POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES
Foi aí que alguns rapazes da cidade começaram a se reunir constituindo grupos integrados, animando os encontros, pois subiam sempre juntos pela Avenida Floriano Peixoto para a Cadedral e participavam dos eventos da cidade, das missas, das “Festa de Rua”, dos bailes, dos “assustados” dos “rachas de Futebol de salão e basquete, do futebol de pelada e das festas em clubes em geral.
Era uma turma de jovens constituída de estudantes ou que já trabalhavam, não bebiam, não “fumavam” e não usavam drogas, dando inveja a outros rapazes que não tinham chance de participar dessas turmas por ser um grupo fechado.
Ainda hoje estas turmas ainda continuam muitos amigas e se reúnem pelo menos uma vez por ano, num festa de confraternização e são todos pessoas conhecidas e importantes da cidade. E foi assim que eu e a minha geração desfrutamos nossa infância, adolescência e juventude. Primeiramente correndo na rua e praças, nas brincadeiras de futebol, pega-pega, do esconde-esconde, na cabra-cega, depois aprendendo a arte da conquista, dos assobios e dos gracejos.
As paqueras na Rua Maciel Pinheiro estava terminando, enquanto a sessão do cinema estava começando, restavam agora, alguns grupos de rapazes nas esquinas, e na praça contando sobre os fatos do fim de semana, as tentativas de conquistas e de suas novas esperanças. No fim da sessão do cinema a avenida já estava vazia, Segunda-feira era dia de trabalho, mas no próximo fim de semana na avenida.Estaríamos novamente, assim como, na missa, no futebol e nas paqueras...
Hoje, o garoto que fugia de casa para jogar bola na rua ou na frente de sua residência não tem mais como fazer isso, porque a cidade cresceu e os campos se acabaram, como o do Gremio do São Jose, Textil, Olaria no Catolé, dos times da Liberdade: os campos do Botafogo, do Comercio e do Oriente entre outros, onde as pessoas tinham um lugar especifico para jogar futebol, mas que todos foram extintos.
Naquela época, quando não tinha muita atração na cidade, a opção de lazer era bola e cinema. Jogávamos bola para depois ir para a cinema, atualmente não tem mais um cinema ou campinho, o esporte hoje em dia, não sendo mais como antigamente quando toda as comunidades e bairros da cidade tinha campo de futebol. Deixou saudades!!!!!!!!!!
Algumas fotos de amigos do passado:
galeras do São José
Fotos de alguns amigos no presente:
Na foto vemos Macaxeira (por traz Fernando Canguru e Zeca Gabiru), Gilson, Braulio, Benê, Vadico, Mirim, Macaiba e ?
Marcilio, Nenê, Tonheca, Benedito e Ze Benicio
Nenhum comentário:
Postar um comentário