Subscribe:

quarta-feira, 2 de maio de 2012

CANTINHO DA SAUDADE - CINEBALDO MOTA



POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



Cinebaldo Mota foi um zagueiro que tinha bons recursos técnicos, mas não chegava junto apesar do seu tamanho descomunal e do Físico avantajado, chute potentíssimo e antes tudo leal.

Era um jogador voluntarioso e pelo seu porte físico impunha respeito ao adversário. Tinha boa técnica e uma disposição enorme e um físico privilegiado. Formou nas primeiras linhas de zagueiros dos times de futebol de salão nas quadras campinenses.
 Jogou no Campinense Clube no inicio de 60, já na renovação do    elenco, junto com Toinho, Alexandre, pois Miro Renato Ribeiro, Eudes do Ó estavam se despedindo do futsal. Cine baldo também jogou nos Caçadores.


Jogou no BANCO MINEIRO DO OESTE onde foram campeões de um torneio bancário onde ele teve um grande destaque !


Era tipo do jogador de  chute forte que empolgava a torcida. Aqueles que o conheceram sabem muito bem que Cinebaldo sempre foi um jogador humilde, franco, correto, e cumpridor de seus deveres. Ao longo de sua carreira, o zagueiro viveu momento alegres e tristes.


Nunca mais tínhamos ouvido falar de “Cinebaldo” ate que soubemos do seu falecimento. 


Cinebaldo foi um "bon vivant", amigo, boêmio, sabia preservar as boas amizades.


Vai com Deus, descanse em paz!!


Email e fotos o amigo João Mario:

Recebi hoje email e  fotos do amigo João Mario e prontalmente coloquei a disposição daqueles que acompanham nosso trabalho :
                               Na primeira Foto :
Em pé (funcionarios do Bco) : Renato – Albino – Jairo – CINEBALDO – CADENGUE – MARINALDO e Eros. Agachados:    JOÃO MARIO – DIM – VALDIR
                   Segunda foto :    
                                CINEBALDO – CADENGUE – MARINALDO
Agachados:  JOÃO MARIO – DIM – VALDIR 


  Email do João Mario
- Jóbedis, quando voce pediu fotos e algum histórico sobre o mesmo, parei um pouco e dei um mergulho no tempo e só tive boas lembranças do grande amigo Cineba,como costumava chamá-lo! Éramos grandes amigos e trabalhamos juntos no BCO.MINEIR0, onde solidificamos nossa amizade. Joguei contra e depois juntos no time do Bco. como já falei nas notas acima. Quanto a galera do ESC : Divaldo(Cuscus) Inácio - Erção - Cinébaldo - Cau - Biu Rola - Ednaldo Boca Aberta - Israel - Machado -Sentados :Renato - Mangueirinha - Helio Bode Véi - O galã aqui - Evio(Zé Peninha)- Ednaldo Borborema. Infelizmente o Ednaldo Borborema faleceu nesse sábado pp ! 
  


17 comentários:

Anônimo disse...

Na vida sempre há uma maneira de conhecermos alguém, não conhecia o Cinebaldo, mas através desta postagem que o amigo Jobão faz e presta esta homenagem bem merecida, vejo aqui que meu amigo o João Mario tinha uma amizade com o homenageado, e que só ele e outros, tenho certeza vão narrar aqui e completar ainda mais tudo que bom esta pessoa era e que deixou saudades numa lembrança muito boa.

Que junto ao nosso Deus..ele esteja!!!
Jonas didi

gledes emerenciano de melo disse...

Jóbedis,
O terceiro, sentado, ao lado de João Mário, não é Cau (Hércules Gomes Pimentel)?

Jobedis Magno disse...

é o irmão dele Helio Gledes

Mario Vinicius Carneiro Medeiros disse...

Caro Jóbedis, Cinebaldo veio a ser meu vizinho na Arruda Câmara, nos anos 70. Por outro lado, você tem notícia de Chiquinho Alegria, que jogou no Treze ?

Roberto Cordeiro Agra disse...

Grande Ciné. Maior bicudo no futsal.

Eliu Luna disse...

So perdia para Simplicio

Marcílio Soares disse...

Dessa galera muito elegante que estão na foto acima, só reconhecí apenas 4 rapazes: de pé o terceiro é Cinebaldo, o quarto é Ziano; sentados: o terceiro é Hélio Gomes (Bode véio)e ao seu lado o grande João Mário.
Quando fui jogar no Campinense futsal (68), Cinebaldo ainda dava umas carreirinhas e treinava junto com a gente, mas ninguém se habilitava ficar na barreira quando ele ia cobrar uma falta, que chute, que bico. Na época trabalhava num Banco.
Ele veio morar em João Pessoa, sempre nos encontrávamos no Bessa, no Golfinho Bar, mas depois ele não mais apareceu. Ficou doente e veio a falecer, lamentávelmente.
Uma figura divertida, calmo, um grande amigo!!!

Anônimo disse...

Caro Jobis.

Conheço algumas pessoas desta foto e posso dar os nomes.
De pé, a esquerda de Cinebaldo, Erção, Cinebaldo, Ziano, Cau (Meu irmão), os outros 4 a partir de Cau, eu conheço, mas não lembro os nomes. Inclusive, a pessoa que está à direita de Cau, estudou comigo na Poli.
Sentados:
Á direita da pessoa fardada, está Hélio (meu irmão), João Mário, Nanza, e o último, também o conheço mas não lembro o nome.
Se mostrar esta foto para J. Mário, garanto que êle vai dar o nome de todos.
Aí, João, a bola está contigo.

Um grande abraço.

Manoca (Irmão de Cau, Hélio, Hugo, etc... a lista é grande.)

Anônimo disse...

Caro Jobis:

Me lembrei de mais uma pessoa na foto: A pessoa que está à direita de Cau, é Elpidio. Estudamos juntos na Poli, do 1o. ao 5o. ano. Nos formamos juntos. O último da foto, acho que o sobrenome dele é Borborema. Não lembro o primeiro nome.

Um grande abraço.
Manoca

Pedro Aurélio disse...

Fui conteporâneo de Cinebaldo na vida social e esportiva de Campina nos anos 60/70. Concordo com os comentários aqui feitos sobre êle.
Lamentei saber do seu falecimento ainda precoce.
que Deus o tenha no lugar dos bons.

Pedro Aurélio - Pedrinho -

João Amaro da Silva disse...

Querido amigo Jobedis mestre das homenagens
Estou, aos poucos, lendo o trabalhos do amigo, na velocidade que esta internet me permite e com sorte, este computador não travar.
Mais uma linda homenagem a um grande jogador e amigo. Admiro, além de sua capacidade de homenagear os grandes atletas do nosso passado dos palavras exaltantes, o seu culto às amizades. Isto mostra o seu caráter como ser humano. Admiro-o muito meu amigo, por tudo isso que vem demonstrando ser. O amigo que honra os amigos.
Parabéns!
Abração

Jonas didi disse...

Jobão...obrigado por vc ser meu amigo, fico muito feliz ao ler não só o que vc faz, mas pelo
parabéns do que vc faz, a cada dia mais comentários sobre este trabalho de resgate ao
nosso tempo e ao tempo de todos...que continue...MEU GRANDE MESTRE!!! já estais assim
sendo chamado e eu dou um tom maior no elogiável.

Valeu amigão,

Jonas didi

Anônimo disse...

Que tristeza, a morte de mais um GRANDE (e como era grande!) amigo.
O velho Ciné foi meu companheiro de caserna, nos anos de 63/64, quando dividíamos a bicama do alojamento (naturalmente eu ficava na parte de cima). Na verdade as posições, pela numeração, deveriam ser ao contrário, mas ele próprio sugeriu a inversão. Claro que concordei de imediato. Depois, dividimos a barraca dos acampamentos realizados. Nunca houve qualquer desentendimento, sempre nos demos muito bem. aliás, ele sempre se deu bem com todos.
Posteriormente, encontramo-nos no futebol de salão. Ele foi, por um bom tempo, treinador do Campinense em que atuávamos eu, Toinho, Cyl, Marcílio, Alexandre, Valfredo, Robertão, Paulo Maier e vários outros. Na verdade ele atuava mais no pós jogo, nas comemorações, em que não dispensava a cuba libre, onde gostava de mexer o gelo com o dedo indicador e dizia que era o melhor da bebida.
Fica com Deus, Ciné. Mais uma vez, valeu Jóbedes!

Tom

Anônimo disse...

Ah! complementando o meu comentário: na foto, sentados ao lado de João Mário, estão Élvio (Peninha) e Heraldo Borborema (irmão de Xula). Em pé, de óculos, segurando as coisas, está um que não lembro o nome, mas que foi diretor do Estudantes e morava na rua do Babilônia.
Tom

Jobedis Magno disse...

Tom o irmão do Chula faleceu recentemente e o ex diretor do Estudantes tambem é falecido o SEVERINO mACHADO

JOÃO MARIO disse...

Jóbedis, quando voce pediu fotos e algum histórico sobre o mesmo, parei um pouco e dei um mergulho no tempo e só tive boas lembranças do grande amigo Cineba,como costumava chamá-lo!
Éramos grandes amigos e trabalhamos juntos no BCO.MINEIR0, onde solidificamos nossa amizade.
Joguei contra e depois juntos no time do Bco. como já falei nas notas acima.
Quanto a galera do ESC : Divaldo(Cuscus) Inácio - Erção - Cinébaldo - Cau - Biu Rola - Ednaldo Boca Aberta - Israel - Machado -Sentados :Renato - Mangueirinha - Helio Bode Véi - O galã aqui - Evio(Zé Peninha)- Ednaldo Borborema.
Infelizmente o Ednaldo Borborema faleceu nesse sábado pp !

Anônimo disse...

Eu não disse que João Mario sabia o nome de todo mundo!!!!!!

Um abraço a todos.

Manoca.

Postar um comentário