Subscribe:

domingo, 6 de maio de 2012

CANTINHO DA SAUDADE - EDMILSON ANTONIO

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



Nosso homenageado vivia o futebol como paixão. Torcedor fanático do Treze Futebol Clube (onde chegou  a ser presidente) e não escondia de ninguém seu lado de torcedor e vibrava como nunca as vitorias dele e lutava  por ele. Conquistou popularidade como locutor e comentarista esportivo fazendo do seu dia uma profissão de fé.

Pois é amigos passados alguns anos sem a presença física do Edmilson Antonio ou Edmilson Juvenal como era chamado em outros tempos em nossa cidade foi possível sentir o quanto vale um grande cidadão. Durante sua estada entre nós,  muitos profissionais como ele, vieram e se foram. Ele ficou. Nosso povo, ou boa parte dele, não imagina mais nosso futebol sem sua presença.

 Quando nos encontrávamos conversávamos sobre temas diversos quando de uma visita no Café São Braz no Calçadão da Cardoso Vieira onde ele estava sentado perguntei se ali tinha algum raposeiro ? Surpreso com a minha chegada ele me me fitou os olhos e respondeu que não. Claro que eu sabia da sua paixão pelo Treze Futebol Clube!

Hoje, falar do Edmilson Antonio não é fácil. Mas, os campinenses reconhecem o grande comunicador do rádio que ele foi. Ele teve o dom da comunicação. Ele teve um timbre de voz característico e uma técnica de expressão própria. Ele teve a boa dicção, a empatia, a agilidade, a sensibilidade, a criatividade e a facilidade para lidar com o público, já que sabia das suas necessidades e desejos, como nenhum outro.

O seu dom serviu como uma linha de transmissão que transporta a energia elétrica. Ele transportava todas as emoções dos seus textos. Ele tinha o prazer de transmitir através da sua voz as emoções que iriam atingir o ouvinte.

Não obstante, o dom nasce com o locutor. E esse dom nasceu com o Edmilson Antonio. E com ele nasceu à visão da emoção do som que era transmitida pela freqüência do rádio. Ele tinha algo mais do que a sua voz. Ele estava afinado com os anseios dos seus ouvintes e precisava valorizá-los com palavras verdadeiras, com desenvolvimento da cidadania e com a postura ética na realização dos programas radiofônicos da radio. Ele foi honesto com seus colegas. Ele foi solidário em momentos difíceis enfrentados por membros de sua categoria e sempre respeitou o sucesso dos outros, uma vez que sabia como fazer a coisa acontecer, para que o bom rádio fosse uma meta de todos.

O Edmilson sempre respeitou os seus ouvintes. Evitava fazer comentários maldosos, emitir opiniões preconceituosas e desrespeitosas para com o ouvinte e com o públicoo em geral e procurava fazer do seu espaço de trabalho um ambiente democrático e de pluralidade de idéias, mesmo quando eram contrárias às suas.

O Edmilson Antonio fez o rádio com amor. Ele não deixava que nada derrubasse os seus verdadeiros propósitos. Pois, sabia que o mesmo foi criado para aproximar e unir as pessoas.

ALGUMAS FOTOS DO EDMILSON COM AMIGOS:


ESTA FOTO DO EDMILSON FOI COPIADA  DO PORTAL RHCG




4 comentários:

gledes emerenciano de melo disse...

Muito merecida homenagem ao admirável ser humano que foi Edmilson!

Anônimo disse...

Amigo Jobão,
Este Cantinho da Saudade me traz sinceramente muitas supresas, e claro,
triste, perder amigos não é dizer que ele morreu, apenas foram antes de nós,
Edmilson Antonio, tenho certeza que Deus sempre guarda um lugar ao lado
dele para as pessoas de bem, e que você descanse em paz!!!
Homenagem mais que merecida que nosso amigo Jobão aqui faz.

Jonas didi e família,

Anônimo disse...

Edmilson Antônio, se vivo estivesse, estaria decepcionado com o que foi feito com seu time do coração-Treze- comenta-se que a Raposa “abriu” o jogo. E em assim sendo, e de se lamentar que nossa rivalidade chegue a esse extremo.
O homenageado de hoje era um pessoa carismática. Trezeando, nunca escondeu, muito pelo contrario, vazia questão que todos soubessem. Os seus programas de radio traziam toda sua peculiaridade.
Jobedis, parabéns pela justa homenagem.
Edmilson que descanse em paz!

Vadinho

GLAUCO KARDEC disse...

SEU GRANDE SONHO SER PRESIDENTE DO TREZE E ACONTECEU NO BIENIO 94-95 COLOCANDO O 13 DE
VOLTA PRIMEIRA DIVISAO DO FUTEBOL PARAIBANO,ADVOGADO, RADIALISTA DUBLE DE COMENTARISTA E NARRADOR;CRIADOR DOS SLOGANS ¨MIO PRO GAL0¨; O LEAO DO GALO; 0 TUBARA0 PARA ADELINO E EDIVLDO ARAUJO RESPECTIVAMENTE. BOM VIVANT ;NOTIVAGO ;ADIMIRADOR DE CHICO ALVES E ORLANDO SILVA ,PAI DE FAMILIA PRESENTE E UM BOM PAPO. TIVE 0 PRIVILEGIO DE SER SEU AMIG0. DESCANÇE EM PAZ EDIMILSON.

Postar um comentário