Subscribe:

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

MEMÓRIAS ESPORTIVAS - COLÉGIO DAS DAMAS

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



Voltando ao tempo, nos encontramos no saudoso Colégio das Damas, onde o tradicional colégio dava grandiosa colaboração para a educação  de  suas alunas. Na foto, um grupo de alunas do colégio que sempre se  destacavam nos jogos Colegiais de nossa cidade do passado.


Belos tempos, quando Campina Grande  vivia um momento lírico, entusiástico e sublime, numa época em que o romantismo era levado a sério. Precisamos revitalizar esses momentos, as escolas precisam realimentar esse antigo aprendizado, aliado com o moderno, claro, deixando o alunado viver seus sonhos de vitórias.

O Colégio Imaculada Conceição,mas conhecido como colégio das "Damas", que antigamente servia de internato para suas alunas, considerado como um dos melhores colégios do nosso Estado. Por ser administrado por religiosas era a escola preferida pelos pais de familia, especialmente pelos mais afortunados.Era considerado, "colégio da elite".

Quanto aos nomes das artistas pedimos ajuda aos amigos que visitam este museu para identificar, por comentário e depois postaremos os referidos nomes no mesmo.

Esta reliquia de foto retirei no Facebook da amiga Valeria Valência que se encontra na referida foto.

6 comentários:

gledes emerenciano de melo disse...

Vc agora me fez lembrar do tempo em que minha irmã, Grace, semi-interna no Colégio das Damas,ali jogava vôlei.Ainda recordo dos nomes de dois times: Vulcânia e Austerlitz. Mas, sem dúvida, não foi na época de Valéria Valença... foi muito, muito antes.

Anônimo disse...

bons tempos aquele onde fui professor de volei e handebol desta instituição tão tradicional de campina grande.
formamos grandes equipes com os alunos sempre dedicados.
foram mais de 20 anos junto com aqueles que hoje estão casadas e são mães mas nunca deixarão de ser atletas.
desta foto me lembro de neide cruz a que está na 1ª fileira no centro que era atleta de volei.
tem a esposa de carlinho macaco que está na fileira de cima e é a 2ª da direita p a esquerda.
as outras estou tentando.

abraço a todas da foto.

wagner

Anônimo disse...

Uma foto histórica destas meninas do Colégio da Imaculada Conceição, conhecido como Colégio das Damas. Hoje, são mamães e avós! Era um colégio de filhas de ricos que tinha uma ensino de qualidade tanto quanto o Estadual da Prata e outros como Pio XI, Alfredo Dantas, 11 de Outubro, Lourdinas. Lembro-me muito de duas irmãs amigas que estudavam lá: Arli, tocava na banda dos desfiles de 7 de setembro (pratos, tarol), hoje, atriz e residente em São Luis-MA, e Arlete, infelismente, falecida. Ainda hoje, mantenho contatos (graças à cibernética) com a Stella Ângela e Nádya (ambas, dentistas). A Nádya, quem não se lembra? era goleira de handbol do time, reside em Porto Velho. Como era bom ver os times das Damas X Prata se enfrentarem tanto no volei como handbol no clube dos Trabalhadores. Minhas recordações ainda vão além, Madre Etiene, super rígida e primava pela disciplina (pelo que soube, hoje mora em Portugal) e não deixava a gente encostar naquele portão "sanfonado" quando gazeávamos aula no Estadual da Prata para a hora do "quem me quer".
Abraços,
Everaldo José da Silva
Coordenador de Atenção à Saúde da Universidade de Brasília.

Anônimo disse...

Desculpe-me, mas não posso e nem devo omitir o nome da nobre Filomena que, ao no mesmo time de handbol das Damas, arrancou aplausos, abraços, medalhas e troféus ao lado da Nádya e outras jogadoras naquela época. A amiga Filomena, foi minha contemporânea na entã URNe, éramos antagonistas por ocasião dos jogos (ela das Damas e eu da Prata), mas, viemnos nos encontrar enquanto universitários, embora de turmas distintas, ela cursava Odontologia e eu Enfermagem. Participamos de trotes juntos ao lado de Erácliton, Doido Bala e outros. Filó, reside em Aracajú a quem mando um grande abraço.
Everaldo (Brasília-DF)

Berenice figueredo disse...

NOSSA JÓBEDIS QUE SAUDADES, CLEGIO DOS RICOS MESMO, DOA EM QUEM DOER, SÓ QUE LÁ TAMBEM TINHA UM ESPAÇO PARA OS POBRES RSRSRSRSRS, TINHA UM ANEXO ESCOLA INFANTIL MENINO JESUS" FUNCIONAVA DENTRO DO COLEGIO PARA AS CRIANÇAS CARENTES , SÓ QUE COM A MESMA QUALDADE DE ENSINO INCLUSIVE COM OS MESMOS PROFESSORES, EU ADORAVA VER A IRMÃ VERONICA FAZER VELAS E HÓTIA POIS LÁ NO FUNDO DO COLEGIO TINHA FABRICA EU IA PRA LÁ ATE ESPERIMENTAVA AS SOBRAS DAS HÓSTIAS, RSRSRSRSRS, TAMBEM AMAVA VER IRMÃ DOLORES DAR AULAS DE PANO NO AUDITORIO DO CLOEGIO. MEU DEUS QUE TEMPO INESQUECIVEL AMIGO. ESTUDEI TODO ENSINO INFANTIL DO 1º AO 4º SÓ SAI PARA ESTUDAR INICIAR OUTRA ETAPA DE ESTUDO QUANDO COMEÇEI COM O ADMISSÃO E SÓ SAI NO 3° ANO CIENTIFICO NO ESTADUAL DA PRATA. MEMÓRIAS MARAVILHOSAS QUE NÃO QUERO ESQUEÇER.

Anônimo disse...

Lembro com saudade do meu unico ano que estudei neste colegio, o porato era de frente a casa de minha avo, na Rui barbosa, ainda joguei no time de basquete(apesar de ser baixinha, mais uma das rapidas e sempre ganhadora! onde andara minha amiga consuelo? flavia almeida? ha vinte e seis anos moro em Londres, me graduei em fisioterapia na Urne em 1982. o Colegio das Damas sempre sera uma lembranca de um tempo de expectativa porque la tudo era novo, extranho e as filhinhas de papai usufruiam do bom trato que as vezes era demais, porisso fiquei la so um ano, sai p Alfredo Dantas e p o Estadual da Prata ate a univ.,

Postar um comentário