Subscribe:

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

GRANDE DESPORTISTA DE CAMPINA GRANDE - ANTONIO LULA CABRAL



POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES




Uma grande amizade não há tempo que apague ou distância que separe. Estou falando do amigo Antonio Lula Cabral, ex-atleta e ex- professor aposentado de Educação Física da UFCG e de Colegios de nossa cidade.e hoje empresário do ramo da agricultura. 

Neste tempo de escassez de falta de ética, falta de confiança, falta de crédito do ser humano e com outros desvios de conduta como enganação, falta de dignidade mais felizmente conheço de Lula Cabral uma pessoa que viveu sua vida para ser útil ao seu próximo. Sim simplesmente este é seu jeito de ser e agir e não há como falar do presente sem referenciar o passado. Volto ao tempo para relembrar algumas historias a qual tive o prazer de vivenciar ao lado do grande amigo professor onde obtive muitos ensinamentos e vitórias nas competições que nosso Colégio Estadual da Prata participava e ele como nosso treinador de diversos esportes, que repasso aos meus amigos do passado de nossa Campina Grande e atletas nos dias de hoje.

Fui seu aluno no antigo colégio nos meados da década de 60 e me impressiona como esse homem conseguiu fazer tantas coisas na época que nada tinha de estrutura, quem se lembra da quadra do colégio toda esburacadas, do campo do com uma entrada no meio campo para os alunos entrarem no colégio e também da pista de atletismo foram este os lugares em que ocorriam suas aulas, treinamentos para as competições a qual nós participávamos e ele próprio organizava e era o Treinador. Poucos se lembram destes locais, naquele tempo, seus alunos eram pura motivação, pois ele transmitia esta energia, participavam das aulas, treinavam e competiam com orgulho e alegria vestindo a camisa do Gigantão.


Eu valorizo a historia porque um povo que ignora ou não recorda seu passado e não cultua suas tradições perde sua personalidade. O passado dá sentido e significado a ação futura, imagine você o que seria naquele tempo se existisse Ginásios e campos de futebol e tantos outros locais para a pratica esportiva, hoje vivenciamos o inverso, temos quase tudo e pouco se faz. Ainda escrevendo fico cada vez mais orgulhoso do  Lula Cabral como uma pessoa pode realizar tantas coisas e ser útil para outros sem visar lucros ou interesse particular, sem discriminação, sem esperar que outros retribuam ou reconheçam suas ações, mais ele fez, este homem de bom caráter, honesto e trabalhador com seus princípios que não é vergonhoso conduzir a vida honestamente, por que valores morais é um dever do ser cristão.

Você me ensinou muito e me sinto honrado e agradeço a “DEUS” de ter tido o privilégio de ser seu aluno e amigo. Professor Lula Cabral um admirável ser humano.

ALGUMAS FOTOS DO LULA CABRAL COM ATLETA E COM TREINADOR


TIME DE FUTEBOL DE CAMPO JUVENIL CAMPEÃO DOS JOGOS COLEGIAIS DE 1967

NESTAA DUAS FOTOS HITORICAS lULA CABRAL É O ULTIMO A DIREITA





 LULA CABRAL SENDO COMPRIMENTADO PELO SEU PARENTE EX PREFEITO SEVERINO CABRAL














7 comentários:

Anônimo disse...

falar de cabral é falar do esporte de campina grande.

o maior incentivador da prática do handebol em nosso estado e varias vezes campeão brasileiro dirigindo as seleções estudantis paraibanas.

é um orgulho para nós campinenses que temos um filho que ama o esporte.

abraços amigo.

wagner

Anônimo disse...

Vou aqui acompanhar o comentário do amigo Wagner, esse aí é falar do esporte de Campina Grande, dedicação total, incentivava de uma maneira que nos dava prazer em praticar o esporte em todas as suas modalidades, valeu Cabral...Jonas didi

Anônimo disse...

Homenagem mais do que justa para Cabral, ele desenvolveu grande trabalho no meio esportivo da Paraíba e em Especial em Campina Grande, seja como atleta ou treinador, no Handbol, no Atletismo, no judô. O disciplinado Cabral, foi sem dúvida um grande nome e um dos primeiros a incentivar jogos Olímpicos de nossa cidade. Convivemos na mesma época de jogos e sei de seu talento e potencial quando estava a frente das equipes que comandou, sempre um CAMPEÃO!!!
Prarabéns pela justa Homenagem a LULA CABRAL.

Marcílio Soares

Roberto Zardi disse...

Grande Lula

Convivencia saudosa do 11 de Outubro,e,depois na UFPb,continuamos bons amigos.Orgulho de Campina grande.

HONORIO PEDROSA disse...

PARAbÈNS JOBÃO, PELA BELA HOMENAGEM AO MEU AMIGO-IRMÃO-CAMARADA LULA CABRAL. PESSOA ÍMPAR E DE AMIZADE SINCERA.

LULA DE DONA MARIQUINHA, AMIGA DE MINHA MÃE, DONA MARIINHA, UM ABRAÇO E MUITO OBRIGADO POR CONTINUAR SENDO MEU AMIGO-IRmÃO-CAMARADA.

NORO PEDROSA

Jobedis Magno disse...

O Lula Cabral e o Nogueira são realmente dois grandes personagens do esporte de Campina Grande que merece muito respeito por todos os esportistas da cidade. Dedicados, alegres, muito conhecidos no meio esportivo, e já possuem grande currículos e outros títulos. Irreverentes, eles davam um “show” na beira dos campos e quadras. Fica aí uma homenagem e este outro grande esportista que muito colabora com o esporte amador de nossa "Rainha da Borborema"

JOÃO MARIO disse...

Lula Cabral de fato merece essa homenagem !
Como grande desportista foi um dos ícones do Esporte Amador da cidade e fez muito pelo Handebol, esporte que era um expert em se tratando de técnica e tática. Lula foi o responsável pela ida de garotos de vários colégios para Portugal para um treinamento mais aperfeiçoado de handebol no inicio da década de 90.
Parabens ao amigo Lula !

Postar um comentário