Subscribe:

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

QUEM ERA CRAQUE - BETINHO MOTA

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Dentro do contexto romântico do futebol de salão de Campina Grande do passado, na década de sessenta, havia um time amador em nossa cidade quase que  imbatível, dentre os quais destacava um grande jogador: Betinho Mota, que dominava a bola  num estilo impecável, os adversários ficavam surpreendidos com seus lances magistrais, tanto no campo, como no futebol de salão, deixando seus companheiros na cara do gol. Nesta época Betinho jogava no time do raposinha, agremiação formada por jovens atletas do nosso esporte amador da década de 60. 

Betinho Mota encontrou no futebol a sua verdadeira e grande paixão. Por sua natural vocação  e a grande intimidade com a bola, recebeu muitos convites para jogar como atleta profissional, mas nunca aceitou a idéia.  Para ele o futebol era puro lazer, uma gostosa diversão onde dinheiro nenhum pagaria o prazer de reunir os vários amigos e colegas que conquistou ao longo de sua vida, simplesmente jogando bola, mantendo vínculos até hoje.

Pelo futebol amador de nossa cidade, Betinho defendeu o Guarani de seu pai , ESTA EQUIPE jogava em um campo perto do Curtume do Motas onde seu pai trabalhava e pelo time amador do Campinense Clube, colaborando na conquista de títulos importantes para esses clubes. Jogou pelo time do Banco Auxiliar e pelo BNB, depois jogou no Treze de Futebol de salão onde se sagrou campeão como veremos em fotos e retalhos de jornais da época. Defendeu a famosa Seleção da Paraíba em jogos pelo Norte Nordeste onde se destacou junto a outros jogadores de campina Grande, além de participar de vários campeonatos por toda região, inclusive em jogos de confraternização.

Tive o prazer de jogar com ele e ser campeão no Treze de Futebol de salão e posso dizer que o amigo ao longo de sua carreira amadora, conquistou muitos títulos para os diversos clubes que representou, colecionando muitos troféus, medalhas, faixas e demais honrarias, fruto do seu empenho e esforço pessoal.

Por seu caráter, lealdade e amizade, finalizo desejando muito saúde e que continue a nos prestigiar neste projeto de irmos se  lembrando e homenageando pessoas que fizeram como ele a diferença dentro do esporte aqui na nossa cidade.

Um grande abraço,

Jobedis

Abaixo algumas fotos e retalhos de jornais  sobre as conquistas dobetinho e fotos atuais:


OBS: AOS AMIGOS QUE QUISEREM AUMENTAR AS FOTOS E SÓ CLICAR NAS MESMAS QUE ELES AUMENTAM AUTOMATICAMENTE












6 comentários:

JOÃO MARIO disse...

Tive o prazer de jogar e ver Betinho jogando.Para mim foi o mais completo jogador na posição. Altamente técnico, jogava limpo, desarmava com muita facilidade, ótima colocação e batia bem na bola.
Betinho foi um dos heróis naquela memorável vitoria sobre o Ceará (2x1),quando a Paraiba sagrou-se campeã dos jogos Norte/Nordeste Universitários em 67.
Faz tempo que radicou-se em NATAL, como funcionário do Banco do Nordeste.
Grande abraço amigo Betinho, você mereceu essa homenagem !

Anônimo disse...

ESSE JOGADOR ERA UM DOS JOGADORES MAIS COMPLETO QUE EU VI JOGAR, TIVE O PRAZER DE JOGAR COM ELE VÁRIAS VEZES, TANTO COMO GOLEIRO DELE COMO CONTRA, VALEU BETINHO VC É MEU IDOLO!!!!!, GRANDE ABRAÇO, VALEU A HOMENAGEM.
ESPEDITO VILAR.

Anônimo disse...

mais um dos grandes craques no futebol e na vida profissional que abraçou.

é otimo ser seu amigo.

wagner

Anônimo disse...

A vida não me permitiu vê-lo jogar nestes tempos, mas me deu um presente que compartilho apenas com mais uma pessoa, a minha irmã.

Yuri Motta, filho e amante do futebol.

Honorio Pedrosa disse...

Além de ter sido um grande atleta, é um exemplo de amizade, que o digam os seus amigos de antigamente e os que são amigos recentes.
Abçs

Yane disse...

Que linda memória desses momentos! Gostaria muito de tê-lo visto jogar.

Yane Motta, filha e uma apaixonada por exercício físico.

Postar um comentário