Subscribe:

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CANTINHO DA SAUDADE - CYL


POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



Campina Grande no passado  sempre teve maravilhosas equipes de futebol e também de futebol de salão, algumas participavam de campeonatos ou torneios varzeanos. Muitos de seus personagens, jogadores, diretores ou torcedores já partiram desse mundo, mas deixaram lembranças, saudades e muitas recordações.

Nesta noite de 13/01/2012 chegou a vez de cumprir sua missão nesse mundo nosso amigo Altamir Cavalcanti, mais conhecido como Cyl. 

Na década de 60, tínhamos em nossa cidade grandes times de futebol de campo e de salão, que proporcionavam bons espetáculos nas quadras e campos de futebol. O museu já tinha feito uma homenagem ao grande atleta Cyl.

Esta perda lastimável deste grande esportista me faz lembrar que devemos ser felizes não podemos ter medo, dores, rancores e inveja e sim amar do nascer ao por do sol, e pensar que todo dia é o primeiro dia do resto das nossas vidas.


Altamir Cavalcanti  o Cyl era um craque na acepção da palavra, boa antecipação e  impulsão, implacável na marcação, jogava indistintamente em qualquer posição da defesa do futebol de salão e de campo, mas foi na época do futebol de salão na quadra da AABB no comando técnico do Miro Chapeado e depois com o falecido cronista esportivo Alberto de Queiroz que o zagueiro apareceu no futebol de salão de Campina Grande e da Paraiba  no começo dos anos 60. Com atuações destacadíssimas foi considerado pela imprensa esportiva campinense como um dos melhores em sua posição, pela sua perfeição com que marcava seus adversários era duro mas leal. Que o digam Sebastião Vieira, Pibo, Aluisio, Tonheca, Leucio,  Nego Gilson dentre outros. Formado em Medicina, na década de 70 radicou-se em Campina Grande onde recebia seus clientes.


À família enlutada nossos pêsames, e ao amigo Altamir Cavalcanti, o Cyl, que partiu desse mundo, nossas homenagens em nosso Cantinho de Saudades.

ALGUMAS FOTOS DO CRAQUE CYL:
                 






Na foto vemos: Elias (falecido), Delgado (falecido), Betinho Mota, Bobo? e Nilton Sinval,
Novinho (falecido), Natal, Erandir, Macola e  Vando


Na fato vemos: TOINHO, CYL E TOM. ABAIXO ALEXANDRE E  MARCILIO







9 comentários:

Glêdes Emerenciano de Melo disse...

Ah, notícia triste! Além de conhecê-lo desde a minha adolescência, fui sua paciente... Que Deus o tenha!! Meus pêsames à família.

Anônimo disse...

Lamentável a perda de nosso amigo Cyl. Jogamos juntos no Campinense na AABB e no Cabo Branco, onde formamos bons times e tivemos a oportunidade de ser Campeões em todos esse times de Futsal. Cyl foi um amigo de estilo reservado, pacato e de poucas palavras, porém muito sincero, era próprio de sua natureza. Fazia muitos anos que não o via, e hoje fui surpreendido com seu falecimento prematuro, onde nos deixa uma lacuna de muita tristeza.

Marcílio Soares

MARCILIO SOARES disse...

Lamentável a perda de nosso amigo Cyl. Jogamos juntos no Campinense na AABB e no Cabo Branco, onde formamos bons times e tivemos a oportunidade de ser Campeões em todos esse times de Futsal. Cyl foi um amigo de estilo reservado, pacato e de poucas palavras, porém muito sincero, era próprio de sua natureza. Fazia muitos anos que não o via, e hoje fui surpreendido com seu falecimento prematuro, onde nos deixa uma lacuna de muita tristeza.

Anônimo disse...

campina grande perdeu um grande ex-atleta, médico e cidadão.
jogamos juntos na AABB e como todo zagueiro que se preza nunca deixava o atacante a vontade, o marcava com dureza mas com extrema lealdade.
perdemos um amigo que ficará para sempre na nossa memoria.
o time do céu ganhou um dos maiores centrais de futsal que campina e a paraiba já viu.

que Deus o tenha meu amigo!

wagner

Anônimo disse...

Não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente vc Cyl... grande craque,mas que diante das declarações dos seu amigos temos certeza que vc deixa muitas saudades, que Deus o tenha num bom lugar, meus sinceros pêsames a família.
Jonas didi

JOÃO MARIO disse...

Conheci Cyl e toda a familia desde a década de 50 e até hoje sou amigo de todos, Altamiro, Bria e Nanza.
Cyl e Nanza foram companheiros de futsal e futebol no Estudantes.
Éramos irmanados,nas quadras nas farras nas alegrias e tristezas.
Foi um choque muito gtande quando Jóbedis e Natal me passaram a notícia.
Mas tenho certeza que ele está junto com DEUS e com os seus que já se foram !

Descanse em paz amigo CYL !

carlinhos disse...

Não cheguei a jogar com Cyl, assisti bons jogos de futebol de salão na quadra da AABB quando o mesmo jogava pelo Campinense.Foi uma surpresa grande em saber da perda deste grande desportista e profissional. Aos meus amigos e advogados Dr. Altamiro e Dr. Nanza e familiares os meus sinceros pêsames.

Anônimo disse...

GRANDE JOGADOR E AMIGO CYL, PARA A FAMILIA MEUS PESÂMES, ERA UM JOGADOR VALENTE. ESPEDITO VILAR

Lorena Cavalcanti disse...

A missa de sétimo dia de papai vai ser hoje (18/01/2012) de 17:30 na Catedral em Campina Grande. Obg por esta homenagem, ele sempre lembrava muito dessa época.

Postar um comentário