Subscribe:

terça-feira, 24 de julho de 2012

GRANDE DESPORTISTA - NILSON DE BRITO FEITOZA


POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


24 de Julho é um dia muito especial! É aniversário de alguém que eu admiro e gosto muito! Meu irmão Nilson de Brito Feitoza. Quero aproveitar este  espaço para lhe prestar uma pequena e justa homenagem e lhe desejar meus votos de feliz aniversário de uma forma especial!

Desde pequeno, graças a Deus, sempre tive grandes exemplos em minha vida, mas um sempre se destacou, sendo meu modelo, aquele a quem eu queria copiar, ser igual. Aquele a quem eu pedia conselhos e realmente ouvia. Aquele que me mostrava à vida.

O meu testemunho é que Nilson  é uma pessoa séria, competente, responsável e trabalhador. O seu perfil é de compromisso com o interesse coletivo. Não é de meias conversas, nem de se deixar levar.  É capaz de compreender e dominar a complexidade da administração, sem ter de se enrolar com qualquer uma de questões mirabolantes. É  capaz de brigar com qualquer um para defender um amigo, sua família, seus ideais e opiniões! Durão mas que possui um coração de ouro, enorme! Uma cara séria "por fora", mas um grande cidadão por baixo da casca.  

Refletindo sobre minha vida e vendo o que já fiz, o que me tornei, vejo o que muitos já devem ter visto, que copiei muito de sua história, do que ele  sempre foi e é, do que se tornou. E tenho orgulho disso, pois se hoje sou alguém é porque tive um excelente modelo ao meu lado, meu irmão, meu amigo, meu parceiro dos sábados nas nossas biritas nos nossos encontros semanas fora do trabalho!

Eu estou tendo esta oportunidade de fazer uma homenagem e enfocarei, acima de tudo, a sua simplicidade, a forma como ele agiu e ainda age como chefe e porque ele tinha e ainda tem uma relação quase que paterna com os seus subordinados. Ele não faz injustiça. Pelo contrário, procura saber das necessidades dos funcionários. Isso é importante na direção de qualquer empresa: ter uma boa convivência, uma boa relação e reconhecer os direitos daqueles que convivem com ele. Portanto, eu destaco, na personalidade desse grande homem público, desse grande diretor, desse grande cidadão, a sua simplicidade, o seu engajamento, a sua preocupação com o desenvolvimento de nossa cidade e também tendo filhos como exemplos, sem dúvida alguma que ele carrega no seu coração a alegria e a felicidade de ter criado bem os mesmos. 

Portanto, Nilson você está de parabéns, e eu o felicito por essa homenagem merecida que está sendo feita a esse grande paraibano. 

Palavras é pouco para expressar minha admiração por você, meu irmão, pois elas não são capazes de expressar o sentimento verdadeiro que tenho por você! Além de tudo, de nunca termos brigado, talvez outra pequena discussão, que nem me lembro, você ainda me deu outros maravilhosos presente que são os meus sobrinho e sobrinhas que seguiram seu exemplo de vida!

Agora vamos falar do Nilson Atleta do passado do  desportista do presente.

Nilson embora de pequena estatura era um grande ponta-de-lança do futebol de pelada de nossa cidade. Jogador de  drible rápido e desconcertante, criativo. Para muitos, foi um atacante dos mais valentes. Nos campinhos foi respeitado sem nunca ter amarelado diante de seus adversários e, como todo bom baixinho, era boca dura como ele só. Matador que era não havia um jogo no colégio com outros estudantes sequer em que não fosse convidado para jogar. Tanto que por este motivo, acabou por jogar e fazer gols em diversos jogos  de nossa cidade. 

Um time que deixou muitas saudades em sua lembrança, foi o time do Estudantes. Equipe que ele ajudou a fundar e foi um dos seus artilheiros. Matador que sempre convidado para jogar pelo ime pois era certeza do gols. Conforme foto abaixo:

                            Primeiro Time do Estudantes

Nilson no Ataque do Estudantes

Um "causo" interessante de sua passagem como futebolista: Foi numa partida do Estudantes e o time do São José  em que o lateral esquerdo do time do bairro do São José de nome Henrique de Melo tentou intimidar o Nilson na base da porrada e em uma dividida Nilson foi previnido e a lhe deu um jaca na sua perna direita,  quebrando na hora. Depois deste episódio ele encerrou a sua carreira esportiva, o Estudantes perdeu um de seus artilheiros e Campina Grande ganhou um grande engenheiro.

Após forma-se em engenharia (Ele se formou na Escola Politécnica de Campina Grande da Universidade de Federal da Paraíba. É engenheiro civil da turma de 1964). Tornou-se um profissional liberal na área de saneamento foi diretor Caene de Pernambuco e depois veio para a Sanesa em Campina Grande, depois foi trabalhar na SETESP de São Paulo onde ficou um ano. Foi chamado para ser diretor presidente da Sanesa de nossa cidade. Por sua atuação na frente da empresa campinense  foi chamado pelo governador da Paraiba Ernani Satiro para o cargo de presidente da Cagepa e exerceu com competência a função por quatro anos. 

Conheceu a sua cara metade e braço direito, Olga Amorim (foto), noivou e casou, união da qual nasceu três filhos.  O seio familiar lhe deu tranqüilidade, maturidade, experiência e também uma enorme inquietude sobre a situação da sua terra natal, mergulhada em várias mazelas  que o atormentava e o deixava triste pela situação em que a cidade se encontrava.

Nilson  foi um dos personagens mais vivos na construção da 2ª adutora de Boqueirão, que é o orgulho de todos nós. Ele comandou um grupo de engenheiros profissionais além de milhares de anônimos trabalhadores. Para Nilson construir uma obra como aquela era a grande oportunidade de mostrar o valor do nosso povo. Sua experiência na construção da adutora de Boqueirão é contada em depoimento que faz parte dos arquivos do museu da cidade.Conforme fotos abaixo:





Nilson com o governador Ernani Satiro e convidados na inauguração da segunda adutora de Campina Grande



Adicionar legenda

Talentoso e conhecedor profundo dos segredos da profissão ele está aposentado, mas continua na ativa como Superintendente da Atecel. 

Nilson de Brito Feitoza, o Bispinho para os íntimos  que atinja uma data secular para todo nosso regozijo. Conviver com toda sua seriedade, alegria e o bom amigo que é para nós é uma satisfação imensa. E sabemos hoje que não foi apena no futebol que se destacou. A política então era questão de tempo e de oportunidade, que chegou em 1972, quando quase saiu candidato a prefeitura de nossa cidade, embora não fosse do conhecimento de muitos conterrâneos. 

Abaixo  algumas fotos e recortes de jornais desta época:


Add caption


Add caption





Devido a conjuntura política local, as lideranças dos maiores partidos MDB e ARENA, resolveram fazer uma pacificação na política desta cidade, e, para tanto, escolheriam um técnico sem nenhuma vinculação com estes grupos políticos tradicionais, e esta opção recaiu no nome de NILSON DE BRITO FEITOZA. Ocorre que ele relutou bastante em aceitar esta incumbência.
Ao se aproximarem as convenções destes partidos, chegou ao seu conhecimento, que seria lançado um outro candidato aproveitando uma sublegenda de um dos partidos pois a legislação eleitoral da época, permitia esta alternativa. Ele aproveitou este fato, para retirar a sua candidatura e se livrar do compromisso assumido. 

O jovem engenheiro decidiu demarcar território e fez uma carta abdicando de sua candidatura. Seu parceiro Evaldo Cruz com o qual ia formar a chapa, foi o candidato e atraiu votos de todas as camadas sociais. Com discurso forte e eloqüentes, contagiou uma aguerrida militância, surpreendendo o meio político local com expressiva votação.

Nilson tambem foi chamado para assumir outros cargos importantes como secretario de Estado no governo Cassio Cunha Lima que apesar de honroso e por ter assumido ourtros compromissos (diretor do INSA (Instituto Nacional do Semi Arido),  declinou do convite conforme fotos abaixo:)

Esta é apenas uma pequena homenagem a esse brilhante cidadão pelos seus 72 anos de vida, vividos de forma ética, leal e fiel a seus amigos, com simplicidade e dedicação à sua família. Esse homem é um exemplo a ser seguido e motivo de orgulho para todos nós familiares e amigos.

Só nos resta continuar cultivando os ensinamentos, o exemplo de vida, de homem, de filho, de irmão, de pai, de esposo, de profissional, de tio, sogro, de avô e, se possível, dentro das nossas limitações, tentarmos transmitir a quem nos rodeia uma parte, por menor que seja do legado que deixou o Nilson.
Hoje, só tenho a lhe agradecer e pedir a Deus que continue lhe abençoando, guiando e iluminando sempre, para que continue sendo esse essa pessoa maravilhosa que você é! 

Com a sua humildade e caráter, é de uma gentileza anormal, um verdadeiro gentleman, um exemplo de generosidade. O meu sincero agradecimento e admiração. 


Feliz Aniversário meu Irmão Nilson de Brito Feitoza!


Confira algumas fotos do  menino, rapaz, desportista e cidadão:



Nilson , sua mãe e seis irmãos 




                                          Nilson assinando um projeto na Atecel
                                            Nilson  com sua esposa Olga e seu irmão Hermani

Nilson e a esposa Olga

Nilson e Olga
   Nilson com irmãos, filho e sobrinho
                                                          Nilson e os irmãos



                                 NILSON COM SEUS IRMÃOS HERMANI E JOBEDIS


                                Nilson com esposa, irmãos e familiares

Nilson com seu Filho Pedrito e seu irmão Glauco Kardec no Encontro dos Amigos

Nilson no Encontro de Amigos com seus irmãos Jobedis e Glauco


Nilson , sua esposa Olga Amorim e sua filha Valéria 

                                            Nilson na Cordilheira dos Andes
          Nilson com sua esposa Olga e a filha Valéria e esposo

Nilson. Olga e Valéria

Nilson com a esposa Olga e a filha Flavinha

       Nilson no Calçadão


29 comentários:

Ana Flavia Matos disse...

Tio Jobedis, belissima homenagem ao meu querido Pai... Parabéns pela iniciativa!!! Beijo grande!!!

Antonio Cezar A. Barbosa disse...

Caro jOBEDIS,

Com certeza, um dAs mais merecidas homenagens ja já concedidos pelo Museu do Esporte de Campina Grande. Ela chega em tempo de prestar justa homenagem ao querido e eminente professor Nilson Feitoza . Ainda guardo excelentes lembranças da sua administração na Sabesa onde estagiei e trabalhei ate minha formatura.

JOSÉ PAIVA DOS SANTOS GUEDES disse...

Caro e nobre Dr. Nilson Feitoza, não sei se outrora já deram-lhes outros títulos, porque até porque mais títulos e honrarias deveria este grande homem ser homenageado pela sociedade campinense por relevantes serviços prestados a nosso município principalmente levando à todos os rincões de nosso estado da Paraiba Graças a Deus que não o fizeram tais homenagens depois da sua morte. Parabens ao cronista Jobedis pela homenagem ao seu irmão. Muito bem lembrado, Parabéns pela honraria prestada a este grande nome da história contemporânea de nossa Rainha da Borborema.

NELSON SOUZA ANDRADE disse...

Acho até que a honra é dividida: Campina Grande sente-se honrada em ter dois filhos com as qualidades do Prof. Nilson Feitoza e seu irmão Jobedis Magno grande cronista esportivo e historiador de nossa cidade.
Parabens aos dois

Anônimo disse...

Campinense da gema e do bairro do Santo Antonio, com muito gosto, morando Australia, estou
irmanado nesta bela e justa homenagem do Jobedis ao seu irmão e ilustre cidadão
da nossa cidade, Professor Nilson de Brito Feitoza exemplar, cidadão dotado de uma pureza
e pessoa humana de extrema generosidade, a homenagem como Cidadão campinsense vem resgatar do esquecimento um pleito merecido ao insigne administrador e professor , a quem tive a felicidade de
tê-lo como subordinado.
Estimaria que este comentário chegasse ao conhecimento do Pro-
fessor Nilson de Brito Feitoza

NELSON SOUZA ANDRADE E SILVA

NELSON SOUZA ANDRADE disse...

ERRATA EM VEZ DE SUBORDINADO EU QUERIA DIZER COMO MEU SUPERIOR

NELSON SOUZA ANDRADE

Suenia Maria Figueredo disse...

JOBAO meu grande amigo muito merecida essa homenagem que vc fez ao sei irmão Dr Nilson Feitoza,você sabe que todos os dias eu peço a Deus por vc, parabéns por tudo e que a cada dia DEUS te abençoe não tenho muito pra falar mais foi muito bonita essa homenagem a este grande cidadão que honra nossa cidade, muitos bjss e parabéns a toda a sua família

Anônimo disse...

Justa homenagem. Não foi surpresa ler seu depoimento pois ja sabia de seus dotes. Parabéns pela homenagem ao sei irmao Nilson Feitoza.São Homens como ele e voce que engradeçem a nossa Cidade,Estado e Pais. Surpreza por conhecer sua Descrição e Bondade. O Mundo é bom porque pessoas como voces existem. Após seu depoimento espero sinceramente desejo que nossos amigos campinenses observem e coloquem em prática essa Maxima "Servir bem para servir Melhor" PAZ E BEM.

Osmar Gonçalves Santos

Romeu F. Dias disse...

Jobedis
Nunca me esqueço o dia em que eu estava rachando no bairro do Catole e me chega um cidadão que vc me apredentou pelo nome de Nilson e disse: Eu gostaria muito de conversar com você. E já foi logo falando é que o meu pai e o seu pai sempre foram muito amigos e eu gostaria de propor a você continuarmos essa amizade e ali nós selamos num aperto de mão uma amizade que já dura mais muitos anos, levando em conssideração o tempo de amizade dos nossos pais. Meus filhos já são amigos dos seus filhos, espero que a nossa amizade perpetue por muitas gerações obrigado pela sua amizade.Grande homenagem a seu irmao e grande cidadão de nossa cidade.

Jorge Barbosa da Silveira disse...

Tive a oportunidade de conhecer esta incrivel personalidade quando fui fui ate a Atecel receber um pagamento em nome da firma que eu trabalhava na época. Fiquei espantado com a simplicidade e a educaçao com que ele me atendeu, pensei ser apenas um funcionario. Mas depois me disseram se tratar do próprio Superindendente da empresa.
Fiquei admirado com aquela postura tão atenciosa que compartilhei com minha esposa.Parabens pela justa homenagem a este cidadão

Anônimo disse...

Eu sou suspeito de falar sobre voce.Mas nao poderia me furtar de tal comentario pois tenho muita honra de ser seu amigo e convivendo contigo algumas vezes é um privilegio e aprendizado. pois voce tem muito a oferecer com a sua conduta, moral e postura de um lider administrador e que deus continue te abençoando e protegendo. paz profunda.

Anônimo disse...

Nesta data mais que especial, gostaríamos de homenagear este grande cidadão, pela passagem de mais um aniversário. Eu parabenizo de coração e esperamos que esta data possa se repetir por muitos e muitos anos.

Desde já o parabenizamos também o cronista Jobedis pela justa homenagem ao seu irmão e por outra grande virtude sua e do Nilson, que é ser torcedor do Vascão de corpo e alma. Um forte abraço meu amigo! São os votos de Renato N Silva

JOÃO MARIO disse...

Não tive a oportunidade de jogar com Nilson, mas foi meu chefe imediato na ATECEL.
Pessoa altamente responsável,correto nas suas atitudes.
A honestidade e simplicidade fazem parte da sua personalidade.
Parabéns ao amigo Nilson!

Honorio Pedrosa disse...

Jobão, quem lê essa sua homenagem ao seu irmão e ao nosso grande amigo-irmão-camarada, e quem lhe conhece e sabe da sua imparcialidade, da sua retidão, da sua neutralidade diante de qualquer fato ou natureza, e perante todos esses depoimentos de amigos seus e de Nilson,não tem nada a acrescentar, a não ser concordar e agradecer por ter a pessoa humana de Nilson como amigo.
Abraços e parabéns Nilson.

Honório Pedrosa

Anônimo disse...

De Fernando Cangurú.
Jobão, parabéns pela homenagem a este grande amigo e ser humano admirável. Parabéns Nilson por mais um aniversário. Tenho a honra de pertencer ao seu rol de amigos, pois convivi com todos voces durante a minha infância e adolescência. Seu Pedro e Dona Nilda os criaram com retidão de caráter e honestidade acima de tudo, e os frutos se multiplicaram. Poucos são os adjetivos existentes para explicarem a sua pessoa, porém muitos são os amigos que o rodeia e sentem orgulho da pessoa que voce representa. Um grande abraço amigo e que Deus continue iluminando a sua vida e a da sua família. Sucessos. Fernando Cangurú.

Antonio Ribeiro da Paz disse...

Parabéns Jobão, excelente homenagem. Tudo que vc. falou ainda foi pouco. Um forte abraço do amigo Tonheca.

Jobinho Vidal disse...

Parabéns painho... Tio Nilson sempre foi uma referência de Homem Sério, Honesto e Responsável..

Anônimo disse...

Amigo Jobão, que justa e bela homenagem, ao irmão Nilson.

Aprender a conviver com irmão...é tratar ele sempre como um adolescente, é viver o presente com muita alegria trazendo para nós tudo de bom que ele foi, é, e será, pessoas assim temos que nos orgulhar de sermos irmão e amigo.

Parabéns, um Feliz Aniversário amigo Nilson, viva sempre assim, com os olhos levantados para vida, com o poder de nunca desanimar e que a vida possa lhe parecer linda sempre!

Jonas didi e família, forte abraço!

Anônimo disse...

Nilson Feitoza, tudo falado e postado nessa justíssima homenagem, faz jus a personalidade impar do homenageado. Profissional competente, probo, extremoso pai de família, vitorioso, é uma referência a ser seguida por todos.
Hoje e sempre, você merece muitos abraços e homenagens. Que Deus, nosso Pai, ilumine ainda mais seu caminho, para que possa conquistar todos os seus sonhos ainda não atingidos.
Abraço
Vadinho

Ronaldo Soares (cantor) disse...

Jobedis, teu mano Nilson é um dos grandes patrimonios da Paraiba!!!

Carla Vidal disse...

Parabéns Tio Nilson!
Que linda a homenagem que Painho fez para vc! Assino embaixo!

Felicidadesssss...

Saudades!

Carla, André e Lali

naldo do são jose disse...

ja disseram tudo sobre NILSON, mas eu me considero um irmão ,pois ñ tem pessoa igual a NILSON,um amigo irmão que sempre me aconselhou, a tomar atitudes certas,pra vc NILSON,um forte abraço,e parabens por mais um ano de vida,e muitos ainda virão, valeu JOBÃO

Glauco kardec disse...

Jobedis:Mais do que justa , merecida e oportuna homenagem ;neste dia especial de aniversàrio ao Dr Nilson.Figura humana de extraordinàrio caratér;bons propósitos; Pai de familìa exemplar,participativo; responsável direto pela minha formaçâo profissional a quem de publico agradeço; preocupa-se ainda hoje com a minha carreira medica,conversamos bastante aos sabados e domingo pela manhâ sobre amenidades e politicas publicas.parabêns a esta pessoa INOXIDAVÉL que é o Dr Nilson do seu irmâo Glauco Kardec.

Maria M. T. disse...

Olá, Jobedis! Nilson é um exemplo de Homem.

Parabéns!!!!
Vc. tb. está de parabéns.
Bjos....

Hermani Mauricio de Brito Neves disse...

Oi, Jobedis! Tudo que vc. disse é pouco para o que Nilson representa a nossa familia.Ele, serve de modelo e exemplo para nos. Um abraço e um beijo. Hérmani.

Valeria disse...

Tio Jobedis, muito obrigada pela grande homenagem que o senhor fez a meu pai, realmente ele é um exemplo a ser seguido!!

Um abraço,
VALERIA FEITOZA

Ewerton José de Almeida disse...

CARO Jobedis

Não sei se outrora já fizeram uma homenagem ou deram algum outros títulos, porque este cidadão ja era merecedor ha muito tempo e até porque mais títulos e honrarias deveria este grande homem ser homenageado pela sociedade campinense por relevantes serviços prestados a nosso município principalmente levando à todos os rincões de nosso país o nome de Campina Grande . Graças a Deus que VOCE este blog esta fazendo esta ele vvo e não depois da sua morte. Muito bem lembrado, Parabéns ao Jobedis Magno pela honraria prestada ao seu irmão Nilson de Brito Feitoza este grande nome da história contemporânea de Campina Grande

Marcílio Soares disse...

Não conheci Nilson Feitosa como atleta, mas do ""ouví dizer"" onde falam que foi um grande jogador, muito conhecido em sua época nos primeiros times do Estudantes, pela sua habilidade.
Como homem público, posso afirmar, como sendo um dos mais honetos onde quer que ele veio atuar e assumir os cargos que lhes foram confiados, sejam nos segmentos municipais, estaduais e da Universidade (ATECEL). Com Nilson Feitosa a frete de qualquer orgão público, predomina a competência, honestidade, seriedade, compromisso e a amizade, cumprindo assim as tarefas de bom Administrador. Jobão, não é porque Nilson seja seu irmão, mas essa homenagem é justa pela sua trajetória de vida, um exemplo a ser seguido. Fica a dica de HOMEM HONESTO!!!

Anônimo disse...

Tio Jobedis,

Estamos com os olhos marejados de lágrimas...

Belas e justas palavras, nos deixam orgulhosos de fazer parte desta linda família.

Obrigado pela iniciativa desta homenagem.

Parabens meu pai por seu dia, e a você meu tio pela linda lembrança que ofereceu a seu irmão.

Pedro (Pedrito) e Familia

Postar um comentário