Subscribe:

domingo, 8 de janeiro de 2012

QUEM ERA CRAQUE - CHÓ

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


O craque do passado desta semana Francisco de Assis Nunes Crispim ou simplesmente CHÓ, Goleiro na infância e adolescência e hoje um dos mais conhecidos torcedores do Treze de Campina Grande.

Ele era um multi-jogador: jogou basquete, Voley, handebol, Futebol de salão jogador de futebol de pelada e participava de algumas competições no atletismo. E ganhou seus primeiros títulos defendendo o Colégio Estadual da Prata. No handebol e basquete era muito habilidoso, jogando e armando as jogadas, trabalhando muito mais com a mão direita, tinha também uma grande “virtude”: era raçudo e não abria “nem para um Trem”. Chegou a contribuir para decidir algumas partidas com esse legal recurso. Quando deixou o esporte foi ser engenheiro mecânico na África e Oriente. Chozão deixou sua marca no esporte amador de nossa cidade com trajetória vitoriosa.

Homem de personalidade forte, dos que não levava desaforo para casa e, acima de tudo, duro nas respostas quando agredido sem razão.

Cho é certamente um dos meus melhores amigos, a quem considero um verdadeiro irmão. Somos amigos e companheiros desde a infância e adolescência na Rua Felipe Camarão no Bairro do São José.  Estudamos juntos, passamos no vestibular na mesma época, jogamos FUTEBOL DE SALÃO no Treze, Campinense, Estadual da Prata e futebol de campo pelo grande time do Everton do bairro, enfim, sempre estivemos juntos nos melhores momentos da vida.

Em várias oportunidades de dificuldades vividas por mim Chozão (algumas briguinhas entre alguns desocupados) sempre esteve disponível e fez todo o possível para me ajudar. Sou eternamente grato pela sua amizade. Temos imenso carinho e sentimento de gratidão por ele e membros de sua família.

Amigo Cho vida longa e muita felicidade!

Abaixo algumas fotos do amigo Chozão como esportistas:
Na foto: Pai Vei, Luciano Sodre, Son, Geraldo Leal, Otto Salgues e CHÒ. Agachados: Marivaldo, Tadeu Feitoza, Chiquinho Alegria e Madruga








9 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Chó, depois de algum tempo vc aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
Chozão...não importa o que vc tem na vida e sim quem vc tem na vida, os amigos são para sempre, conservá-los fortalece nosso coração, tudo que o amigo Jobão postou aqui a seu respeito, todos nós somos testemunhas da pessoa maravilhosa e um ser humano íntegro, pois não precisa mostrar o que fez ou faz, vc foi e é notado,
forte abraço do amigo Jonas didi

Anônimo disse...

Não fui amigo próximo do Chó, mas, o conhecia pessoalmente pela sua garra, seu talento e espírito desportista. Quem não o conheceu naquela época brilhando e conquistando vitórias no Estadual da Prata? Onde o Chó ia jogar, eu e meus colegas de turma gazeávamos aula para fortalecermos a torcida, e, não saíamos decepcionados pois as vitórias eram certas! Estas vitórias eram compensadas por todos nós com abraços e apertos de mão. APLAUSOS para o Chó que foi, é e será lembrado por todos nós.
Everaldo José da Silva
Brasília-DF.

Anônimo disse...

grande goleiro e uma ótima pessoa.

jogamos juntos futsal no campinense onde tivemos muitas vitórias.

um grande beijo no seu coração amigo!

wagner

Honorio Pedrosa disse...

Jobão, o velho Chó, é um craque também em fazer e preservar amigos. Que o digam os que tiveram o prazer de reencontrá-lo no III Encontro.
E graças a nosso bom Deus, nós fazemos parte deste seu círculo.

Um grande abraço meus amigos-irmãos-camaradas.

Norinho Pedrosa

comentários disse...

Chozão,cópia fiel de Sr. Zé Guilherme.Amigo leal,bom companheiro,integro e nunca esqueceu os amigos de infância da velha Felipe Camarão.Ótimo goleiro e em outras modalidades.
Abraços Chó.
Vadinho

Galuco Kardec disse...

Jobedis
Bela homenagem ao amigo de infancia e maturidade Cho,pedindo ao mesmo que me desculpe por sõ agora puder lhe homenagear.Estudamos junto no Instituto de D. Nevinha com as professoras Eliane Palito.Onde tinhamos provas orais regularmente e a ansiedade de boas notas imperava.Posteriormente fizemos exame de admissao no Estadualda Prata e seguimos juntos, jogamos e Fundamos oWembley e nos jogos estudantis defendemos o Colegio Estadual da Prata. Jogamos no Everton e vc sempre foi um atleta versatil e jogos varias modalidade. Treinavamos na quadra de basquete e vc sempre me ensinava. Adulto seguiu para area de exatas onde se formou em eng. mecanica e brilhou nas empresas grande do Brasil. No Brasil e nos paises da Africa e no Brasil.
Trezeano autentico e participantes no Everton mantemos ate hoje relacao de amizade ate hoje.

Anônimo disse...

De Fernando Cangurú.
Grande amigo/irmão Chó. Justa homenagem a um ser humano notável. Orgulho-me de constar no rol de suas amizades. Grande atleta de várias modalidades. Juntos brilhamos no volei, basquete, futebol de campo e handebol do Colégio Estadual da Prata, bem como no Everton do São José. Amigo de toda hora, quer seja no esporte ou nos estudos. Garra, disciplina, talento e dedicação são poucos adjetivos para descrevê-lo. Parabéns Francisco de Assis Nunes Crispim, simplesmente Chó para os amigos. Saudades de nossa infância, saudades de voce, abraços. Fernando Cangurú.

Anônimo disse...

Engenheiro Nunes, grande homem, grande parceiro, o conheci no ano de 1987 em Bacabal- MA trabalhando na Construtora Mendes Júnior S/A. Sou grato a ele pelas oportunidades que me deu no inicio de minha vida profissional, Que Deus o abençoe juntamente à sua família.

Anônimo disse...

Você foi muito importante pra mim no inicio de minha vida profissional, lhe serei grato por toda a vida. Espero poder entrar em contato o mais breve possível.
Um grande abraço, do mecânico: (CODÓ).

Postar um comentário