Subscribe:

quinta-feira, 21 de junho de 2012

QUEM FOI CRAQUE - KEKA

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

Falar o nome Renato Castro Lago pouca gente saberá.O nome é desconhecido dos esportistas do passado, só os mais próximos o reconhecem, mais quando anunciamos “Keka” ex - zagueiro do futebol de pelada de nossa cidade, ex dirigente da Dolomil e atualmente empresário/proprietário das Tintas Lux de nossa cidade, daí sim todos saberão, pois marcou época e fez sua história. 

Pois é amigos falar bem desse grande amigo Keka é fácil, pois é um cidadão inquestionável e grande desportista de Campina Grande do passado e grande empresário da atualidade. 

 Keka sempre foi um zagueiro raçudo e que não maltratava a bola, tinha uma capacidade técnica excelente, seu posicionamento e recuperação eram impressionante, apesar de baixinho comandava o setor defensivo e ofensivo quando jogava de lateral direito. No começo de sua carreira atuou pela equipe do Santos da Estação Velha conforme foto abaixo? 



Atuou também pela equipe do Colégio Estadual e do CAD nos jogos Colegiais e na equipe do Everton do Bairro do São José. Teve que dar um tempo no esporte e terminar os estudos foi para São Paulo e se formou em engenharia. Quando retornou foi trabalhar junto ao irmão na empresa Dolomil. 

No esporte continuou jogando em alguns rachas na cidade como o Racha dos Targinos, Bola de Ouro e do Campestre entre outros. Teve algumas contusões sérias e quase desiludiram este versátil atleta que quase prematuramente abandonasse o futebol. 

Keka teve uma grande participação no desenvolvimento de nossa cidade como empresário e depois como dirigente da FIEP. Ajuda muito  esta Federação com sua experiência. 

Com visão de futuro Renato Castro do Lago nosso Keka construiu aqui na nossa cidade uma empresa para fabricação de tintas. Iniciou sua produção em março de 2008, Hoje, a Tintas Lux é uma empresa conhecida e consolidada no mercado e se destaca pela pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, prezando sempre pela qualidade, desde a matéria prima até o produto acabado. 

A empresa conta com uma equipe com profissionais de alto nível para atender aos anseios dos consumidores. 

Aqueles como eu que tiveram a felicidade de conhecer e, principalmente, conviver com Keka especialmente nós que tivemos esse privilégio ao longo de muitos anos, desfrutamos da amizade de um misto de esportista, empresário, orientador, conselheiro, pai, irmão, enfim, de uma personalidade ímpar, que através do equilíbrio, sensatez, cordialidade, urbanidade, profissionalismo e, acima de tudo, humildade, a par de ser um grande cidadão de nossa cidade, contribuindo com o seu desenvolvimento, alicerçando a exata noção de companheirismo, de decência, de responsabilidade e tantas outras qualidades necessárias a uma boa formação de seus filhos. 

Keka hoje pode se considerar um homem consolidado,  tem sua vida estruturada, pois batalhou e se esforçou para ter tal êxito. 

Pois é amigos a trajetória dessa pessoa que conquistou a tão sonhada vida bem-sucedida, e os atletas e esportista de hoje aprendam com as lições dele. 

As pessoas com qual ele teve tem maior convivência lembram dele com muito carinho, e a mim ficou a lembrança de um grande jogador e amigo da qual seus filhos se espelharam nele para a iniciar suas careiras de administradores na sua empresa. 

Algumas fotos do nosso amigo Renato Castro Lago do pequeno/grande Keka:


  
  







                                                              No time de master do Treze

KEKA NO ENCONTRO DE AMIGOS DO PASSADO





Conheça  a fabrica do Keka clicando no link abaixo:




17 comentários:

Anônimo disse...

Grande amigo Keka, que merecida esta homenagem, você fez parte de uma época maravilhosa do esporte de nossa cidade e ainda hoje é atuante.
Nas fotos aqui postadas nós temos a oportunidade de ver que você é amigo de muita gente...e a recíproca é total e verdadeira. Tive o privilégio de jogar ao seu lado, foi por pouco tempo...senão eu teria chegado a Seleção, não sei qual, mas teria, kkkkkkkkkkkkkk, jogador sério, raçudo, mas sem maltratar a bola.
Fico muito feliz em ler tudo aqui a seu respeito, e me orgulho de ser seu amigo e obrigado também por até hoje conservar esta amizade...saudades do amigo...mas nunca o esquecimento.
Que você junto a sua família sempre possam esperar todos dias algo de bom, que Deus sempre levante seus para a vida e que ela possa parecer linda sempre.
Abs, do amigo de sempre, Jonas didi

Valeu Jobão..sempre com seus golaços!

Anônimo disse...

Correção,

QUE DEUS SEMPRE LEVANTE SEUS "OLHOS" PARA VIDA, E QUE ELA POSSA PARECER LINDA SEMPRE.

Anônimo disse...

VALEU JOBÃO, O VELHO KEKA, SEM SER O IRMÃO DE SIMPLICIO, MEU AMIGO E VIZINHO DA DESEMBARGADOR TRINDADE. ERA CRAQUE EM TUDO QUE FAZIA, TANTO NA BOLA COMO NA AMIZADE E NOS SEUS NEGOCIOS, UM ABRAÇO VELHO KEKA, MUITA PAZ E SAUDE PARA VC E OS SEUS. UM ABRAÇO DO SEU AMIGO ESPEDITO VILAR

JOÃO MARIO disse...

Não tive a oportunidade de jogar ao lado de KEKA,apenas o vi jogando algumas vezes no Campestre.
Mas como pessoa, o conheço de muito tempo e acho que todos que são amigos dele se sentem gratificado em têr ujma pessoa da estirpe de KEKA ao seu lado.
Ínteressante é que o pai de Keka, seu LAGO foi meu gerente, (aliás, meu primeiro emprego), no BCO. MAGALHÃES FRANCO no inicio de 60 !
Parabéns amigo KEKA !
Abraços a todos !
Diga a BILA que volte para o tenis, está fazendo falta !!!!

Vladimir Moscoso disse...

Sensacional a homenagem doMuseu a Keka e aos grandes atletas do passado da minha querida Campina Grande do passado é por isso que a gente se apaixona por esses espaço q nunca deixo de ler aqui em Portugal onde resido a mais de 30 anos. Keka vc merece muito mais, o blog tá certo em prestar essa linda, sincera e singela homenagem a alguém q realmente o fez por merecer. Parabéns Jobedis pela ideia. Um abraço

Anônimo disse...

Ótima homenagem. Gente finíssima e de simpatia destacada entre seus colegas de sábado.
Realmente merece ser homenageado SEMPRE.
abs.

Anônimo disse...

Ótima homenagem. Gente finíssima e de simpatia destacada entre seus colegas de racha.
Realmente merece ser homenageado SEMPRE.
abs.kkkkkkkkkkkkk
Advinha que postou Keka

Anônimo disse...

Gente boa, mas tem que ensinar ele a tirar lateral que nestes 70 anos de pelada ainda não aprendeu;
acertou Keka???????

Alberto Cavalcanti Silva disse...

SALVE...SALVE, Keka VELHO DE GUERRA, UMA HOMANEGEM DAS MAIS CORRETAS E JUSTA. SOU ADMIRADOR DESSE MUSEU DO JOBEDIS OUTRO GRANDE CRAQUE QUE PRECISA QUE ALGUEM FAÇA ESTA HOMENAGEM A ELE. SEU MUSEU QUE AINDA VAI BRILHAR POR MUITOS E MUITOS ANOS NO CLUBE. AGORA... UMA COISA. TEM UM SÉRIO DEFEITO: TORCE PELO VASCO ( RSRSRSSSRRS!!!!!!)

Anônimo disse...

Conheci Keka jogando futebol de campo no Colégio Estadual da Prata. Nos jogos estudantis, jogamos no mesmo time, pelo Estadual da Prata, e jogamos contra quando ele jogou pelo CAD. Depois, jogamos algumas partidas no racha Bola de Ouro, no campo do Convento de Lagoa Seca. Raça, velocidade e firmeza eram as principais características de Keka, como zagueiro. Fora de campo, Keka é um cara de muitos amigos, pois sabe como fazer e preservar as amizades.
Parabéns, Jóbedis, pela justa homenagem ao colega Keka.
Fraternalmente,
Benedito Antonio Luciano (Bené)

Anônimo disse...

GRANDE HOMENAGEM AO AMIGO KEKA COM KK, POIS O OUTRO É QUECA DE SIMPLÍCIO.
GARNDE AMIGO, CAMARADA E ESPORTISTA.FUI COMPANHEIRO DELE NO BOLA DE OURO EM UPUARANA-LAGOA SECA.
ABRAÇOS GRANDE AMIGO E VOCE MERECE TODO O CARINHO DOS SEUS AMIGOS.

NORO PEDROSA

Roberto Guarabira disse...

Tudo de bom que se disser a respeito deste monumento humano ainda é pouco.
Merece toda a admiração e o respeito que os seus amigos lhe dedicam.
Como ser humano dispensa comentários. É uma verdadeira reserva moral.
Como empreendedor, mostra a cada dia o seu talento com o sucesso alcançado pelas suas empresas, sem que este sucesso transforme a sua personalidade. Continua sendo a mesma pessoa simples e acolhedora de sempre.
Como jogador serve de exemplo pela sua persistencia em continuar ainda participando dos rachas do nosso querido BOLA DE OURO.
Keka já foi operado dos dois joelhos e sentenciado pelos médicos de não mais poder jogar, mas o seu amor pelo esporte contraria todos os prognósticos médicos.
Sinto-me honrado e gratificado em fazer parte do seu ciclo de amizade. Pelos seus predicados, lhe tenho como um exemplo de vida, um verdadeiro ídolo.
Como diz aquele adágio popular: Keka é como a perna do Sacy Pererê: não tem "parêia" não!!
Parabéns Jóbedis, pela merecida homenagem e este exemplo de decência e dignidade.

KEKA disse...

Amigo JOBÃO
Nos conhecemos no esporte, estudamos no Gigantão, jogamos juntos e continuamos nesse momento ligados pelo esporte. Fico imensamente feliz e lisonjeado por tudo que voce disse sobre minha pessoa, principalmente vindo de uma pessoa respeitada como voce. Emocionei-me bastante com seu comentário sobre mim, não só pela vida esportiva mas tambem pela vida profissional. DEUS tem sido muito bom para mim, pois permitiu que eu tenha uma famíla maravilhosa, uma imensa legião de amigos e uma empresa que graças a DEUS está indo muito bem.
Dedico a minha vida a manter e conquistar novas amizades e isso tenho procurado ensinar aos meus filhos. Como já dizia aquela propaganda de um banco, " é melhor amigo na praça do que dinheiro no bolso "
Para mim é motivo de muito orgulho está recebendo essa homenagem e fazer parte desse grupo de FERAS que voce está resgatando no " QUEM FOI CRAQUE " e em outras partes desse seu blog.
Parabens pela sua dedicação em resgatar esse acervo de recordações de uma época que infelizmente não volta mais, mas que foi um passado cheio de glória e muitas alegrias.
Por fim quero agradecer do fundo meu coração a todos esses queridos amigos que fizeram bondosos
comentário sobre esse humilde servo de DEUS e dizer a TODOS que eu que me sinto extremamente honrado em poder compartilhar da amizade de voce.
Um abração a todos e masi uma vez o meu MUITO OBRIGADO.
KEKA

Anônimo disse...

Grande amigo Keka, que bom que vc postou sua história no Blog do Jobão. É uma homenagem justa e espetacular, pois você é um fora de série na expressão ampla da palavra. Ser seu amigo é uma dádiva de Deus, pois você merece isso, haja vista seu caráter impar, respeitador, de conteúdo humano imensurável. Você é um empresário bem sucedido com suas Empresas em expansão, acessorado por seus filhos pelos quais tenho a maior admiração.Parabéns pela sua família Keka. Na Bola você é um herói, pois como eu t conhecimento de causa, inúmeras cirurgias nos joelhos e continuamos insistindo, perseverando. Isso tudo para preservar as amizades e o lazer. Afinal de cotas somos secos por bola. essa é a verdade. E gostamos também, e muito, do 3º tempo que é o bom momento do racha. Como atleta você é um cara muito inteligente, ótima colocação, vez por outra fazendo um gol bonito. Mas Zagueiro Keka? Eu não sabia. No Bola você é atacante e dos bons. Pena que só joga um tempo, como eu. Mas, é isso ai grande companheiro Keka, Ícone e Esteio do Bola de Ouro, Parabéns por vc ser do jeito que vc é, grande empresário, amigo confidente, conselheiro, e por fim Homem de uma grande família e seguidor Deus. Valeu!!!

Dão Barreto

Anônimo disse...

Em Tempo: Sairam algumas palavras truncadas no meu comentário, mas de fácil compreensão. Aliás, acessorado tá errado, o correto é assessorado. Desculpem pelo lapso kkkkkkkk. Um abraço a todos.

Dão Barreto

keka disse...

Amigo Dão
Muito obrigado pelas palavras carinhosas.
Comecei minha vida esportiva como zagueiro e em todos times da minha juventude joguei como zagueiro central ( com toda essa altura ) ou como lateral direito, depois cansei de bater nos atacantes e foi apanhar como meia direita. Inclusive quando joguei pelo Everton já foi como atacante
Um grande abraço

Anônimo disse...

Deus o receba no Paraíso meu amigo Keka 🙌🙏

Postar um comentário