Subscribe:

sábado, 29 de outubro de 2011

QUEM ERA CRAQUE - ASSIS PARAIBA

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES
                  

O futebol amador  de Campina Grande sempre foi grande celeiro de craques do futebol.  Mas para mim, O Assis Paraiba foi o melhor jogador de futebol que eu vi jogar em Campina Grande. Possuidor de uma qualidade técnica excepcional, chutes e passes precisos, ótima visão de jogo, contava ainda com uma maneira toda peculiar de jogar. Quando ele recebia a bola no alto e a descia ao chão, espetacularmente, com ela colada ao seu peito, em um espetáculo de beleza e plasticidade.


Assis Paraíba, começou no amadorismo do Treze, aos 10 anos de idade em 1970. Logo após, passaria para as equipes de base, estreando em 1973 como profissional. De hábitos simples, Assis era o tipo do jogador que levava a profissão a sério. Poderia ter sido um bom torneiro mecânico, se desde cedo não tivesse metido na cabeça a obsessão pela bola. O diploma fornecido pelo Senai nunca foi usado, porque coincidiu com a inscrição nos juvenis do Treze, depois de passar pelo Oriente e pelo Linense, times do bairro da Liberdade. Passou apenas oito meses nos juvenis, pois o técnico Manuel Veiga - ex-zagueiro Mané, que foi do Palmeiras e do Sport - resolveu promovê-lo logo ao time principal. A alegria deste momento, porém, foi se misturando a tristeza de ver que problemas familiares começavam a nascer, refletidos nas reações de torcedores diante de uma ou outra atuação menos convincente contra o Campinense, clube aristocrático, maior rival do Treze. A família pendia para o Campinense, e com alguma razão, pois lá jogavam seus irmãos  Gaminha (Valdecir) e Zé Preto.

Admirava cada drible, cada matada de bola, cada lançamento, cada passe, cada chapéu desferido no adversário. Muitos torcedores do Treze ficavam, sentados no chão, no estádio Presidente Vargas do Treze  apreciando as suas jogadas e muitos se  questionando por que  não conseguia fazer aquilo que, para ele, parecia ser tão simples e fácil. Sou seu fã incondicional até hoje.

Saiu do futebol amador para brilhar em vários times do futebol brasileiro: Treze, Esporte, Tiradentes e no futebol árabe.

Tive a frustração de não poder jogar futebol ao seu lado. Certa vez, o nosso time Everton foi jogar contra o seu time do bairro da Liberdade o Oriente com vários jogadores veteranos (entre eles: Zé Preto, Lima, Assis, Dedê, Gaminha).  Ele até posou comigo . Foi uma tremenda alegria de ter derrotado a forte equipe pelo placar de 3 x 0 e frustração não poder atuar ao seu lado, mas pelo menos tirei uma foto ao seu lado, o que muito me orgulha.

Ficará eternizado aqui no Museu virtual do esporte amador de Campina Grande como um dos grandes atletas surgido no futebol amador de nossa cidade.


video com Assis


ALGUMAS FOTOS DO GRANDE JOGADOR:
   
                TIME DO ORIENTE DA LIBERDADE










20 comentários:

Anônimo disse...

Foi um grande jogador, cheguei a jogar contra ele e os irmãos. Em futebol e elegancia só perdia para Salomão.
Carlinhos

Anônimo disse...

Ele jogou no Santos(Santinhos), time descalço da liberdade,(dificilmente perdia) que entre outros tinha Ailton(goleiro do Campinense)Porto(siquilho),Pitu, Chiquito,Lambreta, Roberto Muriçoca, Edmilson (beiçinho)da Melo Leitão. O dono do time era Manoel (zagueiro central). Pense num meia manso, dava a entender que jogar futebol era facil(era para ele)

Jonas Didi disse...

Minha homenagem a este grande craque, Assis Paraíba, que tive a oportunidade de vê-lo jogar aqui em Fortaleza e ser: campeão em 1982 pelo Fortaleza e em 1984 pelo meu Ceará, poderia discorrer linhas e linhas para elogiá-lo...mas resumo dizendo: amigo Assis, " você jogava demais". Aqui recebeu misto de elogios da imprensa esportiva..."quem era craque, foi" forte abraço, Jonas didi

Jobinho Vidal disse...

Parabéns pelo excelente trabalho, elogiado por todos! orgulhoo

Jonas didi disse...

Minha homenagem a este grande craque, Assis Paraíba, que tive a oportunidade de vê-lo jogar aqui em Fortaleza e ser: campeão em 1982 pelo Fortaleza e em 1984 pelo meu Ceará, poderia discorrer linhas e linhas para elogiá-lo...mas resumo dizendo: amigo Assis, " você jogava demais". Aqui recebeu misto de elogios da imprensa esportiva..."quem era craque, foi" forte abraço, Jonas didi

davi disse...

Soube através de comentários, que infelizmente, acontece com muitos atletas da antiga, estar mal financeiramente, inclusive, devido a isso, entregue ao vício da bebida alcoólica. Tinha muitos amigos quando vivia bem financeiramente, mais, como acontece sempre, se afastam quando a pessoa tá em baixa.

Marluce disse...

Para que gosta do Assis, ele já superou esta fase está bem reside em Fortaleza, casado com uma cearense.

Assis Paraiba disse...

Obrigado a todos pelo reconhecimento e lembrança, atualmente estou residindo em Fortaleza. Um grande abraço ao Jobedis e aos meus conterrâneos de Campina Grande.

Anônimo disse...

Tive a onra de conhecer ASSIS aqui em Recife, sou grande admirador e fã, gostaria de saber noticias.
Edmilson Gomes

Anônimo disse...

Assis Paraíba, para mim, o maior jogador de futebol de nosso Estado.
Acompanhei-o desde a infância, driblava com ninguém! Sempre foi o líder da "gurizada" do nosso bairro.
Juntos nas antigas e empoeiradas ruas do bairro da liberdade, nas quadras e campos de peladas de Campina Grande.
Tive uma grande felicidade em minha vida de privar da amizade dos filhos de Manoel "Preto" e Dona Etelvina: Zé Preto, Duda, Givaldo, Valdecir e Assis. Através deles cheguei ao Oriente F.C e juntos participamos de muitos jogos.
Além de craque incontestável, Assis, assim como todos de sua família primavam pelo trabalho e honestidade.

Marinaldo, 28 - 01 - 2013

Anônimo disse...

fiquei sabendo da sua historia atravez do meu
pai q estou com vc no senai de campina grande
josé gomes da silva, quando vc foi jogar no sport o meu pai virou torcedor e é por sua causa e do meu pai q sou torcedor do sport, obrigado assis.

Unknown disse...

Sou torcedor do Sport foi o melhor meia que vi jogar

Unknown disse...

Sou torcedor do Sport foi o melhor meia que vi jogar

Unknown disse...

Grande Assis Paraiba o melhor de todos,se hoje jogasse seria titular no Barcelona

Unknown disse...

Assis vc foi um craque e deu muitas alegrias aos torcedores do Sport Recife

Unknown disse...

Hoje como vai o meia de todos od tempos do Sport Recife ASSIS PARAÍBA?

Ze Neto Marcos disse...

ASSIS PARAIBA QUE NASCEU A 20 DE NOVEMBRO DE 1955,COMECOU A JOGAR MUITO JOVEM NO TREZE,NO INICIO DA DECADA DE 70.
EM 1974 FOI CONTRATADO PELO TIRADENTES DO MEU ESTADO(PIAUI),ONDE FOI CAMPEAO PIAUIENSE INVICTO.NESSE MESMO ANO INTEGROU UMA SELEÇAO DE NOVOS,QUE JOGOU NO MARACA.
ALIAS,NESSE JOGO ELE FOI CUMPRIMENTADO POR PELÉ.
EM 1975,DEPOIS DE ESTÁ QUASE CERTO COM O VASCO,FOI CONTRATADO PELO SPORT RECIFE QUE OFEREÇEU MELHOR PROPOSTA.
O TIRADENTES EXIGIU QUE O GOLEIRO TOINHO TAMBEM FOSSE(MESMO A TIRACOLO),PARA QUE A VENDA FOSSE CONCRETIZADA.
ASSIS FOI CAMPEAO NO SPORT,FORTALEZA,CEARA E AINDA JOGOU NO FUTEBOL ÁRABE.
ESCREVI COM LETRAS MAIUSCULAS,POR QUE FOI UM DOS MAIORES MEIA QUE VI JOGAR.
VALEU,ASSIS!

Unknown disse...

foi meu primeiro namorado quando jogava no tiradentes em tereaina

Anônimo disse...

Fui um grande admirador do seu futebol objetivo, clássico, elegante, só lamento não tê-lo visto jogar na RAPOSA da Rainha da Borborema. Merecia ter jogado na Seleção Principaldo Brasil

Anônimo disse...

Muito amigo nós formamos o vasquinho meu nome Dezinho.nos morava na Rua Rio Grando do Sul em Campina Grande. ÀS irmãs dele só fazia unhas com minha mãe Iracema cabileleira

Postar um comentário