Subscribe:

segunda-feira, 25 de junho de 2012

QUEM FOI CRAQUE - DINALDO TREZINHO

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



Homenagear craques do passado não só dentro das quatros linhas mas também fora, pela sua educação, lealdade, respeito e consideração aos seus companheiros de time. Hoje reverencio Dinaldo Farias meu amigo de infância da Rua Felipe Camarão no bairro do São José,que ficou conhecido na década de 60 e 70 em nossa cidade como Dinaldo Trezinho (recebeu esta apelido  porque jogava no Trezinho de Uray), por isso o apelido, sempre  se mostrando um grande parceiro e fez grande amizade, recebendo pela sua qualidade mostrada nas peladas de clube varias proposta para vestir camisas de equipes de nome do nosso futebol amador e não resistiu um convite do antigo idolo do Treze Uray que era treinador das categoris de base do Galo da Borborema para defender as cores do Treze f.C.) Participou ativamente nas melhores campanhas da década de 60, erguendo o campeonato do alvinegro, considerado em varias rodadas melhor jogador e com isso se tornou destaque da competição. 

Dinaldo Farias o Dinaldo Trezinho era  Lateral direito forte como um trem, jogador de fibra, raçudo, que não desistia nunca de uma jogada. Para ele, não tinha bola perdida. Corria sempre atrás de seus adversários e acreditava na recuperação. Seu forte era a marcação e a liderança que exercia em campo pelo seu estilo brigador e voluntarioso. Também tinha talento e técnica, apesar de utilizar mais a garra e a força física, características típicas de um jogador de defesa que tem a pegada como principal trunfo. 

Jogou em alguns times do bairro do São José. Depois foi para o Trezinho de Uray conforme fotos abaixo:

                                         Trezinho de 1964


Dinaldo Trezinho experimentou  o gostinho de jogar entre os titulares do Treze em alguns jogos conforme fotos abaixo:


Suas atuações lhe valeram uma as convocação para a Seleção do Colégio Estadual da Prata e a seleção Universitária em amistoso disputado nesta já citada  cidade do sertão da Paraiba. A equipe foi composta por 10 jogadores do Everton (apenas o goleiro Edmilson  Fei não era do nosso time e sim do Corinthians de Casa de Pedra). Jogou também futebol de salão pelo GM.

Atleta de bom condicionamento físico, grande resistência, muito fôlego e velocidade, Dinaldo  foi bem, enquanto defendeu a camisa trezeana e outras agremiações e nossa cidade e ficou na mente dos torcedores, que admiravam também sua raça e vontade de ganhar as partidas, além de sua exaustiva marcação e seu incrível poder de recuperação nas jogadas.

Dinaldo encerrou sua trajetória no amador sempre demonstrando ser um grande desportista, deixando sempre um belo exemplo aos jovens que iniciavam a carreira. Dinaldo foi exemplo de disciplina, da fibra, da raça, da amizade e pela compreensão pelas jornadas ingratas que o futebol proporciona a todos aqueles que se entregam de corpo e alma na pratica sadia e salutar do esporte.


Dinaldo Trezinho, hoje descansa das lidas do futebol no aconchego do seu lar na cidade de Niteroi no Rio de Janeiro ao lado de seus familiares e trabalhando na sua firma SBR2 (Transporte, locação e Turismo Ltda).


Grande "Trezinho", obrigado por tudo que demonstrou de positivo na sua vida e como grande atleta.
á faz mais de 30 anos. Na sua cidade tem uma lovacora de automovíes e foi até candidato a vereador conforme voces vão ver nas fotos abaixo.

Algumas Fotos do atleta e desportista Dinaldo Farias o Dinaldo Trezinho:


                                                         EVERTON ESPORTE CLUBE
Dinaldo no Everton é o terceiro jogador em pé

O  AMIGO DINALDO ESTÁ TÃO RADICADO NO RIO QUE ATÉ CANDIDATO A VEREADOR FOI 



                 DINALDO NO RIO DE JANEIRO COM A MULHER, FILHA E NETO 





5 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Dinaldo, sua marca de um craque foi deixada com todas estas características aqui postadas pelo nosso amigo Jobão, que apesar de muitas coisas já ditas, a gente ainda encontra espaço para dizer mais algum detalhe.
Olha amigos, foi um dos jogadores mais elegante que já ví jogar, reparem sua postura nas fotos, daí o reflexo em campo...muito clássico e também raçudo na hora em que era preciso!
Amigo faz um tempão que não nos encontramos, mas aqui estou tendo esta alegria de revê-lo desta forma. Bem merecida e justa esta homenagem que o Jobão, nessa incansável publicação, posta mais uma pessoa que deixou saudades..mas nunca o esquecimento.
Forte abraço, Jonas didi

Anônimo disse...

Muiiiiiiiito bom !!!!!!11

JOÃO MARIO disse...

Tive a oportunidade jogar com Dinaldo no TREZINHO (Famoso time de Uráy). Dinaldo conhecia bem a posição, sabia o que fazer com a bola e bom marcador.
Pessoa de fino trato, bom amigo e graças a DEUS está muito bem na cidade que escolheu para morar, o Rio de Janeiro !
Não sabia que foi foi canditado a vereador !!!
Grande abraço Dinaldo, voce merece !

João Mário

Anônimo disse...

Dinaldo Farias, mais conhecido como-“Dinaldo Trezinho”. “Canchudo”, oriundo dos Farais, da Felipe Camarão, Sobrinho do grande Paulo Buchudo, filho de Orlando Farias. Foi meu amigo de infância da Rua Felipe Camarão, onde residíamos... E começamos a jogar juntos: no Everton, Trezinho, e em uma seleção em que fomos à Itaporanga, cuja odisseia, Jóbedis, futuramente publicará a todos nós. Grande lateral direito, e pessoa do cotidiano insubstituível.
Louvável lembrança, ao editor meus parabéns!
Abraço
Vadinho

Anônimo disse...

VALEU JOBÃO MAIS UMA ACERTADA, VELHO DINALDO DE LONGAS DATAS, CRAQUE, LATERAL DIREITO COMO POUCOS, VALEU DINALDO UM ABRAÇO DO AMIGO ESPEDITO VILAR, DE NOTICIAS, ESTAIS ONDE?

Postar um comentário