Subscribe:

terça-feira, 11 de outubro de 2011

PARABENS CAMPINA GRANDE

 POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

 Retrato do Passado de Campina Grande

Aqui neste espaço  “retrato do passado” mostrará uma Foto de Campina Grande de ontem. A obra fotográfica contempla algumas imagens do nosso centro e revela ângulos inusitados de um  local considerado cartão postal do nosso passado. A idéia é lançar um olhar diferente sobre Campina Grande para tentar explicar o presente tendo como base o passado. É isso que faz com que esta cidade tenha características tão especiais. Charmosa, bonita e hospitaleira. Cidade que sempre encantou seus visitantes com as suas coisas típicas, trazidas de seus ancestrais e que se perpetuarão por muitos séculos e séculos, dada a sua beleza e seu ar poético de encantar a natureza.

 


A fotografia acima  apresenta o passado de Campina Grande nas primeiras décadas do século XX.  Apesar desta fotografia não ser imagem inédita, forma um bom conjunto documental e contam-nos através da imagem a história da cidade. O amor dos campinenses por Campina Grande é tão grande que faz os quatro cantos do país gritarem o nome desta cidade. Isto se vê no fanatismo pelo Treze e Campinense, as maiores equipes futebolísticas da cidade e que devotam toda a tensão da população da cidade, com os entusiasmos próprios de um bairrismo exagerado de quem ama com afinco seu torrão natal. Assim tem sido Campina Grande, ao abraçar diuturnamente pessoas e mais pessoas que chegam a participar deste solo e clima, um dos mais aconchegantes do estado, onde não há discriminação. Todos são filhos de igual por igual, quer seja rico ou pobre, religioso ou ateu, ou preto ou branco. Todos são gente da gente. Reforçar o orgulho de viver em uma cidade como Campina Grande – que sempre teve a imagem de modelo de organização e planejamento – “é, inclusive, um dos desafios do futuro”.

Esta é a marca histórica desta cidade, que há décadas faz o campinense se sentir mais do que os demais. É um diferencial de que ele não quer abrir mão, porque faz parte de sua identidade. Ah, minha amada Campina Grande, quantas saudades. Quantas histórias a serem contadas. Quantos heróis anônimos, marcantes, desfilaram por suas ruas, deixando gravado, no cheiro acre dos Açudes: Novo, Velho e o de Bodocongó, o valor intrínseco de cada um na vida de seus habitantes. Personagens lendárias, mas reais que existiram. Que, para sempre, irão ficar gravadas na memória coletiva de seus cidadãos. 

Parabens
Do seu filho
Jobedis Magno de Brito Neves  

4 comentários:

Anton io Lidio Meira disse...

Hj o aniversário do meu berço...sinto demais saudades do meu chão...que bom que agora temos encontros anuais com meus irmãos de infância .Obrigado DEUS.
há 7 horas · Curtir · 1 pessoa

MARCILIO SOARES disse...

Valeu Antônio Lídio, Jobão. . .digo isso com lágrimas nos olhos. Campina nos deu grandes amigos!!! Orgulho de ser de Campina Grande.

TADEU GUEDES disse...

Campina Grande terra querida

MARCILIO SOARES disse...

‎11.10.11 ANIVERSÁRIO DE CAMPINA GRANDE, Rainha da Borborema!
Terra de gente bonita, inteligente, acolhedora... terra de gente feliz, de um bom futebol, do maior São João do Mundo! Terra de gente que AMA a sua terra, terra da maior briga política, terra de grande artistas. Lugar onde o Pólo tecnológico de CG é destaque nacional. E tem nada não, quando vier a Tsunami, Campina vai ter até praia!!! rsss...
Enfim, é uma cidade maravilhosa, é minha terra!
Parabéns para Campina Grande!!

Postar um comentário