Subscribe:

segunda-feira, 14 de maio de 2012

QUEM FOI CRAQUE - GERALDO LEAL

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

Como é bom se lembrar dos jogos do passado, quando adolescente eu não saia dos campos de futebol pelada e quadras de futebol de salão. A minha  praça preferida era a extinta quadra do Treze. Vários atletas daquele tempo era bonito de se ver jogar, mais teve uns que tratavam a bola com fino trato, sempre de cabeça erguida, não erravam passes, e organizavam sua equipe, digamos aqueles que davam  o padrão de jogo,  aqueles que quando a bola passava nos seus pés, com certeza saia uma bela jogada.

Hoje reverencio Geraldo Roberto Leal de Farias, que ficou conhecido na década de 70 em nossa cidade como “Geraldo Maconheiro” como ele não ligava  o apelido pegou até hoje. Começou a jogar ainda  pequeno time de futebol de salão chamado "Wembley" que jogavam na quadra do Treze, (marcaram época pois ficaram muitos jogos consecutivos sem derrota,  fato que dificilmente acontecia em outros times da época) depois de alguns jogos  foram chamados para jogar no time infantil do Treze pelo Treinador Pai Vei conforme foto abaixo:
Geraldo era presença garantida no alvinegro do Bairro do São José sempre com competência auxiliava seus colegas no posicionamento e nas conquistas. Mais não só no Trezinho se fez presente no amador, mas também atuou em outras agremiações, Jogou no infantil do Colégio Estadual da Prata e foi campeão da categoria nos jogos escolares da cidade conforme foto abaixo:

Depois se transferiu para a equipe do campinense e conquistou grandes títulos pela a equipe. Também atuou no time de futebol do Everton e em alguns rachas da cidade, mas foi no futebol de salão que ficou marcado seu nome, e com Geraldo formou-se em Medicina e é hoje um medico respeitado em toda nossa cidade. Saudades deste tempo do passado...

Pois é amigo Geraldo nesta minha vida já tive muitos amigos, companheiros e colegas. Dentre eles, fiz dezenas de bons amigos. Mas nem todas as amizades duraram. Algumas pareciam sólidas como rochas, mas não resistiram aos tempos e às circunstâncias. Assim sobraram poucos amigos de infância, pouquíssimos amigos de escola, poucos amigos de adolescência, poucos amigos de juventude e de faculdade.

E pensar que a gente brincava todos os dias, via-se todos os dias e não saia da casa um do outro... De repente, outros afetos, outros amigos, outros interesses, outro tipo de vida, longos anos de distância e mil preocupações da vida nos afastaram totalmente.

Dos amigos que sobraram restaram poucos e você Geraldo Roberto Leal de Farias ainda hoje a gente se respeita e se admira, sei que a nossa amizade de infância, de juventude não volta. Mas era e ainda é uma amizade fiel que resistiu a tudo... O que sei é que fiz amigos e conservei aquelas amizades. De bons amigos que éramos e sei que somos até hoje Crescemos e nossa amizade não ficou apenas lá no passado.

Valeu amigo Geraldo sua passagem pelo nosso esporte amador.

Abaixo algumas fotos de Geraldo como atleta e entre amigos:


OBS: CLIC NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS

RECORTES DE JORNAIS




                           GERALDO COM AMIGOS E FAMILIARES


Geraldo e Salete


GERALDO COM AS FILHAS

Naldo, Geraldo, ademir, Jobedis e Leal 






18 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Jobao, justa homenagem a esse nosso querido amigo Geraldo, belos tempos, a vida continua e as lembrancas sempre irao continuar. Parabens e Grande abraco.Vadico

Anônimo disse...

VALEU JOBÃO, ESSE SIM ERA UM DOS CRAQUES DE FUTEBOL TANTO NO SALÃO COM CAMPO ERA AMIGO DE INFANCIA OU SEJA DE ABORRECENCIA, TIVE O PRAZER DE FAZER UMA AMIZADE ATÉ HOJE, ATÉ ME CURAR COMO JÁ FALEI NO FACEBOOK, VALEU GERALDO ESPERO QUE NOSSA AMIZADE DURE ATÉ SE ACABAR E MAIS SEIS MESES, UM GRANDE ABRAÇO DO AMIGO DE SEMPRE.

Anônimo disse...

Sempre procuro manter lembranças da minha infância...são eternas.
Geraldo Leal, meu grande amigo,racha no campo ao lado do Sesi com bola de plástico, na quadra do Treze, Colégio Estadual e no nosso querido Everton,saudades e muitas lembranças boas.
Bela e justa homenagem ao amigo Geraldo, valeu Jobão.


Forte abraço do amigo de sempre, Jonas didi

Espedito Vilar disse...

VALEU JOBÃO, ESSE SIM ERA UM DOS CRAQUES TANTO NO FUTEBOL QUANTO NA MEDICINA E NA AMIZADE, EU QUE O DIGA, OBRIGADO GERALDO PELA ASSISTENCIA, UM ABRAÇO GRANDE DO SEU AMIGO DE SEMPRE, FOI QUEM DESCOBRIU O MEU PROBLEMA DE CORAÇÃO.

MARCOS FARIAS disse...

CARO AMIGO JOBEDIS


ADMIRO MUITO O SEU TRABALHO DE RESGATE DO FUTEBOL AMADOR DE CAMPINA GRANDE, VISTO QUE NAQUELA EPÓCA EXISTIA REALMENTE COMPROMETIMENTO POR PARTES DE ATLETAS, DIGO ISSO POR EXPERIÊNCIA PROPRIA QUE QUANDO FUI DIRETOR DO BOAVISTENSE E DO INDEPENDENTE SOFRI NA PELE, OS PELADEIROS DE HOJE SE ACHAM, SÓ QUEREM JOGAR POR DINHEIRO, DIFERENTE DAQUELE TEMPO EM QUE TODOS PAGAVAM PARA JOGAR.
QUANTO A MACIEL ELE NÃO FALECEU, ESTOU TENTANDO FAZER CONTATO COM ALGUM DOS SEUS AMIGOS E VOU TENTAR CONSEGUIR ALGUMA COISA PARA LHE ENVIAR.
FIQUE AGUARDANDO.


UM ABRAÇO

Anônimo disse...

Amigo Jobão, valeu,
olha tenho uma carinho todo especial por Geraldo, sempre e até no início
de nossa amizade de infância, ele mostrava uma educação diferenciada,
é que mesmo no racha do campo do Sesi, onde existia uma rivalidade entre
as ruas Aristides Lôbo e Felipe Camarão, nunca houve qualquer "briga",
mantinha em qualquer situação esse sorriso.

Amigo Geraldo, nunca o esquecimento, feliz por ver vc firme e forte
e com uma família muito linda.
abraços, Jonas didi

Marcos Soares disse...

Poderia ter jogado em qualquer time do Brasil. Apenas isso.
Marcos Soares

Honório Pedrosa disse...

Grande homenagem ao nosso amigo Geraldo. Grande ser humano e atleta. É o nosso GERALDO "HARRISON".

Abçs. Noro Pedrosa.

Jobedis Magno disse...

No mês de dezembro do ano passado na realizacão do encontro dos amigos do esporte de Campina grande na sua terceira edição, houve fez algumas "homenagens especiais", mas acredio que faltou algumas de grande merecimento e entre os q ais os irmãos Geraldo Leal e Nego Gilson ( o maior jogador de futebol de salão de nossa epoca). Seria uma homenagem mais do que merecida a uma pessoa que soube nos seus mais de 35 anos de atividades esportivas como jogador de futsal e campo, em Campina Grande, conquistar o respeito e a amizade de seus companheiros de equipe por onde passou e de seus adversários. Eu posso falar do Geraldo e Nego Gilson como atleta, pessoa e amigo de infancia, pois partilhamos os campos de futebol, quadras de futsal, viagens de carro e ônibus para ir jogar dentro e fora do nosso estado por mais de 10 anos. Foram muitos churrascos, jantares e comemorações de vitórias e títulos, tanto no campo, como no futsal.
Em todos esses anos de atividades esportivas,Geraldo e Nego Gilson foram pra mim mais que uns amigos e sim irmãos, para nós que convivemos com ele nesse período, só devemos agradecer por poder partilhar de suas amizadse, das piadas e das boas risadas em nossas festas de confraternizações, que continuamos a fazer e festejar na a companhia destes grandes amigos que todos nós chamamos de Geraldo Maconheiro e Nego Gilson.

Geraldo Roberto leal disse...

Amigo Jobedis
Fiquei emocionado com as suas palavras.
Nunca esquecerei nossos momentos vividos
na rua Felipe Camarão ao seu lado e de toda galera
de amigos.
Formavamos uma familia,porque alem da nossa amizade,
tinhamos respeito e admiração por todos os pais,recebendo
em troca o carinho de todos,tornando nossas casas unicas.
Na verdade hoje vivemos vidas distintas,mas os sentimentos
são os mesmo do passado.

Abraços
Geraldo Leal


--
Dr.Geraldo Roberto Leal de Farias
Fone: (83) 8849-7979 /3342-4271

Zelia Leal disse...

Jobedis voce e impar na historia ; faz emocionar muita gente com estas recordaçoes .Tenho voce como filho pois foi em sua casa que Geraldo e Gilsom finalizava muitas de suas farras e eu sabia que estavam bem guardados . Foi uma epoca que nao volta mais ,tudo de bom e passageiro .Admiro muito voces . abraços

Ludinha ramalho disse...

Legal a historia de Geraldo

Salete Leal disse...

Valeu Jobedis

Lurdinha ramalho disse...

Legal a historia de Geraldo

Jonas Didi disse...

Amigo/irmão Jobão,
Ao ler a sua narrativa, penso eu, até em termos de desabafo, na
homenagem feita ao nosso grande amigo de infância Geraldo Leal,
onde vc fala...(trecho inicial), "nesta vida já tive muitos amigos,
companheiros e colegas", olha amigão pela confiança que mora dentro
do meu coração, digo-lhe, estou enquadrado no item "amigos", estou
até hoje e vou continuar para sempre sendo esse amigo que sou pra
você. Mesmo trilhando esse meu caminho diferente em ter que vir
morar aqui em Fortaleza, minha amizade continua firme e forte.

AMIZADE VERDADEIRA É UMA OBRA-PRIMA!!!

Forte abraço,

Jonas didi

Roberto Guarabira disse...

Mais uma justissima e oportuna homenagem a uma pessoa tao maravilhosa, uma verdadeira fera tanto no futebol de campo quanto no futebol de salao da nossa querida Campina Grande.
Foi uma das grandes estrelas que vi atuar e que tambem tive o prazer de jogar ao seu lado. Jogava muuuuuuuiiiiito!
Tive a oportunidade de jogar por alguns anos com o amigo Geraldo, la no Racha dos Targinos.
Era o Neymar daquele racha tao disputado e tao prestigiado.
O racha comecava as 19 horas, mas por volta das 16, a "lista de presenca" ja estava completa.
Geraldo "arrebentava".
Zagueiros do quilate de Ruyzao, Marcos Braga, Mario Cesar, Clelio Soares, Pedro Saulo, Alexandre Farias e outros tentavam, mas nao conseguiam evitar que o "mago veio" "acabasse" com o racha toda terca e toda quinta.
Era muita bola meeeeeesssssmo!!!
Alem do mais e um profissional de alto nivel e um amigo, realmente, LEAL.

Cristina e Bismarck disse...

Bacana, esta homenagem ao jogador, médico, pai, avô e amigo Geraldo...
Um grande abraço
Cristina e Bismarck

Marcílio Soares disse...

Falar em Geraldo, falar sobre Geraldo, só tenho a dizer que é tudo de bom e do melhor.
Tivemos bons momentos na fase de estudantes colegial/universidade, onde nesta época, jogamos juntos no Campinense Futsal, ""fase inesquecível"" de bons jogadores e na formação de boas amizades.
Geraldo hoje em dia, exerce a profissão de Médico Cardiológista sendo bem sucedido.
Geraldo Roberto Leal de Farias, tem seu nome configurando como destaque nos esportes amadores de Campina Grande, uma merecida homenagem.
PARABÉNS Geraldo!!!
Um amigão que tenho um carinho todo especial por esse personagem, essa grande figura que faz parte das boas amizades e de bons momentos que tive em minha vida.

Postar um comentário