quarta-feira, 11 de julho de 2012

QUEM FOI CRAQUE - SOBRAL

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



Recebo as fotos do amigo Sobral  e lembro-me do bom futebol amador, não é só do Sobral  que dá saudade de ver jogar e sim do grupo de atletas que atuaram ao seu lado, ver nas fotos tantos bons jogadores bate a saudade, sou saudosista e orgulho-me disso, o passado do bom futebol, reunião de amigos que defendiam suas agremiações com carinho, sempre vivi acompanhando varias modalidades mais com destaque o futebol de salão, nosso amigo Sobral foi um jogador que mesclava talento, temperamento forte e muita raça, o que fizeram dele titular indiscutível dos times que jogou, No futebol de salão sabia sair jogando, vestiu varias camisas em nossa cidade com destaque.

Iniciou no Palmeirinha time de futebol de salão, jogou no 11 de outubro do saudoso professor João de Assis, teve passagem pelo Internacional, Estudantes, Everton, Gremio, Pão Duro entre outros times. Era versátil e jogou vários jogos   como goleiro do time de aspira do Estudantes no futebol de campo como veremos em algumas fotos abaixo desta homenagem.

Eu conheci Sobral  quando recebi convite dele para fazer parte da equipe dos Caçadores no começo da década de 70 na segunda fase deste time, com jogadores importantes como o Goleiro Ademildo, Jorge, Ademir, Gil, Natal entre outros fomos campeões invicto da cidade.

O que me surpreendeu na época foi a estrutura e a organização desta equipe, eu pensei como uma pessoa que havia chegado a pouco tempo em nossa cidade conseguia tal feito, mesmo porque a agente acordava as 4 da manha e ia para a fazenda de seu tio Buarque para tomar leite de vaca no curral e treinar na AABB tres vezes na semana e jogar no sábado a noite.

Continuava pensando como ele conseguia,  mais pouco a pouco fui conhecendo-o melhor e logo vi que conseguia pela sua coragem, dava a cara pra bater não tinha medo. Nunca desanimava todo ano no calendário do futebol  campinense lá estava Sobral pronto  e disputando as competições por algum clube.

Jogou também na Furne e UFPB ganhou vários títulos que ilustraram sua passagem pelo nosso futebol amador e futsal, estas abaixo fotos falam por si só.

Sobral hoje mora em Fortaleza e todos anos vem rever amigos e familiares.

Valeu amigo sua participação no esporte de nossa cidade!
Grande abraço meu amigo Sobral!

Algumas fotos do Sobral para ilustrar sua homenagem:

                             SOBRAL NO PALMEIRINHA
É O TERCEIRO EM PÉ




INTERNACIONAL













                          SOBRAL NO ENCONTRO DE AMIGOS DE CAMPINA GRANDE




6 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Sobral, vou ser o primeiro a comentar esta sua homenagem porque moro aqui em Fortaleza e estou mais perto do amigo, kkkkkkkkkkkkk
Particularmente gosto de quem tem compromisso com a alegria e vc amigo se identifica nesse perfil, não é preciso se identificar em certos momentos, pois age como um convidado e sempre é bem vindo.
Narrada aqui pelo amigo Jobão, sua trajetória esportiva e amiga...tenho certeza que vc se sente gratificado.
Não poderia deixar de citar aqui, que mesmo sendo por pouco tempo, tive o grande prazer de jogar pelo time do Estudantes a convite seu.

Parabéns Sobral, forte abraço, Jonas didi

Anônimo disse...

Sobral:
Vc não lembra de mim mas, vc sempre foi e seráa um luxo.....tudo valeu a pena no nosso tempo de colégio.
Abração,
Eneida.

Anônimo disse...

Veja bem: Quando comecei a ler esta homenagem que meu grande amigo jobedis fez pra mim não me contive e as lagrimas cairão pôr que tenho a minha cidade e amigos saudades e lembranças que da minha juventude esportiva com todos que joguei e participei de eventos.Lembrando aqueles que se foram que DEUS o tenha no seu reino.Agradeço aqueles que comentaram sobre ao meu respeito de coração! Abraço a todos.

Wdilson disse...

Valeu pela lembrança. Joguei com Sobral no Estudantes e não esqueço suas cobranças de falta. CAVADINHA era sua marca. Não tinha pra ninguem. Que saudade

JOÃO MARIO disse...

Amigo Sobral, só agora tive tempo fazer um pequeno comentario sobre o amigo.
Tive oportunidade jogar com Sobral, no ESC e alguns Rachas !
Jogador que sabia o que fazer com a bola, e tinha uma caracteristica muito forte que era de bater falta,como disse Jonas dando a tradicional cavadinha !
Hoje mora em Fortaleza, e tive a oportunidade de encontrá-lo do III ENCONTRO DOS AMIGOS DO ESPORTE, em dezembro último.
Valeu SOBRAL !
Em dezembro vamos nos encontrar !

carlinhos disse...

Amigo Sobral! Jogamos juntos bastante tempo, você faz parte do patrimônio histórico do futebol amador da nossa terra. Um grande abraço Carlinhos

Postar um comentário