, em 1969, ano que estudei no GIGANTÃO com muito orgulho, tendo em seguida me transferido para o maranhão onde serví o Exercito e em seguida pra Fortaleza.Ce, onde moro atualmente e sou policial civil.Finalizando, recordo-me tambem do time do ATLETICO DA PRATA, onde joguei várias vezes contra o EVERTON, REAL CAMPINA, BOTAFOGO DA LIBERDADE, ETC.
Forte abraço a todos.
NALDINHO. ----jnalde@bol.com.br

Maria Luzeneide Morais disse...

Jobedis
parabéns pela iniciativa de escrever sobre o esporte de sua cidade. Com certeza ficou um trabalho lindo e bem escrito, segundo os comentários…
Ainda não tive oportunidade de ler todos os poeters, mas o farei com certeza.
Achei lindo homenagem que fez merecidamente a as meninas Marise e Eneida. Elas devem estar orgulhosas de você.
Que seja o primeiro de tantos outros. Desejo sucesso sempre.

Anônimo disse...

Paulinho, grande craque de bola, tive a oportunidade de vê-lo jogar e muitas vezes até acompanhar a sua maneira educada com que tratava os amigos antes e depois dos jogos.
De forma pessoal achava tb legal o seu jeito descontraído.
Amigo que vc prossiga fazendo o bem e sempre olhando para futuro com alegria.
Amigo Jobão, justa homenagem...amigo Paulinho vc merece...forte abraço, Jonas didi

Carlinhos disse...

Falar do craque Paulinho, dispensa comentários. Nossa cidade foi bem representada por jogadores de peladas na década de 60/70. Podemos citar Paulinho como exemplo. Tive oportunidade de jogar com ele muito tempo no segundo quadro do Estudantes e as vezes no time principal. Tanto jogava bem futebol de salão como de campo. Nunca usou da violência, jamais foi expulso e sempre disciplinado. Um domingo no Estudantes sem esse trio Jorge, Ademir e Paulinho era desanimado. Amigo Paulinho, você é um exemplo de profissional em todos os aspectos. Um grande abraço. Carlinhos

João Mário disse...

Boa lembrança Jóbedis !
Ainda joguei com Paulinho no ESTUDANTES.Tinha um fino trato com a bola, calmo não se irritava, e foi um dos grandes da nossa pelada !
Hoje competente médico, radicado em JP.Tive o prazer em encontrá-lo no III Encontro dos Amigos do Esporte e continua com a mesma simpatia de sempre !
Grande abraço Dr. Paulinho

Pedro Aurélio - Pedrinho disse...

Jobedis,
Tive o privilégio de conviver com Paulinho dentro e fora das quadras e campos de peladas de Campina nos anos 60/70. Juntamente com Ademir e Jorge, participamos de muitos jogos.
Hoje residimos em João Pessoa, e quando nos encontramos, é sempre momentos de recordação de nossa vida em Campina e dos amigos que lá tivemos.Pedro Aurélio - Pedrinho.

pedro aurélio - pedrinho disse...

Jóbedis,
Tive o privilégio de jogar F.de Salão e de Campo com Paulinho, Ademir e Jorge. Éramos amigos dentro e fora de campo. Hoje moramos em João Pessoa e sempre que nos encontramos relembramos daqueles tempos saudáveis que ficarão para sempre em nossas memórias.
Pedro Aurélio - Pedrinho

Postar um comentário