Subscribe:

segunda-feira, 18 de junho de 2012

MEMÓRIA ESPORTIVA - ANIVERSARIO DE 46 ANOS DO EVERTON ESPORTE CLUBE

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


 Tudo na nossa vida guarda momentos, acontecimentos, histórias. Mas o futebol de pelada e o futebol de salão do passado de Campina Grande sem sombra de dúvidas é um grande arquivo de histórias. Histórias que gostaríamos de contar todas elas, principalmente as que conheço bem pois foi lá que nasci e me tornei atleta o bairro o São José, de nossos times históricos. Nossos jogadores tão consagrados através dos tempos, que ajudaram a fazer a história do futebol de nossa cidade. Muitos que já penduraram a chuteira, outros viraram médicos, engenheiros, químicos, advogados, construtores, jornalistas, outros professores, outros vieram a falecer, mas suas lembranças permanecem naqueles que os viram jogar e principalmente daqueles que jogaram com eles como eu, e alguns jogadores que ainda insistem em continuar jogando?

Nesta matéria gostaria de homenagear um desses times históricos que muito brilhou pelos (des) gramados de Campina Grande. Mas podem ter certeza de que esta homenagem não vai ser completa, pois é impossível citar todos os jogadores que por este time passaram em  suas formações, é impossível relatar toda a trajetória deste time que existe a mais de 46 anos, mas fizemos um apanhado geral, relembramos alguns jogadores, e conseguimos resgatar algumas fotos e um pouco de sua história. Esse time é Everton Esporte Clube do bairro do São José que neste 18 de junho de 2012 está completando 46 anos de história.

Foi no dia 18 de junho de 1966, seus primeiros dirigentes (foto) redigiram e assinaram a ata de fundação dando vida ao nosso querido time que completa hoje 46 anos de Fundação.

Quero aqui de forma muito singela, mas muito verdadeira prestar uma simples homenagem a estes fundadores bem como a todos os demais que em seguida se juntaram a eles e que de uma forma ou outra colaboraram e continuam colaborando para que o esta amizade dos que jogaram no Everton se mantenha firme e forte nestes 46 anos de existência.

Não citarei nomes para não cometer nenhuma injustiça de deixar alguém de fora, mas devemos prestar um justo reconhecimento a todos os dirigentes, atletas, colaboradores, torcedores que sempre foram fundamentais no sentido de consolidar Everton Esporte Clube.

E também crônica esportiva de nossa cidade que em raras exceções também esteve ao lado do nosso time ao longo de sua história bem como os abnegados de nossa cidade que nunca se furtaram em investir e colaborar com o clube.

E sua história já contada neste Museu o Everton teve equipes muitos competitivas nos campeonatos suburbanos da cidade, Tabelão da Liberdade, Copa Arizona entre outras competições, sempre chegando a decisões, e conseguindo ser campeã. Tinha como fortes rivais na época, os times do Botafogo, Oriente, Auto Esporte e Comercio da Liberdade, Estudantes, Olaria do Catolé, Grêmio, Embirense, Têxtil, Leão do Norte entre outros grandes times de nossa cidade que teve times muito competitivos.


O desafio de conquistar a Paraíba - Depois de tiradas todas as dúvidas de quem é o melhor time amador de Campina Grande na decada de 70 onde conquistou todos os titulos que disputou, o Everton partia para a conquista da Paraiba. O primeiro desafio foi  em Alagoa Grande, onde o glorioso rubro-verde enfrentaria a equipe local,  que era a atual campeã paraibana de Seleções. Essa primeira jornada, apesar de não ser das mais fáceis, foi vencida pelo Everton por 3x1 (conforme foto abaixo)

O Everton Conquista a Mídia Esportiva
A primeira vez que os jornais abriram espaço para o futebol do Everton de forma destacada foi em 1971, na decisão do título Suburbano entre Everton e Botafogo da Liberdade e  também na radio Borborema também destinada ao jornalismo esportivo, mas com uma visão patrocinadora e promotora deste  evento ligado ao esporte amador. No futebol Campinense apenas os chamados “grandes clubes” ganhavam as manchetes dos jornais e espaços no rádio e na televisão. Os chamados “clubes amadores” ficavam escondidos em suas conquistas e longe da mídia. Mas o futebol praticado pelo Everton despertou a atenção da mídia esportiva, que chegou a citar e narrar alguns jogos do Everton do São José, como exemplo a ser seguido, dada excelência do verdadeiro futebol amador. A partir de então, se tornou cada vez mais comum a aparição do Everton nas páginas dos jornais.


Grandes jogadores passaram pelo time. Teve como seus grandes técnicos, o saudoso Fuba Vei (falecido) O time teve também como figuras marcantes nesta história, os presidentes, Genival, Zé Nogueira, Glauco Kardec, Pedro Sandu o secretário Sassá e os roupeiros Bilinha e Xidoca.


Sabemos que temos mais times em nossa cidade que merecem uma homenagem também, e na medida do possível estaremos homenageando esses times também.

Então temos sim muito que comemorar nestes 46 anos de fundação do nosso Everton, mas repito lembrar e agradecer a todos aqueles que lutaram, se sacrificaram, dispuseram do seu tempo, do seu trabalho e até do seu dinheiro para manter a equipe viva. A estes nossa eterna gratidão e reconhecimento.Nestes 46 anos acho que o Everton nos deu muito mais alegrias do que tristezas é um clube do qual devemos nos orgulhar e fico particularmente muito feliz por acompanhar de muito perto esta linda história desde o seu inicio. Só temos a dizer duas coisas para o nosso querido time, muito obrigado por existir e por todas as alegrias que nos destes ao longo destes 46 anos.

Para comemorar em grande estilo estes 46 anos de fundação alguns abnegados realizará no dia 16 de Dezembro um festa de confraternização com a presença dos ex-presidentes e jogadores e patrocinadores. Uma bonita festa do tamanho que a história da Everton merece onde será lançado um cd de toda sua hisória e de seus jogadores.

Pena que nem todos que colaboraram tanto com a nossa equipe estejam entre nós para serem devidamente homenageados, muitos infelizmente já nos deixaram, mas mesmo não estando mais entre nós fica aqui a nossa eterna gratidão por tudo aquilo que fizeram pela nossa equipe.

Jobedis Magno
Ex-atleta e um dos fundadores da equipe.

Alguma fotos de grandes equipes do Everton ao longo do tempo:


                                       PRIMEIRA EQUIPE TITULAR

                                                       PRIMEIRA EQUIPE DE ASPIRANTES



                                            CAMPEÃO DO TABELÃO DA LIBERDADE



TRI - CAMPEÃO SUBURBANO

                                                                                                         





12 comentários:

Anônimo disse...

Ah! Esse time é épico. Hoje quarentão, conseguiu aglutinar em seus quadros todos os peladeiros que nasceram e moravam no bairro do São José. Um belo time que a todos embelezava por seu modo requintado de jogar. Foi vencedor de varias competições e torneios e em assim sendo, fez historia no futebol amador de Campina Grande. Sou um felizardo por ter jogado em seus dois quadros; aspirantes e titulares. Era uma grande família. O bom é que passado todos esses anos. Os componentes desse timaço se confraternizam e relembram um passado de glorias e vitorias.
Ao quarentão, EVERTO ESPORTE CLUBE, os meus sinceros PRABÉNS!
Abraço
Vadinho

Roberto Guarabira disse...

Parabéns a todos os que fazem parte da história do grande Éverton do São José.
Já havia me reportado ao Éverton e repito que esta equipe, guardadas as devidas proporções, foi o Barcelona das peladas de Campina Grande.
Sempre formou equipes que davam gosto a quem via e desgosto a quem lhe enfrentava.
Não vou citar nomes, para não cometer injustiça com a ausencia de alguns, mas que foi um celeiro de craques, ah isto foi.
Pelas fotos pode-se ter uma idéia o que era enfrentar estas feras.
Parabéns ao Éverton e ao grande número de amigos meus que fizeram a sua brilhante história.

Anônimo disse...

PARABÈNS A ESSE CLUBE QUE SEMPE ARREGIMENTOU SEGUIDORES E UM PELOTÃO DE AMIGOS. Abçs

Noro Pedrosa

Anônimo disse...

Amigo meus...falar do Everton é falar de si próprio, que em certos casos é difícil, mas aqui é dizer que me sinto feliz e um privilégio imenso em ter jogado neste time,
é falar de uma família, onde a felicidade morava nesta casa...é alegria,
é falar de amigos, uma verdadeira riqueza,
é falar de saudades..."grande", que sinto ao rever tantos amigos, que enquanto estive escrevendo, viajei no tempo e muitas lembranças me aconteceram.
De forma pessoal, tenho uma relação muito forte com esse tempo, cultivar e conservar amigos é poder olhar para o passado com gratidão e hoje com alegria, é a vida é parecer linda sempre!
PARABÉNS MEU QUERIDO EVERTON, a vc também meu amigo/irmão Jobão, que nos dar este presente em rever tanta gente boa através destas fotos, valeu, um abraço a todos que fizeram parte desta linda época.
Jonas didi

Ronaldo Soares disse...

Meu amigo Jobedis, parece que foi ontem! O nosso querido Everton é um verdadeiro PATRIMONIO do nosso
querido São José. 46 anos de história, é uma glória, amigo!!!

Thadeu Borba disse...

Valeu Jobão, até que enfim apareci numa foto. Jogar no Everton era muito fácil, só tinha cobra criada, pense numa galera unida, divertida e cheia de greia, sempre lembro daqueles domingos felizes. De manhã era aula de futebol com olé, janelas e drible de arrodeios, o gol vinha naturalmente. De tarde era matinê do Gresse e de noite era Boite de Esperança...kkkkkkkkkkkk...Parabéns! Um grande abraço a toda galera do nosso querido Everton.
Thadeu Borba

Anônimo disse...

É amigo Tadeu (sem o H)...e logo ao meu lado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, esqueceu que depois da aula de futebol, tinha tb aquela geladinha com queijo assado lá no Bar do Rui!

Abraço meu amigão Thadeu (agora com H) kkkkkkk

JONAS DIDI

Jobedis Magno disse...

Tadeu faltou a viagem para Surubim e viajar para jogar no outro dia para jogar pelo Everton na cidade de Esperança, pense numa viagem arretada sera contada no museu

KEKA LUX disse...

Tive o previlégio de jogar por essa GRANDE EQUIPE e apesar do pouco tempo ( 3 partidas ) foi muito marcante para mim, pois encerrei minha careira como " peladeiro " jogando pelo EVERTON. Como disse Tadeu, era fantástico participar daquele grupo. Joguei no Everton no final de 1977, assim que voltei de SP, mas na minha última partida sofri uma grave contusão ao chocar-me com o goleiro do CORINTHIAS de Casa de Pedra. Quando me recuperei fui chamado pelo pessoal do BOLA DE OURO, onde estou até hoje. Era um tipo de jogo mais leve.
Parabens a todos que contribuiram para que o EVERTON tivesse uma tão bela História.
Keka

KEKA LAGO disse...

Jobédis
Favor corrigir meu comentário com a seguinte palavra
PRIVILÉGIO
kEKA

Carlinhos disse...

Parabéns ao eterno Everton Esporte Clube pela sua história e suas conquistas.

Anônimo disse...

Jóbedis, errata, correção para: EVRTON E PARABÉNS!

Vadinho

Postar um comentário