Subscribe:

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

MEMÓRIA ESPORTIVA - TORNEIO SUBURBANO DE CAMPINA GRANDE

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



O Campeonato de futebol de pelada popularmente conhecido em nossa cidade como “Campeonato Suburbano” era  a maior competição de futebol amador  disputado em  todo território paraibano no passado, anualmente desde a década de 50  e 30 nos  quase que consecutivo ocorrem em diversos campos de futebol de pelada de nossa cidade show de dribles, olés memoráveis, sorrisos de alegria, lagrimas de tristeza e tudo que o futebol pode oferecer, este torneio era um  verdadeiro peladão. A cada edição se reuniam  nas comunidade e  bairros da cidade mais de 3 a quatro a mil pessoas no final de semana que vinham  torcer, jogar, aplaudir seus filhos, pais, tios, irmãos, namorados todos torcendo pelo seu time da comunidade. Era um movimento social que começava  no meio da semana, com as lavadeiras de roupas   lavando e preparando os uniformes para o final da semana estava  embutida sua participação ou como como atletas e fã, tinha m um batalhão de gente envolvida.

Este campeonato era democrático, não precisava  dispor de muito recurso financeiro para fazer parte do ciclo do Campeonato Suburbano de nossa cidade do passado.  que primava  pela boa organização a que estava  ao alcance dos idealizadores  do evento.

Todos os finais de semana nos domingos das oito horas da manhã até o por do sol estava atletas, dirigentes e torcedores  juntos do campeonato, fazendo a sumula e procurando dentro do possível fazer o mais perfeito possível, com a cara e a coragem, acalmando os ânimos exaustados de torcedores e atletas, que  não se arrependiam  do tempo disponível junto com a comunidade esportiva do final de semana às vezes deixando o lazer com os familiares pra se manter a frente desta maior competição de futebol de pelada de nosa cidade.


A cada ano que passava o “ Campeonato Suburbano” vinha  aumentando de qualidades e no numero de  equipes, os times ficavam preocupados com os detalhes para formação de seus times,  melhorando sensivelmente o nível técnico.

Tudo isso acontecia  em céu aberto, sem estrutura de vestiários, banheiros para torcedores, alambrados laterais, só o pó que levantava  na briga pela bola, ninguém brigava  com os políticos para melhorar o ambiente dos jogos, por que o dever era das pessoas que comandavam o esporte no município se sensibilizar e refletir o potencial que este espaço proporcionava  aos eleitores, por que não investiam  nessas melhorias? pois era e é  dinheiro do povo, voltando para o povo. Mesmo sem esta ajuda o que importava era que o “Campeonato Suburbano” estava ta lá, e o povo também, todos os finais de semana se divertindo com muita alegria do jeito simples e honesto.

Abaixo mostraremos alguns dirigentes e times vencedores de alguns Cameponatos suburbanos de nossa cidade do passado:







EVERTON BI- CAMPEÃO  SUBURBANO DE 1973

Um comentário:

JOÃO MARIO disse...

Muito bom Jóbedis. É exatamente o nosso pensamento, resgatar a memória de nós peladeiros, com muito orgulho aliás!
As peladas de Campina dava gosto jogar e assistir, pois todos os times tinham vários ou mesmo um peladeiro que chamava atenção. Nesse times acima, quantos bons valores estamos revendo e sabendo que alguns foram profissionais do TREZE,CAMPINENSE e de times de outros estados.
E mais um fato histórico : Registro do 1o.Campeão Suburbano.
Jóbedis se não me engano o Botafogo (grande time), conquistou o campeonato vencendo o Estudantes no Plinio Lemos.Empatamos no campo do Botafogo e a segunda partida seria no nosso campo (Textil) e até hoje não sei porque jogamos no PL !??
Se estou enganado por favor me corrijam.
Parabens a todos esses campeões que fizeram por merecer !

Postar um comentário