Subscribe:

sexta-feira, 27 de julho de 2012

GRANDE ATLETA DO PASSADO - KURURA

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



Homenagear craques ou desportista do passado é o objetivo principal deste museu. Este nosso homenageado de hoje era e ainda é um grande atleta e cidadão não só dentro das quatros  linhas mas também fora, pela sua educação, respeito e consideração aos seus companheiros e amigos. Falamos de Luiz Roberto Cavalcanti de Oliveira ou simplesmente KURURA como era e ainda é chamado pelos desportista e amigos de nossa cidade.

Como é bom relembrar os feitos desse atleta que foi sempre um exemplo. Os professores e colegas que acompanharam sua trajetória não esquecem os títulos e medalhas que através da qualidade física e técnica deste grande amigo, fez várias equipes vencedoras em quaisquer modalidades que disputasse para atingir muitas conquista e chegar ao topo do pódium.

Kurura foi um dos atletas mais completo do esporte, quem o acompanhou no começo de sua carreira sabe a veracidade dessas palavras, pois disputou em nossa cidade diversas competições de esportes jogou: Futebol de salão, futebol de campo e no atletismo e destacavam-se em provas, sendo elas de velocidade ou percursos longos, saltos de altura ou distancia, arremesso de dado e de peso.

Kurura recorda com alegria os tempos de gurizada quando chutava touceira, e bosta de cavalo e bois nos campinhos para poder correr atrás da bola e com os pés descalço, logo foi convidado jogar em um clube do bairro da Prata de nome Almirante da Prata (fundado no final da década de 50 e inicio da década de 60), onde iniciou sua carreira como atleta de futebol, andou por varias equipes do esteve um grande período no Estudantes, jogou ainda no Grêmio de Nego Roberto,  na seleção de Serra Redonda, Milionário da Bela Vista e no Everton Esporte Clube e nas equipes de atletismo e de futebol de salçao do São Bras onde chegou funcionário.

Kurura jogou por muito tempo no time do Estudantes, fez história no time alvirrubro. Lateral de bom condicionamento físico, grande resistência, muito fôlego e velocidade, Curura foi bem, enquanto defendeu a camisa do Estudantes e ficou na mente dos torcedores, que admiravam também sua raça e vontade de ganhar as partidas, além de sua exaustiva marcação e seu incrível poder de recuperação nas jogadas. O jogador soube fazer sucesso na equipe e demonstrou perante a torcida o seu potencial.

Depois de alguns anos foi jogar no Everton onde  foi eleito presidente do Clube. Os anos passavam e Curura continuava a demonstrar grande vitalidade que fazia inveja a muitos garotos ai sim, consagrado resolveu pendurar as chuteiras do amador e assim o fez. Encerrou sua trajetória no amador com estas grandes conquistas e sempre demonstrando ser um grande desportista, deixando sempre um belo exemplo aos jovens que iniciavam a carreira.

Kurura foi exemplo de disciplina, da fibra, da raça, da amizade e pela compreensão pelas jornadas ingratas que o futebol proporciona a todos aqueles que se entregam de corpo e alma na pratica sadia e salutar do esporte.

O amigo Curura, hoje descansa das lidas do futebol no aconchego do seu lar ao lado de seus familiares e trabalhando na sua firma.

Grande "Kurura", obrigado por tudo que demonstrou de positivo na sua vida e como grande atleta.

ALGUMAS FOTOS DO DESPORTISTA kURURA


KURURA E TONHECA
PARTTICIPANTES DA PRIMEIRA OLIMPIADA OPERÁRIA DE CAMPINA GRANDE, REALIZADA EM PRIMEIRO DE MAIO DE 1968, OS DOIS REPRESENTANDO A CELB, CURURA FOI CAMPEÃO DE ARREMESSO DE PÊSO, CORRIDA DE 100 METROS E DE 200 MTS.SENDO CONSIDERADO O MELHOR ATLETA DA OLIMPIADA, TONHECA FOI SEGUNDO COLOCADO NA CORTRIDA DE 200 METROS.


EM 1969 O MELHOR ATLETA DA COMPETIÇÃO ANTERIOR FOI ACENDER A PIRA OLIMPICA DA SEGUNDA OLIMPIADA DE CAMPINA GRANDE, DESTA FEITA CONSAGRADO OUTRA VÊZ O MELHOR ATLETA DA OLIMPIADA, SENDO CAMPEÃO EM CORRIDAS DE 100 E 200 MTS.SEGUNDO COLOCADO EM 400 MTS. CAMPEÃO DE SALTO DE ALTURA E SALDO EM EXTENSÃO, ARREMESSO DE DARDO, NESTA FOTO ESTOU AO LADO DO EX-VEREADOR MARCONDES SARAIVA E DO MEU LADO ESQUERDO NÃO ME RECORDO O NOME ERA UM FUNCIONÁRIO DA SANBRA PAI DO LATERAL DIREITO DO TREZE GILMAR.




LULU, HUMBERTO DE CAMPOS, KURURA, CARLINHOS, PEDÃO E ZÉ GUEDES. AGACHADOS: CHINA, NATAL, GIL, MARCILIO, BETO E SIMONAL






último o time do primeiro quadro do Estudantes antes de um jogo contra o Atletico da Prata, eis a Escalação-Em pé - Curura, Guedes, Oscarzinho, Humberto de Campos, Geralldo(irmão Nego Bem) Wdilson e Nego Cipa - Agachados : Djalma, Lulinha(Falecido),Nego Bem, Lula(Irmão de Dão) e Jurandir.
KURURA É O SEGUNDO EM PÉ JUNTO A CHICO CATETA, VEMOS AINDA AMADEU, SABARA, SOBRAL, GIL SILVA TODOS ATLETAS DE CAMPINA GRANDE
'                                          Confraternização do Everton
Festa de confraternização do Everton, no BNB Racha do final do Ano no inicio da década de 90 - Alguns pessoas ilustres como; Va. Sa., Ton, Sobral, Wagner, Jonas Didi, Nene, José Iran Cadé , Eliomar,Sabará eoutros.

                                             Time de futebol de salão do Everton
Time de Futsal do Everton no inicio da década de 90 -Escalação - Curura, Ramos, Dércio e Paulo Cezar(Técnico) Agachados Vadinho e China





                                                                  TIME DA SÃO BRAS


ENCONTRO DE AMIGOS DO PASSADO
E para terminar com chave de ouro veja esta foto da confraternização dos amigos do passado brindando as velhas amizades 


ATENÇÃO


EM AGOSTO CAMPINA GRANDE VAI BOMBAR COM UMA GRANDE FESTA PARA OS JOVENS DE HOJE




http://soundcloud.com/djbrunovidal/dj-bruno-vidal-playing-with



18 comentários:

Anônimo disse...

Ao velho amigo Kurura., uma boa lembrança do passado, que todos os peladeiros do nosso entorno seja lembrado pelo Velho e amigo Jobédis, Não vejo nem uma Homenagem ao peladeiros do Real Campina , Atletico da Prata., será amigo Jobédis eles não lhe procura...... Mande Noticia do amigo Raul. Um grande abraço pra todos os amigos. Kurura um grande abraço do amigo Paulinho.

Wdilson disse...

Grande Curura!

Figura ímpar nos jogos do nosso saudoso Estudantes. Lembrança de Curura quando estavamos ganhando o jogo facil e Natal (de goleiro) fazia CERA, o AR era grande por parte do ponta direita Curura. Velhos tempos, belos domingos pela manhã.
Wdilson

carlos henrique da silva disse...

Jobedis, Curura foi o maior arremessador de dardo do estado da Paraíba.enquanto atleta, nunca foi derrotado no arremesso de dardo.parabéns pela homenagem.

Jobedis Magno disse...

Paulinho vc pode mandar suas fotos. Realmente eles não me procuram e o museu só funciona com fotos. Espero que eles se mandem

Audirio Nogueira disse...

Jobedis
Muito bom! O velho Kurura de guerra é amigão de velhas datas. Conheci Kurura no "Gigantão". Foi meu atleta de atletismo nas modalidades de arremessos do peso, dardo e disco. Competia, inclusive comigo. Matei a pau numa olimpíada, não sei se foi '68 ou '69, marquei 11,46m no peso. Record da Paraíba. Marca que só batida anos depois nos Jogos Universitários. Kurura foi também meu colega de trabalho na São Braz. Ele como Gerente de Vendas e eu como Gerente de Publicidade. Muitas vezes n os reuníamos para montar promoções e ganhar mercado em cima da concorrência (leia-se Celso do Café Aurora). Isso durou uns 8 anos. Hoje tenho a grata satisfação de ainda usufruir da sua amizade. Quando nos encontramos, é uma festa. Só pra ilustrar, trabalhei com seu pai na Sanesa, de '66 a '69.
Parabéns por mais essa iniciativa de colocar mais um de "nós" esquecidos do esporte amador de Campina em evidência. Essa "galera" jovem precisa saber muita coisa do que foi feito no esporte amador de Campina. Como dizia na sua coluna do DB, Jogo Duro, o nosso saudoso amigo em comum Huberto de Campos: "EM PRISCAS ERAS"...

saulo marconi pessoa de nogueira arruda disse...

Grande Jobedis, essa homenagem ao Kurura é de grande importancia para o avivamento de nossas mentes, pois o velho Kurura era um jogador imprescindivel em qualquer time pois tinha uma diciplina atlética como poucos, uma força fisica descomunal e sempre duro em suas atuações, porém de uma lealdade singular. E alem de tudo o Roberto Kurura sempre foi um amigo tambem presente as nossas farras incontidas depois de cada jogo. Amigo jobedis quando mandei algumas fotos minhas, lembro-me que mandei uma foto em que eu estava junto com o Dirceu Lopes da seleção brasileira nas eliminatorias da copa de 70, e do Cruzeiro de Belo Horizonte, essa foto tirada já aqui em Goiania em minha casa, e não sei o motivo de não ter aparecido junto com as que foram editadas por ti, aproveito mando um grande abraço ao tambem craque ASTRÒ, volante de um potente chute e que seria jogador de futebol profissional em qualquer equipe de nossa Paraiba, mais preferiu partir só para os estudos, mais poderia muito bém conciliar os dois, e ser um grande destaque do nosso futebol.Um forte abraço do saudosista e amante da serra da borborema e amigos que aí deixei,
saulo.

Anônimo disse...

Olá velho amigo grande Kurura! A que saudades tenho daqueles tempos d futebol que jogamos juntos em diversos times de futebol e de rachas.E os nosso carnavais que passamos juntos.Eu na minha juventude tive o prazer de vc ser meu amigo e irmão.Temos que retribuir ao nosso grande amigo jobedis na festa do Everton no final do ano.Espero que vc ajude aí esta festa, sei que vc sabe fazer junto com tds.Abraço Meu irmão camarada.Antonio Carlos sobral

Anônimo disse...

É UM PRAZER TER JOGADO COM MEU AMIGO CURURA NO EVERTON O QUAL ESTOU NA FOTO EM Q O EVERTON ESTÁ DE CAMISAS VERMELHA, BONS TEMPOS ABRAÇOS ATODOS...

Anônimo disse...

O COMENTÁRIO ANTERIOR POSTADO POR - ITAMAR.

Anônimo disse...

De Fernando Cangurú.
Grande amigo Curura, dos tempos do Estadual da Prata, dos Bairros da Prata e do São José. Companheiro de toda hora. Grande desportista e acima de tudo um homem honrado. Baluarte nos esportes amadores de Campina Grande. Sua raça e disposição fazia a diferença entre tantos atletas. Justa homenagem a esta pessoa maravilhosa. Tenho orgulho de pertencer ao seu rol de amigos e sempre que vou a Campina Grande faço questão de encontrá-lo. Abraços do seu amigo/irmão, Fernando Cangurú.

JOÃO MARIO disse...

Bem lembrado Jóbedis !
Joguei com o amigo Curura no Estudantes e formamos um boa zaga ! Zagueiro tipo xerifão, mas não era desleal. Grande atleta e faz parte da história do esporte amador de Campina Grande com méritos !
Parabéns amigo Curura!
Bem merecida a homenagem !

Carlinhos disse...

É bacana demais esse reconhecimente, sinal que foi feito de bom no passado. Curura faz parte dessa história, jogamos juntos muito tempo no Estudantes,além de jogar era tudo no time. Não lembro qual o adversário, sei que a defesa era Curura, Guedes, João Mario e Carlinhos. Quando chegou a hora das fotos ele só queria ser Figueroa. Parabéns Curura! você sempre foi um batalhador. abraço

Anônimo disse...

Curura, esse eu reverencio por sua dedicação e amor aos esportes amadores. Tem relevantes serviços prestados a vários clubes da cidade.É uma atleta "Pentatlo+futebol", não sei uma adjetivo para quem tem tanta versatilidade.Peço "ajuda aos universitários".Um atleta cioso de suas responsabilidades, motivador e grande competidor em busca do degrau maior.Tive a satisfação de jogar com ele no;Everton,Estudantes e no Racha do Dentes de Leite.
Um grande amigo,mantemos uma amizade recíproca.Geralmente nos encontramos no:Bar do Carioca,Salão do Artesão e no Frutos do Mar, onde aproveitamos e relembramos jogadas e "causos" de antanho.Como profissional Comercial, marcou época na São Brás onde foi Gerente de Vendas.E hoje é um grande Representante da área em nossa cidade.
Jóbedis, mais uma vez você nos surpreende com uma grande e justa homenagem.
Abraço
Vadinho

Compadre Zildo disse...

Ao grande velho amigo curura, falar de curura é falar realmente de um verdadeiro amigo, cara altamente prestativo, trabalhamos por muito tempo na Cia. de Elétricidade de C. Grande "CELB" e participei das Olimpiadas Operaria onde com muita carra curura foi o ALETA
DE DESTAQUE. Grande lateral direito, jogamos no G-Celb, time da celb, no bola de ouro,no time de maciel vitorino "Boavistense", quem não se lembra...rsrsrsr., pois é compadre ainda hoje caminhamos todos as manhãs no clube campestre, motivo para exercitar um pouco a nossa materia, e como é de praxe nas sextas feiras tomar uma caninha no caldo de peixe. Isso é muito salutar...rsrsrsr um grande abraço do compadre Astró. Obs. aqui vai também um abração para o velho amigo e irmão Saulo Marconi.

Anônimo disse...

Que bom Jobão, ver mais um amigo ser homenageado, justa e bem merecida, Curura tem uma trajetória em nosso meio esportivo e social que merece todo respeito, participante ativo onde quer que venha dar sua atenção, sempre bem prestativo para com todos que estejam perto dele. Seu bate papo naquelas brincadeiras após os jogos e em festa de confraternização como muitas em participou pelo Everton, deixou saudades, mas ainda hoje nesses encontros vc tá ai vivo e ativo...que continue por muito assim, espalhando esta simpatia.
Tenho orgulho de ter um amigos e conservá-los até hoje e vc faz parte desse rol.

Abraços grande amigo, Jonas didi

Roberto Curura disse...

Jobedis

Muito obrigado gostei demais ,ficou muito perfeito, qualquer outra foto de time amador ou coisas ligada ao esporte amador eu te passarei, um forte abraço

Sds

Roberto Curura

Anônimo disse...

Grande Curura (bota grande nisso)!
Como saí muito cedo de Campina Grande (janeiro de 1972, não tive oportunidade de acompanhar os seus grandes feitos narrados acima pelos nossos amigos comuns. Mas não me surpreende,sabedor que sou da sua força física e moral. Parabéns, meu amigo! Valeu Jobão! abraços aos dois,
Tom

Unknown disse...

Parabéns cururinha
Merecida homenagem.

Postar um comentário